top of page
Foto do escritorcontatogilsonss

TEOSOFIA. A sabedoria divina

Atualizado: há 2 dias

Definir TEOSOFIA utilizando a expressão "sabedoria divina", talvez seja a forma mais correta e completa de especificá-la. A Teosofia diz não ser uma religião. A busca do divino não precisa estar associada a crença em Deus.

Símbolo da Sociedade Teosófica Mudial
Símbolo da Sociedade Teosófica Mudial

A Teosofia não considera aquilo que as religiões determinam para Deus, como a sua forma, onde fica, se tem corpo ou é somente espírito. Sua teoria de Deus ou das obras de Deus, não se baseia num Deus revelado (por alguma escritura), mas sim num Deus percebido ou descoberto como uma inspiração pessoal. Como se fosse uma dedução que justificasse tudo aquilo que concluimos quando buscamos a verdade e a sabedoria.


Teosofia. A sabedoria divina. Como surgiu


Os conceitos teosóficos já eram conhecidos desde a antiguidade. Diógenes Laércio (180-240 dC), historiador e biógrafo dos filósofos gregos, afirma sua existência antes da época ptolomática do Egito (323 a.C - 30 a.c). Ele afirma que seu fundador foi um vidente ou sacerdote egípcio chamado POT-AMUN.

Amônio Saccas - Filósofo
Amônio Saccas - Filósofo

Amônio Saccas (175 - 240 d.C), filósofo fundador da Escola Neoplatônica de Alexandria no Egito antigo, revive e aprofunda os conceitos teosóficos. Ele tinha como ideal reconciliar todas as seitas, onde todos os povos tivessem uma fé comum. Imaginava um sistema teosófico que abraçasse toda a humanidade, a ponto de induzir os povos a abandonarem as guerras e lutas, tornando-se UNOS. Amônio foi mestre dos filósofos Orígenes e Plotino, que continuaram a divulgar suas ideias. Plotino (205 - 270 d.C) afirmou que o segredo da GNOSE, o conhecimento da Teosofia, abrange três etapas: a) a Opinião, vinda através de nosso sentido e percepção; b) a Dialética ou a análise de fatos através de opiniões opostas; e c) a Iluminação, através de nossa razão e intuição.

Helena Blavatsky
Helena Blavatsky

A Teosofia que hoje vivenciamos nasceu com a escritora russa Helena Petrovna Blavatsky (1831 - 1891). Ela reviveu e reconceituou os conceitos até então existentes. Era dotada de poderes psíquicos desde criança. Ainda jovem, antes dos 20 anos, foi chamada para visitar Mahatma Morya, um místico esotérico hindú, que solicitou a ela que se dedicasse ao legado da Teosofia. Ela então viaja pelo mundo e consulta diversos pensadores para estruturar e desenvolver sua missão. Numa viagem aos EUA conheceu Henry Steel Olcott, e juntos, pesquisaram fenômenos espirituais. Em 1875, ela, Henry e o advogado William Quan Judge fundaram a primeira Sociedade Teosófica nos EUA.

Blavatsky e Olcott
Blavatsky e Olcott

Teosofia por Blavatsky

No primeiro número da revista "The Theosophist" em outubro de 1879, Blavatsky escreve o artigo "O que é a Teosofia". Fé Curiosa selecionou alguns pontos importantes do artigo:

  • Teosofia é a busca da sabedoria que todas as velhas escrituras apresentam como emanação do princípio divino, como foi mostrado por Buda (divindade hindú), Nebo (divindade babilônico), Thot de Menfis (divindade egípcia) e Hermes (divindade grega);

  • A ideia base da Teosofia Eclética resume-se na exaltação de uma ESSÊNCIA SUPREMA, desconhecida e incognoscível;

    Representação do Estudo da Teosofia
    Representação do Estudo da Teosofia
  • A Teosofia pura pode ser associada ao conceito de Bhrama dos Vedas, ou seja, algo sem vida, sem mente, puro, inconsciente, com uma "consciência absoluta". E também ao Svabhavikas do Nepal que diz que nada existe a não ser a Svabhavat ou substância pura, sem ter nenhum criador;

  • A Teosofia apega-se a uma teoria da Divindade que "não tem revelação, mas sim, uma inspiração pessoal como base". Pode-se pertencer a qualquer religião que aceite seus conceitos;

  • A Teosofia transporta a mente do mundo da forma ao do espírito sem forma;


A Teosofia Cristã

A Teosofia cristã foi um movimento que surgiu no Renascimento e tinha por objetivo unir a religião com a ciência. A ela se juntaram os alquimistas e os membros do Rosa Cruz. Porém, foi um movimento minoritário, não estruturado em igrejas e nem destinado às massas. Foi uma dimensão considerada esotérica do Cristianismo e apoiada por figuras como São Bernardo de Claraval (Templários), Mestre Eckhart e Dante Alighiere, organizador de uma escola esotérica cristã na Idade Média.

Dante Alighieri
Dante Alighieri

Teosofia hoje

Estudiosos e pesquisadores atuais afirmam que todas as pessoas poderão se aproximar do estado de consciência pura, se não nesta vida, em vidas futuras. Defendem também que a vida e o homem estão em constante evolução da consciência. Afirmam que a ignorância é a fonte de todo mal. Apesar de ser ilimitado, e impossível de ser absorvido totalmente, o conhecimento é obtido por um processo longo e demorado de evolução, podendo exigir muitas encarnações.


A Teosofia exerceu influência em muitos estadistas. Um deles foi Gandhi. Porém, ele nunca aceitou os convites para ser membro da Sociedade Teosófica. Influenciou também artistas como Mondrian, Scriabin e Yeats. Deu subsídios ao desenvolvimento de igrejas progressitas como a Igreja Católica Liberal, WICCA e o movimento New Age.

Representação Teosofia
Representação Teosofia

Os conceitos teosóficos induziram os filósofos Hegel, Fichte e Spinoza a retomarem os pensamentos de velhos filósofos gregos, e especular sobre a Substância UNO - A Divindade, o Todo Divino.


Teosofia no Brasil

No Brasil temos a SOCIEDADE TEOSÓFICA DO BRASIL, localizada na capital Brasília. Ao todo somam-se 55 Lojas Teosóficas associadas, instaladas pelos estados. Destas 4 estão localizadas no Estado de São Paulo. As reuniões nas Lojas tratam de temas definidos pelas próprias Lojas como karma, ocultismo, reencarnação, intuição e outros. A Teosofia não possu uma obra básica que funcione como base.


Por fim, Blavatsky diz que a Teosofia expõe, na prática, a proclamação de um novo Evangelho Universal, combatendo a forte tendência materialista.


No blog Fé Curiosa, você encontrará outras postagens que se interligam com os conceitos básicos da Teosofia, como por exemplo:











Como a Fé é curiosa.....


30 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page