top of page

VODU. A RELIGIƃO DEMONIZADA

  • Foto do escritor: contatogilsonss
    contatogilsonss
  • 14 de fev. de 2025
  • 4 min de leitura

Atualizado: 9 de ago. de 2025

Sim! O VODU é uma religião demonizada. Porém, suas verdadeiras raízes, cultos e devoções não justificam a visão negativa que a religião possui no mundo ocidental. De forma vingativa, os europeus associaram o VODU aos zumbis e à apologia da maldade através das agulhas em bonequinhas.

Culto VODU africano
Culto VODU africano

Tudo pelo fato da religião ter sido um fator preponderante na independência do Haiti em 1804, até então, sob o domínio francês. Conhecimentos sobre a natureza como as plantas para fabricação de remédios, tintas, venenos; manuseio de pedras, galhos, madeiras, armadilhas; emboscadas; e principalmente a forte motivação e união que a religião VODU proporcionava aos escravizados. Diz-se que até Napoleão a temia. Os países europeus que possuíam colÓnias nas Américas, por medo dela poder estimular novos movimentos em outras colÓnias, passaram a demonizÔ-la. E esta fama, de certa forma, se estende até hoje.


VODU Ć© uma tradição religiosa originada nos povos africanos JEJE-FON. VODU significa "EspĆ­rito". Hoje, os descendentes se localizam em maioria em BENIN, NIGƉRIA, TOGO e GANA, paĆ­ses onde o VODU possui muita popularidade. No BENIN, o VODU Ć© a religiĆ£o nacional com mais de 4,5 milhƵes de adeptos.

Região Ewe-Fon em Gana, Togo, Benin e Nigéria
Região Ewe-Fon em Gana, Togo, Benin e Nigéria

Fruto do comĆ©rcio de escravizados africanos (SĆ©c. XVI ao XIX), o VODU forneceu elementos para a formação de outras religiƵes nas AmĆ©ricas. No Brasil surgiram o CANDOMBLƉ JEJE na Bahia, o qual depois migrou para o Rio de Janeiro e SĆ£o Paulo; o TAMBOR DE MINA no MaranhĆ£o; o XANGƔ DO NORDESTE e o BATUQUE no Rio Grande do Sul que se espalhou atĆ© o Uruguai e Argentina. Em Cuba a tradicional religiĆ£o SANTERIA; nos Estados Unidos da AmĆ©rica a tradição CREOULE ou VODU DE NEW ORLEANS e no Haiti o VODU HAITIANO ou SEVIS GINE.


A divindade mĆ”xima do VODU para os povos jejes e fon Ć© MAWU (gĆŖnero feminino). Ela criou o CĆ©u, a Terra e os seres vivos. Concebeu os VODUNS que sĆ£o entidades que comandam o Universo. MAWU Ć© coligada a LISSƁ (gĆŖnero masculino), corresponsĆ”vel pela criação. Os VODUNS sĆ£o filhos e descendentes de ambos. Na Ɓfrica, os VODUNS sĆ£o agrupados em famĆ­lias. As quatro principais famĆ­lias sĆ£o: JIVODUM ou voduns do alto; ALVODUM ou voduns da terra; TOVODUM ou voduns de uma localidade especĆ­fica, e HENEVODUM ou voduns especĆ­ficos de certos clĆ£s. No VODU HAITIANO, a entidade suprema Ć© chamada de BONDYƉ (Bom Deus).


MAWU e LISSƁ - Vodu
MAWU e LISSƁ - Vodu

O VODU, estabelece um sistema de vida interligado com a natureza. Seus fiéis acreditam que o homem estÔ profundamente inserido na natureza e dela dependem. O VODU estabelece um sistema de proteção da saúde fisica e mental, prÔticas de cura e a promoção do bem-estar coletivo e pessoal. Vê o meio ambiente como algo em que tudo se integra procurando um equilíbrio harmonioso de todas as forças. Os praticantes VODU acreditam profundamente na existência de seres espirituais que vivem na natureza. Enfim, é um modo e uma filosofia de vida que estabelece um código de comportamento social para seus adeptos.

