Os Anjos da Guarda. Eles existem? O que as religiƵes dizem sobre eles?
- contatogilsonss
- 22 de jul. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2024
VocĆŖ jĆ” se sentiu leve e confortado após fazer uma oração profunda que veio do fundo da sua alma? VocĆŖ jĆ” sentiu alguma vez uma "forƧa maior" ou "algo a mais" lhe ajudando numa situação difĆcil? VocĆŖ jĆ” tomou uma decisĆ£o correta devido a uma profunda intuição? Tudo isso pode ser ação do seu ANJO DA GUARDA.

O ANJO DA GUARDA Ć© um elemento de fĆ© no catolicismo, no espiritismo, no candomblĆ© e umbanda, no islamismo e atĆ© mesmo no judaismo. Vamos ver um pouco de como os ANJOS DA GUARDA sĆ£o considerados em cada uma dessas religiƵes. Devemos no entanto, para melhor compreender, separar os conceitos de ANJOS e ANJOS DA GUARDA. ANJOS, como os Arcanjos, possuem funƧƵes especĆficas determinadas por Deus, alĆ©m de serem seus mensageiros. ANJOS DA GUARDA possuem a missĆ£o de nos guardar e nos proteger.
No Catolicismo
O catecismo católico oficial, do artigo 328 ao 352, diz que os ANJOS sĆ£o criaturas espirituais ou "espĆritos puros". SĆ£o imortais. NĆ£o possuem corpo fĆsico. SĆ£o tambĆ©m invisĆveis. Quando necessĆ”rio para o cumprimento da vontade de Deus, e somente neste caso, podem se revestir de um corpo visĆvel.

São seres pessoais dotados de inteligência, sabedoria, vontade própria, liberdade, personalidade e individualidade. Não existe na crença católica um anjo igual a outro. Cada um é único. Eles são mensageiros de Deus. Tudo o que fazem estÔ de acordo com Ele.
AtĆ© a Ć©poca medieval a Igreja Católica nĆ£o possuia uma formulação dogmĆ”tica a respeito dos ANJOS DA GUARDA. No entanto, grandes teólogos e padres católicos como Tertuliano, Santo Agostinho, SĆ£o JoĆ£o Crisóstomo, SĆ£o JerĆ“nimo, SĆ£o BasĆlio Magno e SĆ£o Gregório de Nisa; defenderam a existĆŖncia de UM ANJO DA GUARDA PARA CADA PESSOA.

Assim, durante o ConcĆlio de Trento (1545-1563) foi declarado oficialmente que cada ser humano tinha o seu próprio anjo. A partir do SĆ©c. XVII, os ANJOS DA GUARDA se tornam muito comentados e adorados na comunidade católica mundial, e o Papa Paulo V inseriu a festa do ANJO DA GUARDA no calendĆ”rio da Igreja Católica. A celebração ocorre no dia 2 DE OUTUBRO.

Ao contrĆ”rio da imagem que os ANJOS DA GUARDA seriam crianƧas aladas, a Igreja Católica os vĆŖ como espĆritos de luz que nos acompanha desde a nossa concepção. Presume-se que ele nos conheƧa atĆ© mais que nós mesmos.
O ANJO DA GUARDA respeita a liberdade de cada ser humano e jamais forçarÔ uma pessoa a nada. Crê-se que eles ajudam os homens em vista da salvação, muito mais do que o fator proteção.

Santa Catarina de Sena recebeu o dom de ver os ANJOS DA GUARDA das pessoas e o seu próprio. Ela observou que eles sempre ficam a direita da pessoa, exceto nos sacerdotes nos quais os anjos ficam a esquerda. Eles nos falam através de inspirações, emoções, insights, vontades, palavras de sabedoria e pressentimentos.
Oração Católica
Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, governa e ilumina. AmƩm.
No Espiritismo
A crenƧa espĆrita orienta que a função do ANJO DA GUARDA Ć© nos auxiliar na nossa caminhada reencarnatória, inspirando-nos as melhores aƧƵes em todos os momentos de nossa vida, sem tirar o nosso direito de escolha. Ele Ć© um espĆrito evoluido que possui uma afinidade muito grande com seu tutelado, mas em nenhuma hipótese, determina o rumo da vida dele.

