top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Quatro Maravilhosos (e curiosos) Complexos Religiosos BUDISTAS

Atualizado: 30 de abr.

O Budismo foi a principal religião em muitos reinados antigos da Ásia. Até o Séc. XIII, reis e príncipes asiáticos construíram vários conjuntos de templos ou complexos religiosos destinados ao culto religioso budista.

Neste post, selecionamos 4 complexos que marcam a fé budista, merecendo destaque pelas suas características, história, porte e beleza. Todos eles foram restaurados e estão abertos para a visitação pública. São eles:


1 - BAGAN - em Mianmar (antiga Birmânia)


Do tamanho de uma verdadeira cidade; 41Km². A maioria dos seus edifícios foram construídos entre os séc. XI e XIII. Nesta época, Bagan foi a capital de vários reinados em Mianmar, sendo também, um centro de estudos budistas.

Sua história vêm desde 1044 quando o rei Anawrata governou Burma. Foram 30 anos de reinado. Ergueu 4 templos budistas. Com o passar do tempo, outros 55 reis sucessores construíram outros 10.000 templos ou pagodes (templo em formato de cone). Curioso é o fato da construção de Bagan ter se dado durante o reinado de 56 reis. Hoje, encontram-se preservados cerca de 2.200 pagodes.

Templo em Bagan
Templo em Bagan

Bagan fica localizada a 145 Km de Mandalay (importante cidade, bem no centro de Mianmar). Visando sua preservação, apenas bicicletas, scooters e carruagens são autorizados a transitar dentro dela. Outra forma de conhecer Bagan é voando através de um de balão, disponível aos turistas.

Outra curiosidade de Bagan, é que o local foi vítima de vários terremotos. Documentos birmaneses registram sismos nos anos de 1286, 1298, 1641, 1768 e 1836. O último ocorreu em 2016.

Bagan foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2019.


2 - Kye Gompa - no Himalaia, Índia


Isso mesmo, no alto do Himalaia a 4166 metros. É um mosteiro budista da seita Gelugpa. Foi construído no Séc. XI e originalmente diz sua história que era um mosteiro Kadampa.

Kye Gompa - Mosteiro Budista
Kye Gompa - Mosteiro Budista

Curioso é que Kye Gompa resistiu a diversos ataques, tomadas e interpéries. Foi destruído no Séc. XIV pelos mongóis. Foi atacado novamente pelos mongóis no Séc. XVII quando tornou-se um estabelecimeto Gelugpa. Foi severamente danificado em 1841 por guerras. Por volta de 1850 foi devastado por um incêndio e em 1975, um violento terremoto lhe causaram muitos danos. O governo da Índia o reparou. Resistiu enfim.....

Caminho de acesso ao mosteiro
Caminho de acesso ao mosteiro

Hoje, acomoda cerca de 250 monges residentes. Estrangeiros lá se hospedam para participar de retiros espirituais.

Kye Gompa - Mosteiro Budista
Kye Gompa - Mosteiro Budista

Kie Gompa é famoso pelos murais que compõem as suas paredes. Possui muitos livros budistas e imagens de Buda. A celebração de seu milênio foi conduzida em 2.000 por Dalai Lama.


3 - Borobodur - em Java


Maior conjunto de templos budistas do mundo, e um dos mais importantes. Foi construído no Séc IX durante o reinado da dinastia Saidendra na Indonésia. Porém, foi abandonado no Séc. XIV pelo declínio dos reinos hindús de Java, e a conversão de grande população javanesa ao Islamismo.

Vista de Boroboour em Java
Vista de Boroboour em Java

Em 1814, Thomas Stamford Rafles, governador britânico de Java promoveu sua restauração (Prova de que os colonizadores britânicos investiram muito na cultura e na sociedade dos povos que dominaram).

Estupas instaladas junto ao templo
Estupas instaladas junto ao templo

Hoje, Borobodur está na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. É um local de peregrinação budista. Possui 3.000 estruturas de baixo relevo construídas em 9 plataformas sobrepostas (seis quadradas e três circulares).

Estupas instaladas junto ao templo
Estupas instaladas junto ao templo

Além disso, abriga 72 estupas (torres cônicas circundados por abóboda) e 504 estátuas de Buda. Sua escadaria de acesso tem 5 Km e é usada nas peregrinações budistas.


4 - Angkor Wat - no Camboja


Angkor Wat é considerada como a maior estrutura já construída e é um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo. Está em duas listas da UNESCO. Como Patrimônio Mundial e como Patrimônio da Humanidade.

Vista do templo de Angkor Wat no Camboja
Vista do templo de Angkor Wat no Camboja

Possui cerca de 3.000 m², tamanho de uma pequena cidade. Entre seus muros se calculou que já viveram 20.000 pessoas.

Angkor Wat tornou-se símbolo do Camboja e aparece na sua bandeira. É a principal atração turística do país.

Vista superior de Angkor Wat
Vista superior de Angkor Wat

Foi construído pelo rei Suryavarman II (rajá do Império Quemer no Camboja), por volta de 1.140 aC. Fato curioso é que, segundo a lenda, o rei queria construir o templo num local que agradasse aos deuses. Para descobrir, soltou um boi na planície e construiu o templo no local que o boi tombou.

Uma de suas bibliotecas
Uma de suas bibliotecas


O templo foi inicialmente dedicado ao deus hindú VISHNU, e mais tarde, no final do Séc XII, o povo o dedicou ao Budismo do ramo THERAVADA.




360 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page