top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Taoismo - A busca pelo equilíbrio

Atualizado: 30 de abr.

Uma religião e tradição filosófica originada na China que enfatiza a vida em harmonia com o TAO, elemento que é a fonte e a força motriz de tudo que existe. TAO significa CAMINHO, VIA ou PRINCÍPIO. O símbolo TAO mostra duas forças fundamentais (YIN - YANG), opostas e complementares que fazem parte da natureza.


O TAO é invisível, inaudível e intangível. Manifesta-se pela sua influência. É o que é demais profundo e misterioso na realidade, estando na origem do nosso "devir" e no nosso caminho. O dualismo do YIN e do YANG mostra a oposição de duas forças, de dois princípios básicos, que devem estar em EQUILÍBRIO. Nenhum dos dois é o mais importante, ou melhor que o outro. Nenhum pode existir sem o outro.


A principal obra do Taoísmo é o "Livro do Caminho da Verdade" (TAO TE CHING ) escrito por LAO-TZU ou LAO-ZI ou LAO-TSE, o fundador do Taoísmo. Foi escrito por volta do Séc II d.C e contém todos os ensinamentos alicerceres filosóficos da religião.

Lao Tsé
Lao Tsé

Outros textos importantes do Taoísmo são: a) o ZUANGZI, atribuído a um sábio taoista de mesmo nome. Contém prosas, poesias, humor e disputa. Confúcio é um dos personagens; b) DAOZANG, referido como o cânon taoísta. Contém 1500 textos; c) o HUALNANZI que combina os conceitos do taoísmo com o confucionismo.

Templo Taoísta Nanyan - Montanhas Wudang - Hubai, China
Templo Taoísta Nanyan - Montanhas Wudang - Hubai, China

Como principais conceitos da filosofia taoísta encontramos:

a) Tudo, inclusive nós, é interdependente e constantemente muda com as circunstâncias. Passamos a ver as coisas como elas são e a nós mesmo como uma parte do momento presente;

b) Os desejos que temos obstruem nossa habilidade de compreender o caminho (TAO). Moderar o desejo gera contentamento. Quando um desejo é satisfeito, outro mais ambicioso brota para substituí-lo;

c) A vida deve ser apreciada como ela é, ao invés de forçá-la a ser o que não é;

d) Aja de acordo com a natureza, com sutileza, suavidade, generosidade, simplicidade, expontaneidade e não-violência.

Tai-Chi-Shuan
Tai-Chi-Shuan

A religião TAOÍSTA exalta o estudo do conceito do YIN-YANG, dos ensinamentos do WO XING ou os 5 elementos da natureza (fogo, água, madeira, metal e terra) e os ensinamentos dos Três Tesouros ou Três Jóias que são: a COMPAIXÃO, a MODERAÇÃO e a HUMILDADE. Utiliza ideias e práticas culturais do BUDISMO, crença na alquimia chinesa, na busca de maior longevidade com feitiços e poções, na medicina tradicional chinesa e no culto aos ancestrais.


Junto com a filosofia e religião taoísta estão entrelaçados as artes marciais como o KUNG FU e o Tai-Chi-Shuan, o Feng-Shui, o Gigong, a acumpultura e o Zen-Budismo. Além do Zen-Budismo no Japão, o Taoísmo e a cultura chinesa também influenciaram o budismo indiano, o budismo Chan da China, o budismo Seon da Coréia, e o budismo Thien do Vietnan.

Feng-Shui
Feng-Shui

Uma prática muito conhecida do Taoísmo é o WU WEI, ou a "arte de agir pelo não agir". Consiste na prática de se realizar coisas através de ações mínimas. A ideia é influenciar o mundo do modo mais fácil e menos disruptivo usando a sutileza e não a força.


O taoísmo é uma religião politeísta. Seus deuses são figuras históricas que demonstraram poderes excepcionais em vida como por exemplo o Imperador Jade, chamado de supremo soberano das divindades chinesas; Cai Shen, o Deus da Prosperidade; GUANYU, senhor da honra e piedade, e também o próprio LAO-TSÉ, o Deus do Caminho da Energia.


131 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page