top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Hinduísmo. A mais antiga das grandes religiões. Respeito irrestrito às vacas...

Atualizado: 22 de fev. de 2023



O hinduísmo não teve fundador e não possui uma administração central como outras religiões. Seus fiéis, no entanto, seguem os VEDAS que formam a base das escrituras sagradas do hinduísmo, representando a literatura mais antiga das línguas indo-européias. VEDA significa CONHECIMENTO em sânscrito.

Corredores do templo Naguleswaram em Jaffna, Sri Lanka
Corredores do templo Naguleswaram em Jaffna, Sri Lanka

Os VEDAS são compostos por 4 textos: RIGVEDA (Veda dos hinos); YAJURVEDA (Veda dos rituais e sacrifícios); SAMAVEDA (Veda dos cânticos rituais), e ATAVARVEDA (Veda dos sacerdotes hindus). Consistem de vários tipos de textos muito antigos formado por mantras que representam hinos, orações, encantações, mágicas, rituais e encantos. Os hinos e orações são endereçados a uma grande quantidade de deuses e deusas.


Paramesvaratantra. Manuscrito de palmeira em sânscrito, escrita Gupta tardia. Nepal. Contém versos de YAJURVEDA.
Paramesvaratantra. Manuscrito de palmeira em sânscrito, escrita Gupta tardia. Nepal. Contém versos de YAJURVEDA.

Os hinduístas crêem em um poder espiritual chamado BRÃMAN, fonte de toda a existência e presente em tudo e em todos os locais. A alma humana é chamada de ATMAN. Se acredita na reencarnação onde o ATMAN pode voltar em outro corpo na forma humana, animal ou até vegetal. Para os hinduístas, o ciclo de renascimento continua até o momento em que se consiga a fusão de ATMAN com BRÃMAN. Se libertar deste ciclo é o objetivo mais elevado dos fiéis.


Templo de Soulan, Índia
Templo de Soulan, Índia

Os hinduístas agem sob o princípio da AHINSA ou Não-Violência. Nunca se deve causar dano a alguém ou a alguma coisa. Acreditam que muitos animais são sagrados, em especial a VACA. Os hinduístas devotos são vegetarianos.


A VACA é considerada sagrada no hinduísmo pois os VEDAS associam a fertilidade do animal à várias divindades. Leis hindus foram criadas elevando cada vez mais o status religioso do animal. Ela é considerada "mais pura" que os brâmanes, indivíduos de casta mais elevada nos costumes da sociedade da Índia. A VACA não pode ser morta nem ferida, tendo passe livre para circular pelas ruas da cidade, sem ser incomodada. O leite, a urina e as fezes do animal são utilizados em rituais hindús.


Animal sagrado. Nova Delhi, Índia.
Animal sagrado. Nova Delhi, Índia.

BRAHMA (Não confundir com BRÃMAN) é tido como o deus criador do universo. É o primeiro deus da TRIMURTI, a sagrada trindade do hinduísmo. BRAHMA é representado com quatro cabeças. As escrituras hindus dizem que BRAHMA originalmente possuia 5 cabeças, mas a quinta cabeça de BRAHMA foi eliminada por SHIVA, pelo fato dele ter falado desrespeitosamente.


O Deus hindu BRAHMA.
O Deus hindu BRAHMA.

SHIVA, ao ser desrespeitado, abriu seu terceiro olho e queimou a quinta cabeça de BRAHMA. Das quatro cabeças de BRAHMA, brotaram os 4 textos VEDAS. SHIVA é conhecido como deus transformador do mundo ( A transformação se dá através da destruição e regeneração). É considerado o criador do YOGA. É o deus dos yoguis.


O Deus hindu SHIVA. O grande iogue.
O Deus hindu SHIVA. O grande iogue.

VISHNU, o terceiro deus da trindade, é o deus da proteção, da manutenção e da sustentação. Ele é o responsável por guiar o mundo e livrá-lo de todas as forças malígnas. VISHNU teve 10 reencarnações. Estudiosos dizem que Shidarta Gautama, o BUDA foi uma dessas reencarnações. Observe o forte relacionamento que existe entre o budismo e o hinduísmo.


O Deus hindu VISHNU
O Deus hindu VISHNU

Mahatma Gandhi foi um líder hinduísta que levou para a política a ideia da AHINSA, contribuindo significativamente no processo de independência da Índia (da Inglaterra), usando apenas métodos não-violentos.


Mahatma Gandhi
Mahatma Gandhi



180 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page