top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

TEMPLO ZU LAI. O budismo humanista da Ordem Fo Guang Shan de Taiwan.

É o maior templo budista da América Latina. Zu Lai significa "O QUE FOI ALÉM". Vamos conhecer o templo e o budismo humanista da Ordem FO GUANG SHAN.


Templo Zu Lai - Vista aérea

Sua área construída é de 10 mil m2 num terreno de 150 mil m2. Para chegar ao portal principal, devemos subir uma longa escada. Ao passar pelo portal, me sentí diante de um imenso palácio chinês, local que me recordou diversos filmes de artes marciais orientais; um grande pátio rodeado de construções em estilo chinês.


Templo Zulai - Portal Principal.

Ao fundo fica a entrada do local de culto. Para acessá-lo, subimos uma larga escada e nos deparamos com um incensário. Todo visitante é agraciado com um incenso aceso e um(a) monitor(a) ensina como reverenciar o Buda, representado por uma imensa estátua de jade no altar.


Templo Zu Lai. Patio central. Ao fundo, o local do culto.

Nos prédios laterais se encontram ambientes destinados a diversas atividades existentes, como salas de aula, sala de meditação, biblioteca e moradia dos monges e monjas. Destaque para um museu de arte budista. Fantástico. Peças maravilhosas, todas com descrição de seu significado.


Arte Budista

Faça uma visita. Venha com tempo para aproveitar os atrativos. O templo possui um lago de carpas com uma ponte rodeado por plantas decorativas. Se sentir fome, não há problemas. O templo possui uma lanchonete e um restaurante vegano com comida deliciosa (aos domingos). Em ambos locais pode-se comprar pães doces ou salgados produzidos lá mesmo, como pão de cenoura, pão de aveia, pão de maça, de banana, e outros sabores. Destaque para uma lojinha de livros, souvenirs e artesanato budistas.


Templo Zu Lai - Lago e Jardins

Sua história


O templo foi inaugurado em 5 de outrubro de 2003. Sua história teve início em 1992 quando o Venerável Mestre Hsing Yun da ordem FO GUANG SHAN (Montanha Iluminada de Buda), esteve em São Paulo para a consagração de um outro templo budista (QUAN-INN) localizado na Zona Sul da capital. Ao ouvir as palavras do Venerável Mestre, o casal CHANG, discípulos budistas, doaram o sítio da família em Cotia, para que a Ordem pudesse iniciar suas atividades no Brasil. Na mesma oportunidade o Venerável instituiu a sede da BLIA do Brasil - Associação Internacional Luz de Buda.


Venerável Mestre Hsing Yun

Após 4 anos, a casa do sítio se tornou pequena para abrigar os fiéis nas cerimônias, ritos e cultos. Com o esforço da BLIA do Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Taiwan, China e Estados Unidos, adquiriu-se lotes de terrenos vizinhos e projetou-se o Templo Zu Lai, com a participação de arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros. O projeto se inspirou na arquitetura oriental dos palácios da dinastia chinesa TANG (602-664 d.C). A pedra fundamental foi lançada em 1999. As telhas e os parapeitos do templo, precisaram ser importados da China. Na época, ninguém no Brasil fazia este tipo de trabalho.


A Ordem FO GUANG SHAN


Fo Guang Shan é uma ordem budista chinesa do ramo Mahayama, e pertence à tradição religiosa CHAN. Sua sede está localizada na cidade de Kaohsiung em Taiwan. É o maior mosteiro e uma das maiores instituições de caridade de Taiwan.


Monastério Fo Guang Shan em Kaohsiung - Taiwan

A ordem é orientada pelos preceitos do BUDISMO HUMANISTA, muito popular em Taiwan. Seu maior objetivo é tornar o budismo mais conhecido em todo mundo, através de benefícios oferecidos à sociedade dentro dos aspectos culturais e educacionais, das ações sociais e das práticas religiosas. Sem esquecer, é claro, a paz e a tranquilidade para a vida das pessoas.


Fo Guang Shan University - Taiwan

Sua atuação na educação é primordial criando e gerindo 5 Universidades (em Taiwan, EUA e Austrália), 2 Faculdades Budistas (Malásia e Austrália), 2 Colégios Budistas (Índia e Hong Kong) e 1 Seminário Budista na África do Sul. Possui 40 templos espalhados pelo mundo, 9 na Ásia, 12 na América do Norte, 2 na América do Sul (Zu Lai é um deles e o outro é em Olinda/PE), 12 na Europa, 1 na África, 3 na Austrália e 1 na Nova Zelândia. Possui mais de 1.000 mongens e cerca de 1 milhão de seguidores.



Não deixe de conhecer


Viva uma nova aventura. Não irá se arrepender. Ao longo de seus trabalhos, o Zu Lai vem desenvolvendo vasta agenda cultural como cursos de meditação, ioga, tai chi chuan, filosofia budista, buscando solidificar os princípios de um Budismo Humanista no Brasil. O templo se localiza no município de Cotia na Grande São Paulo, Brasil.


Cursos no Templo Zu Lai

Como a fé é curiosa.....



58 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

留言


bottom of page