top of page

OS JESUÍTAS. QUEM SÃO? QUAL SUA MISSÃO?

  • Foto do escritor: contatogilsonss
    contatogilsonss
  • há 4 dias
  • 5 min de leitura

A principal missão dos jesuítas é evangelizar e procurar expandir a fé católica. São sacerdotes que pertencem a COMPANHIA DE JESUS, uma ordem religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eles, de forma geral, não são responsáveis por paróquias. Cumprem missões de educação cristã, haja vista que são responsáveis por diversas instituições de ensino, e também por várias missões de divulgação e reafirmamento da fé católica.

Jesuita José de Anchieta
Jesuita José de Anchieta

Como a COMPANHIA DE JESUS surgiu

A COMPANHIA DE JESUS foi fundada em 1534 por um grupo de 7 estudantes da Universidade de Paris, liderados por Inácio de Loyola (mais tarde oficializado como Santo Inácio de Loyola). Os demais 6 estudantes eram: o francês Pedro Fabro, os espanhois Francisco Xavier, Alfonso Salmeron, Diego Laynez, Nicolau de Bobadilha e o português Simão Rodrigues. O Papa PAULO III, reconheceu a congregação através da bula papal editada em 27/09/1540.

Santo Inácio de Loyola
Santo Inácio de Loyola

Quando da sua fundação a COMPANHIA DE JESUS tinha a missão de atuar no suporte e no acompanhamento hospitalar e missionário na cidade de JERUSALÉM. Deveria também atender missões designadas pelo papa, sem questioná-las. Os 7 jesuítas membros procederam votos de pobreza e castidade. O lema dos jesuítas é: "AD MAIOREM DEI GLORIAM" - Para a maior glória de Deus.


A expansão das atividades

Suas atividades começaram a se expandir com a pregação em obras de caridade dentro da Itália. Inácio de Loyola foi escolhido como superior geral. Vários jesuítas então, foram enviados aos países europeus com a missão de criar escolas, liceus e seminários.


A ação dos jesuitas na Europa funcionou como uma reafirmação da Igreja Católica, haja vista a expansão que, na época, a reforma luterana estava tendo. A COMPANHIA DE JESUS foi então considerada como uma das principais ações da chamada CONTRA-REFORMA. Os jesuitas nos Séc. XVI e XVII foram muito influentes no início da Idade Moderna, sendo educadores e confessores de reis e aristocratas.


Em Portugal, o rei Dom João III recebeu o jesuita Simão Rodrigues, designado como jesuíta da Província de Portugal. Foi a primeira Província da Ordem no mundo e era localizada no Mosteiro de Santo Antão. Nela começou a funcionar o primeiro colégio dos jesuitas em Portugal.

O jesuita Francisco Xavier foi enviado ao oriente em missão evangélica na China, Japão e Ceilão. Ele esteve também em Portugal. Na Alemanha, nas cidades de Munique e Bona, muitos dos fieis que estavam tendo simpatia com a reforma de Martinho Lutero, no final, continuaram como católicos graças as ações, empenho e vigor dos jesuítas.

Os jesuitas também atuaram no continente africano no Reino do Congo (1547), em Marrocos (1548) e na Etiópia (1555).


São Franciso Xavier. Crédito: Wikipedia
São Franciso Xavier. Crédito: Wikipedia

Chegaram ao Brasil em 1549 na Bahia. Um grupo de seis missionários liderados por Manuel da Nóbrega, trazidos então pelo governador geral Tomé de Souza. Uma grande obra dos jesuitas foi a fundação de São Paulo do Piratininga por Manuel da Nobrega e José de Anchieta, no local onde se localiza o Pátio do Colégio. Fundaram também a Província brasileira da Companhia de Jesus.


Pátio do Colégio - São Paulo
Pátio do Colégio - São Paulo

A supressão temporária

No Séc. XVIII os jesuitas passaram a não ser bem vistos pelos governantes europeus devido a uma série de posturas que eram contrárias à conveniência política da época. Os jesuitas:

  • opuseram-se várias vezes à escravidão indígena;

  • enfrentavam queixas políticas pela vitória que estavam tendo contra os jansenitas (movimento teológico que defendia ideias contrárias ao catolicismo);

  • mantinham oposição ao galicanismo ou o movimento françês que permitia a intervenção na religião pelos governadores;

  • sofriam críticas pelo domínio que mantinham na educação nas cortes, além do predomínio científico que até então mantinham.