VODU - Culto a Natureza
VODU - Culto a Natureza

CERIMƔNIAS VODU

As cerimÓnias enfocam a celebração contínua da unidade dos homens com a natureza. Através delas, os fiéis recarregam a vitalidade e a energia que se encontra na natureza. No VODU HAITIANO, as cerimÓnias mais importantes são: o MANZE LWA onde os espíritos (LWA) e os fiéis comem juntos, reforçando sua união; o MANZE MARASA ou o banquete em homenagem aos gêmeos; o POU DEFEN YO ou o banquete em homenagem aos mortos e o MANZE JAM onde são oferecidas as primeiras colheitas. Todos os elementos e instrumentos utilizados nas cerimÓnias são biodegradÔveis como cabaças, bambús, cuias e cocos.


A DEMONIZAƇƃO

VODU. A RELIGIƃO DEMONIZADA

A visão do VODU como uma "religião do mal" é fruto de um conjunto de fatos que denegriram seu conceito praticados pela cultura de países ocidentais através de filmes, desenhos infantis e publicações. Como exemplo o filme White Zombie de 1932 de Victor Hugo Halperin com a história de um milionÔrio que se utiliza do VODU para transformar uma jovem em ZUMBI porque seu amor não era correspondido. Outro exemplo é o personagem Zé Jacaré do desenho infantil PICA-PAU que era um então "mestre Vodu". A figura "ZUMBI" nascida do resultado de uma prÔtica VODU, tornou-se então, tema base para a produção de diversos filmes.


ZƩ JacarƩ - Pica Pau
ZƩ JacarƩ - Pica Pau

O BONECO VODU

Os bonecos VODU servem como um amuleto para os fiéis atrairem proteção, sorte, dinheiro, emprego, saúde ou amor. Crê-se que eles fazem a ligação com o mundo espiritual. Devido a influência do Cristianismo, hoje, os bonecos são construídos no formato de uma cruz. Os alfinetes são fincados no boneco para reforçar um pedido feito pelo fiel. Os bonecos Vodu se tornaram famosos, Hoje são facilmente vendidos em sites de comércio eletrÓnico.


Boneco Vodu
Boneco Vodu

A TRANFORMAƇƃO ZUMBI

A história de transformação de pessoas em ZUMBIS deriva de uma prĆ”tica VODU que era feita como punição em pessoas que cometeram crimes em sua comunidade. Um VENENO era usado para induzir a pessoa a um estado de quase morte, onde se perdia todos os sinais vitais. A pessoa era entĆ£o enterrada. Posteriormente era desenterrada e era fornecido um ANTƍDOTO que a deixava em um estado no qual obedecia facilmente, as ordens de quem a trouxesse Ć  vida novamente.


Zumbinização - Crédito: Wikipedia
Zumbinização - Crédito: Wikipedia

Mesmo não se tendo registros de como se preparar o veneno e o antídoto, estudos de biomedicina apontam a utilização de duas plantas na formulação: a MUCUNA PRURIENSE e a ANACARDIUM OCCIDENTALE.

Mucuna Pruriense - Anacarium Occidentale
Mucuna Pruriense - Anacarium Occidentale

Como a fƩ Ʃ curiosa...


Referências BibliogrÔficas

  • Wikipedia

  • Artigo "EsqueƧa tudo que te contaram sobre o Vodu" de Kelly Tiburco. Retirado de congressoemfoco.uol.com.br

  • Artigo "O VODU no universo simbólico haitiano" de Reneil Prospere & Alfredo Martin Gentini. Universitas RelaƧƵes Internacionais, BrasĆ­lia, jan-jun 2013

  • www.superinteressante.com

  • Artigo "Veneno Zumbi: Mucuna pruriense e anacardium occidentale. Revista acadĆŖmica de iniciação cientĆ­fica. Trabalho de biomedicina.

bottom of page