top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Os ARCANJOS. Servos e mensageiros de Deus.

Atualizado: 30 de abr.

Foi São Tomáz de Aquino quem classificou e organizou o mundo dos anjos. Sua obra "Suma Teológica" publicada em 1485 definiu três esferas ou níveis de existência dos anjos. Para ele, os ARCANJOS pertencem ao 3º nível, aquele em que os anjos estão mais próximos das pessoas, podendo até interferir no dia-a-dia.

Os três arcanjos. Quadro de Marco d'Oggiono
Os três arcanjos. Quadro de Marco d'Oggiono

A tradição judaica define 7 principais ARCANJOS. Existe uma grande variedade quanto aos nomes dos ARCANJOS. A mais antiga referência aparece no Cap. XX do Livro de Enoque (não incluso na Bíblia). São eles: MIGUEL, GABRIEL, RAFAEL, URIEL, RAGUEL, ZERACHIEL e RAMIEL. O nome dos 4 primeiros permanecem inalterados em todas as versões existentes. Só no Séc. XVI, a Igreja Católica definiu o nome dos 3 últimos ARCANJOS. São eles: BARACHIEL, JEHUDIEL e SEALTIEL.

Conselho angelical. Ícone ortodoxo dos 7 arcanjos. Da esquerda para a direita: Jehudiel, Gabriel, Sealtiel, Miguel, Uriel, Rafael e Baraquiel.
Conselho angelical. Ícone ortodoxo dos 7 arcanjos. Da esquerda para a direita: Jehudiel, Gabriel, Sealtiel, Miguel, Uriel, Rafael e Baraquiel.

Porém, a Igreja Católica Romana confirmou apenas 3 ARCANJOS que são: MIGUEL, GABRIEL e RAFAEL. Através do decreto Litteris Diei de 06/06/92 se esclareceu que "é ilícito ensinar e usar noções sobre anjos e arcanjos, sobre seus nomes e funções, fora o que é refletido nas Sagradas Escrituras". Além deste decreto, o Diretório da Piedade e Liturgia editado pela Igreja Católica Romana em 2002, diz: "Deve-se reprovar o costume de dar aos anjos nomes em particular, exceto MIGUEL, GABRIEL e RAFAEL que estão contidos nas Escrituras". Já, a Igreja Católica Ortodoxa, reconhece os 7 ARCANJOS.


Uma pequena história sobre a crença (católica e ortodoxa) que cada um dos ARCANJOS possui:


ARCANJO MIGUEL


Miguel significa "Quem é como Deus". Sua mais famosa representação em imagem mostra São Miguel pisando no dragão (ou no diabo), segurando uma espada flamejante. É considerado o ARCANJO guerreiro que luta contra SATANÁS e seus emissários. É o protetor do povo de Deus. Aparece na Bíblia Romana no livro de Daniel, na Carta do Apóstolo São Judas Tadeu e no Apocalipse. A Igreja Católica Romana reconhece suas aparições em Gargano (Puggia, Itália) onde, por 4 vezes, apareceu na região de uma caverna em San Lourenzo Maiorano. A caverna foi, então, visitada por muitos papas, reis e celebridades. Hoje é um local de peregrinações. No local se construiu o Santuário de São Miguel Arcanjo. Em 2013, o Papa Francisco consagrou o Estado da Cidade do Vaticano à SÃO MIGUEL ARCANJO, reconhecendo seu papel de defensor da fé e da Igreja Católica Romana.

Santuário de São Miguel Arcanjo
Santuário de São Miguel Arcanjo


ARCANJO GABRIEL


Gabriel significa "A força de Deus". Sua principal imagem o mostra segurando um lírio branco, símbolo da anunciação de Cristo que ele fez para a Virgem Maria. Na tradição cristã, São Gabriel é lembrado como um mensageiro. Ele também apareceu em sonho à José para o fazer desistir de repudiar Maria, e anunciou à Zacarias o nascimento de João Batista. Para os muçulmanos, foi ele quem revelou o ALCORÃO à MAOMÉ.



ARCANJO RAFAEL


Rafael significa "A cura de Deus". É citado como ARCANJO no livro de Tobias da Bíblia. São Rafael é o responsável pela cura da cegueira de TOBIT (o pai de Tobias) e pela cura espiritual de Sara, futura esposa de Tobias, que era atormentada pelo demônio. Em sua principal imagem, São Rafael segura um peixe pescado por Tobias, cujo fel foi utilizado para curar os olhos de seu pai. Outras vezes, São Rafael é representado junto com um menino. Este é Tobias, o qual foi por ele acompanhado durante sua jornada. Para a Igreja Católica Romana, a missão de São Rafael é trazer a cura aos homens.


ARCANJO URIEL


Uriel significa "Fogo de Deus". É um ARCANJO que surgiu para trazer grandes revelações. Aparece na Bíblia como o anjo que anunciou o dilúvio à Noé e que guiou Abraão para a Terra Prometida. Acredita-se que, quando teve de exercer a vontade divina, Uriel foi impiedoso e por isso pode também ser considerado como o Anjo da Morte. Diz-se que foi ele quem matou as crianças primogênitas que estavam nas casas sem a marca de sangue de cordeiro durante as Dez Pragas do Egito. Ele também é conhecido como o Anjo do Fogo. Na representação de sua imagem, São Uriel aparece segurando uma chama e uma espada.


ARCANJO BARACHIEL

Barachiel significa "Benção de Deus". O Arcanjo Barachiel é considerado um dos Chefes da Guarda angelical e sua função é auxiliar as pessoas em suas necessidades, transmitindo para Deus as orações que são feitas. Em sua representação, Barachiel aparece jogando pétalas de rosas, significando que ele é o anjo da luz e do amor.


ARCANJO JEHUDIEL


Jehudiel significa "Louvor a Deus". É considerado o arcanjo do trabalho e das profissões. Ele é também o conselheiro e defensor das pessoas que trabalham em cargos de responsabilidade como reis, juízes e outros líderes. Em sua representação, Jehudiel segura uma coroa para premiar os bem sucedidos com o trabalho e um chicote para punir os pecadores.



ARCANJO SEALTIEL

Seu nome significa "Deus comunica". É considerado o arcanjo que ensina as pessoas a orarem, intercedendo sempre pelos homens. É o arcanjo responsável por cuidar do bem físico e espiritual dos fiéis.



639 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page