O rei de Portugal Dom José I considerou os jesuitas como um obstáculo à suas pretensões políticas e os culpou pela CRISE NOS SETE POVOS DAS MISSÕES NO BRASIL, prendendo todos os jesuitas do Brasil em Portugal. Eles tiveram liberdade só na ascenção de Dom Maria I ao trono em 1777. Os jesuitas também foram expulsos na França em 1764 e, na Espanha, presos em 1767.


Diante da situação, o papa Clemente XIV, em 1773, suprimiu a COMPANHIA DE JESUS. Na época haviam 39 Províncias em diferentes países, 669 colégios, 237 casas de formação, 335 residências missionárias, 273 missões e cerca de 22 mil membros.


A restauração da Ordem se deu graças ao efeito da mudança das cortes europeias causadas pelas guerras napoleônicas. Coube ao papa PIO VII a restauração da Ordem em 07/08/1814. A COMPANHIA DE JESUS retomou suas atividades e voltou a crescer.



Sua organização

Todo jesuita deve fazer três votos: POBREZA, CASTIDADE e OBEDIÊNCIA aos superiores. A formação dos jesuitas se inicia com o NOVICIADO realizando tarefas de suporte e serviços da Ordem. Desempenham um papel importante em áreas como educação, trabalho social e assistência. O próximo passo é se tornar ESCOLÁSTICO ou um estudante de teologia e filosofia com o objetivo de ser padre. Após a formação teológica, os jesuítas escolásticos são ordenados padres e podem celebrar missas. O último passo é ser um jesuita PROFESSO, fazendo os votos religiosos definitivos e tornando-se membros regulares da ordem. Os Jesuítas professos são membros consagrados à missão da Companhia de Jesus.


A administração da Ordem é feita pela CONGREGAÇÃO GERAL composta por um conjunto de PROFESSOS eleitos em cada província existente. Sua sede fica em ROMA na Itália. O número de membros em 2023 chega a 16 mil.


Jesuitas Famosos

  • São Francisco Xavier - percorre a Índia, Indonésia, Japão e China;

  • João Nunes Barreto e Andrés de Ouviedo pela missão na Etiópia;

  • Padre Manoel da Nóbrega e São José de Anchieta pela atuação no Brasil;

  • Beato Inácio de Azevedo, lider dos 40 mártires do Brasil que tiveram relevância na evangelização do Brasil;

  • Matteo Ricci na evangelização da China


Por cerca de 500 anos a COMPANHIA DE JESUS não ocupou lugares no alto clero do Vaticano. Porém, em 2013, o jesuita argentino JORGE MARIO BERGOGLIO foi eleito como papa, escolhendo o nome PAPA FRANCISCO.

Papa Francisco
Papa Francisco

No Brasil

A província brasileira da COMPANHIA DE JESUS mantém forte ligação com a educação no Brasil em vários estados. Mantém as CASAS DE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS INACIANOS e faz também a gestão de dois movimentos religiosos: a CONGREGAÇÃO MARIANA e o APOSTOLADO DA ORAÇÃO.


Instituições de destaques na educação do Brasil:


  • Universidade Católica do Rio de Janeiro;

  • Universidade Católica de Pernambuco;

  • Universidade Católica do Vale dos Sinos (UNISINOS);

  • Centro Universitário FEI em São Paulo;

  • Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia (FAJE);

  • Escola de Engenharia de Belo Horizonte;

  • Escola de Direito Dom Helder em Belo Horizonte;

  • Colégio São Luís em São Paulo;

  • Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro;

  • Colégio Catarinense em Florianópolis, e

  • Colégio Loyola em Belo Horizonte.


Como a fé é curiosa!


Referências Bibliográficas

 
 
 

Comments


bottom of page