VODU. A RELIGIĆO DEMONIZADA
- contatogilsonss
- 14 de fev. de 2025
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2025
Sim! O VODU Ć© uma religiĆ£o demonizada. PorĆ©m, suas verdadeiras raĆzes, cultos e devoƧƵes nĆ£o justificam a visĆ£o negativa que a religiĆ£o possui no mundo ocidental. De forma vingativa, os europeus associaram o VODU aos zumbis e Ć apologia da maldade atravĆ©s das agulhas em bonequinhas.

Tudo pelo fato da religiĆ£o ter sido um fator preponderante na independĆŖncia do Haiti em 1804, atĆ© entĆ£o, sob o domĆnio francĆŖs. Conhecimentos sobre a natureza como as plantas para fabricação de remĆ©dios, tintas, venenos; manuseio de pedras, galhos, madeiras, armadilhas; emboscadas; e principalmente a forte motivação e uniĆ£o que a religiĆ£o VODU proporcionava aos escravizados. Diz-se que atĆ© NapoleĆ£o a temia. Os paĆses europeus que possuĆam colĆ“nias nas AmĆ©ricas, por medo dela poder estimular novos movimentos em outras colĆ“nias, passaram a demonizĆ”-la. E esta fama, de certa forma, se estende atĆ© hoje.
VODU Ć© uma tradição religiosa originada nos povos africanos JEJE-FON. VODU significa "EspĆrito". Hoje, os descendentes se localizam em maioria em BENIN, NIGĆRIA, TOGO e GANA, paĆses onde o VODU possui muita popularidade. No BENIN, o VODU Ć© a religiĆ£o nacional com mais de 4,5 milhƵes de adeptos.

Fruto do comércio de escravizados africanos (Séc. XVI ao XIX), o VODU forneceu elementos para a formação de outras religiões nas Américas. No Brasil surgiram o CANDOMBLà JEJE na Bahia, o qual depois migrou para o Rio de Janeiro e São Paulo; o TAMBOR DE MINA no Maranhão; o XANGà DO NORDESTE e o BATUQUE no Rio Grande do Sul que se espalhou até o Uruguai e Argentina. Em Cuba a tradicional religião SANTERIA; nos Estados Unidos da América a tradição CREOULE ou VODU DE NEW ORLEANS e no Haiti o VODU HAITIANO ou SEVIS GINE.
A divindade mĆ”xima do VODU para os povos jejes e fon Ć© MAWU (gĆŖnero feminino). Ela criou o CĆ©u, a Terra e os seres vivos. Concebeu os VODUNS que sĆ£o entidades que comandam o Universo. MAWU Ć© coligada a LISSĆ (gĆŖnero masculino), corresponsĆ”vel pela criação. Os VODUNS sĆ£o filhos e descendentes de ambos. Na Ćfrica, os VODUNS sĆ£o agrupados em famĆlias. As quatro principais famĆlias sĆ£o: JIVODUM ou voduns do alto; ALVODUM ou voduns da terra; TOVODUM ou voduns de uma localidade especĆfica, e HENEVODUM ou voduns especĆficos de certos clĆ£s. No VODU HAITIANO, a entidade suprema Ć© chamada de BONDYĆ (Bom Deus).

O VODU, estabelece um sistema de vida interligado com a natureza. Seus fiĆ©is acreditam que o homem estĆ” profundamente inserido na natureza e dela dependem. O VODU estabelece um sistema de proteção da saĆŗde fisica e mental, prĆ”ticas de cura e a promoção do bem-estar coletivo e pessoal. VĆŖ o meio ambiente como algo em que tudo se integra procurando um equilĆbrio harmonioso de todas as forƧas. Os praticantes VODU acreditam profundamente na existĆŖncia de seres espirituais que vivem na natureza. Enfim, Ć© um modo e uma filosofia de vida que estabelece um código de comportamento social para seus adeptos.

CERIMĆNIAS VODU
As cerimĆ“nias enfocam a celebração contĆnua da unidade dos homens com a natureza. AtravĆ©s delas, os fiĆ©is recarregam a vitalidade e a energia que se encontra na natureza. No VODU HAITIANO, as cerimĆ“nias mais importantes sĆ£o: o MANZE LWA onde os espĆritos (LWA) e os fiĆ©is comem juntos, reforƧando sua uniĆ£o; o MANZE MARASA ou o banquete em homenagem aos gĆŖmeos; o POU DEFEN YO ou o banquete em homenagem aos mortos e o MANZE JAM onde sĆ£o oferecidas as primeiras colheitas. Todos os elementos e instrumentos utilizados nas cerimĆ“nias sĆ£o biodegradĆ”veis como cabaƧas, bambĆŗs, cuias e cocos.
A DEMONIZAĆĆO
VODU. A RELIGIĆO DEMONIZADA
A visĆ£o do VODU como uma "religiĆ£o do mal" Ć© fruto de um conjunto de fatos que denegriram seu conceito praticados pela cultura de paĆses ocidentais atravĆ©s de filmes, desenhos infantis e publicaƧƵes. Como exemplo o filme White Zombie de 1932 de Victor Hugo Halperin com a história de um milionĆ”rio que se utiliza do VODU para transformar uma jovem em ZUMBI porque seu amor nĆ£o era correspondido. Outro exemplo Ć© o personagem ZĆ© JacarĆ© do desenho infantil PICA-PAU que era um entĆ£o "mestre Vodu". A figura "ZUMBI" nascida do resultado de uma prĆ”tica VODU, tornou-se entĆ£o, tema base para a produção de diversos filmes.

O BONECO VODU
Os bonecos VODU servem como um amuleto para os fiĆ©is atrairem proteção, sorte, dinheiro, emprego, saĆŗde ou amor. CrĆŖ-se que eles fazem a ligação com o mundo espiritual. Devido a influĆŖncia do Cristianismo, hoje, os bonecos sĆ£o construĆdos no formato de uma cruz. Os alfinetes sĆ£o fincados no boneco para reforƧar um pedido feito pelo fiel. Os bonecos Vodu se tornaram famosos, Hoje sĆ£o facilmente vendidos em sites de comĆ©rcio eletrĆ“nico.

A TRANFORMAĆĆO ZUMBI
A história de transformação de pessoas em ZUMBIS deriva de uma prĆ”tica VODU que era feita como punição em pessoas que cometeram crimes em sua comunidade. Um VENENO era usado para induzir a pessoa a um estado de quase morte, onde se perdia todos os sinais vitais. A pessoa era entĆ£o enterrada. Posteriormente era desenterrada e era fornecido um ANTĆDOTO que a deixava em um estado no qual obedecia facilmente, as ordens de quem a trouxesse Ć vida novamente.

Mesmo nĆ£o se tendo registros de como se preparar o veneno e o antĆdoto, estudos de biomedicina apontam a utilização de duas plantas na formulação: a MUCUNA PRURIENSE e a ANACARDIUM OCCIDENTALE.

Como a fƩ Ʃ curiosa...
Referências BibliogrÔficas
Wikipedia
Artigo "EsqueƧa tudo que te contaram sobre o Vodu" de Kelly Tiburco. Retirado de congressoemfoco.uol.com.br
Artigo "O VODU no universo simbólico haitiano" de Reneil Prospere & Alfredo Martin Gentini. Universitas RelaƧƵes Internacionais, BrasĆlia, jan-jun 2013
Artigo "Veneno Zumbi: Mucuna pruriense e anacardium occidentale. Revista acadĆŖmica de iniciação cientĆfica. Trabalho de biomedicina.