O Livro dos EspĆritos na questĆ£o 491 fala que a missĆ£o do EspĆrito Protetor Ć© conduzir seu protegido pelo bom caminho, ajudĆ”-lo com conselhos, consolĆ”-lo nas suas afliƧƵes e sustentar a sua coragem nas provas de vida.

Prece espĆrita aos GuardiƵes e Espiritos Protetores
A seguinte prece estĆ” descrita no Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec: "EspĆritos esclarecidos e benevolentes, mensageiros de Deus que temos. Tendes, por missĆ£o assistir os homens, conduzĆ-los pelo bom caminho; sustentai-me nas provas desta vida, desviai-me dos maus pensamentos e fazei-me que eu nĆ£o dĆŖ entrada a nenhum mal espĆrito que queira induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciĆŖncia com relação aos meus defeitos e tirai-me de sobre os olhos o vĆ©u do orgulho capaz de impedir que eu os perceba e os confesse a mim mesmo".
No Islamismo
Os anjos fazem parte da teologia islĆ¢mica. A crenƧa relata que quando MaomĆ© estava em seu retiro na montanha, foi visitado por um anjo e atravĆ©s dele foi escrito os termos das sagradas escrituras islĆ¢micas, o ALCORĆO.

No islamismo, a crenƧa nos ANJOS Ć© um dos SEIS ARTIGOS DE FĆ DO ISLĆO, aparecendo tanto no ALCORĆO quanto no HĆDICE (registro das narrativas de MaomĆ©). Quanto aos ANJOS DA GUARDA os muƧulmanos crĆŖem que cada pessoa tem ao seu lado, junto aos seus ombros, DOIS ANJOS DA GUARDA que, alĆ©m de proteger, guardar e aconselhar, registram (como se fosse num caderninho) cada ação que a pessoa faz. O anjo do ombro direito registra as boas intenƧƵes, enquanto o anjo no ombro esquerdo registra suas mĆ”s escolhas. CrĆŖ-se que todos os ANJOS DA GUARDA apresentarĆ£o todos os seus registros Ć ALLAH.
HÔ uma saudação muçulmana muito comum que é: "ASSALAMU ALAYKUM". Significa "que a paz esteja com você". Muitas vezes os muçulmanos dizem isso olhando para os ombros esquerdo e direito em reconhecimento a presença dos anjos.
No CandomblƩ e na Umbanda
O ANJO DA GUARDA ou anjo guardião é tido como o principal arquiteto do nosso destino. Pouco se fala deles no Candomblé. à mais frequente na Umbanda. Acredita-se que o ANJOS DA GUARDA nos informam o que devemos fazer. Aqueles que seguem suas instruções, nunca se perdem. A figura do orÔculo (búzios por exemplo) é importante na comunicação com os anjos.

Nos mĆ©diuns, os ANJOS DA GUARDA os protegem nos momentos de incorporação e desincorporação espiritual, buscando fornecer a eles equilĆbrio fĆsico e espiritual.
No JudaĆsmo
O judaismo crê na existência de ANJOS como nas outras religiões. Porém, a ideia de ANJOS DA GUARDA privados e pessoais não é oficialmente aceita na teologia judÔica como na católica, por exemplo. Ocasionalmente, D`us pode enviar um anjo para nos ajudar ou nos salvar, mas o ANJO é apenas um emissÔrio. Mesmo assim, popularmente, os judeus crêem que cada jovem ao completar o Mistva (ritual de passagem para a maturidade religiosa), cria um anjo que lhe servirÔ como escudo. Estes anjos testemunharão em favor dos fiéis perante as cortes celestiais.
HĆ” de se ressaltar que a CABALA, tradição mĆstica judaica, estabelece a existĆŖncia de 72 anjos que possuem a função de nos proteger, porĆ©m, esta proteção nĆ£o Ć© de forma exclusiva a cada fiel.
A seguir, a tabela de anjos cabalĆsticos possibilitando descobrir que anjo corresponde ao seu dia de nascimento.

Sabe o que concluo? Que as pessoas adoram ter um anjo da guarda para ajudĆ”-las nos momentos difĆceis que passam, para conversar e pensar junto com eles. TrĆ”z seguranƧa, acalanto e paz.


