top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Os Anjos da Guarda. Eles existem? O que as religiões dizem sobre eles?

Atualizado: 27 de mar.

Você já se sentiu leve e confortado após fazer uma oração profunda que veio do fundo da sua alma? Você já sentiu alguma vez uma "força maior" ou "algo a mais" lhe ajudando numa situação difícil? Você já tomou uma decisão correta devido a uma profunda intuição? Tudo isso pode ser ação do seu ANJO DA GUARDA.

Anjo da Guarda - Quadro de Bernhard Plockhorst
Anjo da Guarda - Quadro de Bernhard Plockhorst

O ANJO DA GUARDA é um elemento de fé no catolicismo, no espiritismo, no candomblé e umbanda, no islamismo e até mesmo no judaismo. Vamos ver um pouco de como os ANJOS DA GUARDA são considerados em cada uma dessas religiões. Devemos no entanto, para melhor compreender, separar os conceitos de ANJOS e ANJOS DA GUARDA. ANJOS, como os Arcanjos, possuem funções específicas determinadas por Deus, além de serem seus mensageiros. ANJOS DA GUARDA possuem a missão de nos guardar e nos proteger.


No Catolicismo

O catecismo católico oficial, do artigo 328 ao 352, diz que os ANJOS são criaturas espirituais ou "espíritos puros". São imortais. Não possuem corpo físico. São também invisíveis. Quando necessário para o cumprimento da vontade de Deus, e somente neste caso, podem se revestir de um corpo visível.

Catedral da Sé da cidade do Porto em Portugal. Salão do Capítulo. Figura do Anjo da Guarda
Catedral da Sé da cidade do Porto em Portugal. Salão do Capítulo. Figura do Anjo da Guarda

São seres pessoais dotados de inteligência, sabedoria, vontade própria, liberdade, personalidade e individualidade. Não existe na crença católica um anjo igual a outro. Cada um é único. Eles são mensageiros de Deus. Tudo o que fazem está de acordo com Ele.

Até a época medieval a Igreja Católica não possuia uma formulação dogmática a respeito dos ANJOS DA GUARDA. No entanto, grandes teólogos e padres católicos como Tertuliano, Santo Agostinho, São João Crisóstomo, São Jerônimo, São Basílio Magno e São Gregório de Nisa; defenderam a existência de UM ANJO DA GUARDA PARA CADA PESSOA.

Anjo da Guarda. Escola cusquenha de Pintura. Acervo artístico-cultural dos Palácios do Governo do Estado de S.P.
Anjo da Guarda. Escola cusquenha de Pintura. Acervo artístico-cultural dos Palácios do Governo do Estado de S.P.

Assim, durante o Concílio de Trento (1545-1563) foi declarado oficialmente que cada ser humano tinha o seu próprio anjo. A partir do Séc. XVII, os ANJOS DA GUARDA se tornam muito comentados e adorados na comunidade católica mundial, e o Papa Paulo V inseriu a festa do ANJO DA GUARDA no calendário da Igreja Católica. A celebração ocorre no dia 2 DE OUTUBRO.

Madonna and Child with four Angels. Quadro de Gerard David
Madonna and Child with four Angels. Quadro de Gerard David

Ao contrário da imagem que os ANJOS DA GUARDA seriam crianças aladas, a Igreja Católica os vê como espíritos de luz que nos acompanha desde a nossa concepção. Presume-se que ele nos conheça até mais que nós mesmos.

O ANJO DA GUARDA respeita a liberdade de cada ser humano e jamais forçará uma pessoa a nada. Crê-se que eles ajudam os homens em vista da salvação, muito mais do que o fator proteção.

Ange. Parc des Capelains - Saône-et-Loire - França
Ange. Parc des Capelains - Saône-et-Loire - França

Santa Catarina de Sena recebeu o dom de ver os ANJOS DA GUARDA das pessoas e o seu próprio. Ela observou que eles sempre ficam a direita da pessoa, exceto nos sacerdotes nos quais os anjos ficam a esquerda. Eles nos falam através de inspirações, emoções, insights, vontades, palavras de sabedoria e pressentimentos.


Oração Católica


Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, governa e ilumina. Amém.


No Espiritismo

A crença espírita orienta que a função do ANJO DA GUARDA é nos auxiliar na nossa caminhada reencarnatória, inspirando-nos as melhores ações em todos os momentos de nossa vida, sem tirar o nosso direito de escolha. Ele é um espírito evoluido que possui uma afinidade muito grande com seu tutelado, mas em nenhuma hipótese, determina o rumo da vida dele.

Fonte: chicodeminasxavier.com.br
Fonte: chicodeminasxavier.com.br

O Livro dos Espíritos na questão 491 fala que a missão do Espírito Protetor é conduzir seu protegido pelo bom caminho, ajudá-lo com conselhos, consolá-lo nas suas aflições e sustentar a sua coragem nas provas de vida.

Fonte: chicodeminasxavier.com.br
Fonte: chicodeminasxavier.com.br

Prece espírita aos Guardiões e Espiritos Protetores


A seguinte prece está descrita no Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec: "Espíritos esclarecidos e benevolentes, mensageiros de Deus que temos. Tendes, por missão assistir os homens, conduzí-los pelo bom caminho; sustentai-me nas provas desta vida, desviai-me dos maus pensamentos e fazei-me que eu não dê entrada a nenhum mal espírito que queira induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciência com relação aos meus defeitos e tirai-me de sobre os olhos o véu do orgulho capaz de impedir que eu os perceba e os confesse a mim mesmo".


No Islamismo

Os anjos fazem parte da teologia islâmica. A crença relata que quando Maomé estava em seu retiro na montanha, foi visitado por um anjo e através dele foi escrito os termos das sagradas escrituras islâmicas, o ALCORÃO.

Anjo soprando um instrumento. Obra islâmica. Exposto na Academia de Artes de Honolulu.
Anjo soprando um instrumento. Obra islâmica. Exposto na Academia de Artes de Honolulu.

No islamismo, a crença nos ANJOS é um dos SEIS ARTIGOS DE FÉ DO ISLÃO, aparecendo tanto no ALCORÃO quanto no HÁDICE (registro das narrativas de Maomé). Quanto aos ANJOS DA GUARDA os muçulmanos crêem que cada pessoa tem ao seu lado, junto aos seus ombros, DOIS ANJOS DA GUARDA que, além de proteger, guardar e aconselhar, registram (como se fosse num caderninho) cada ação que a pessoa faz. O anjo do ombro direito registra as boas intenções, enquanto o anjo no ombro esquerdo registra suas más escolhas. Crê-se que todos os ANJOS DA GUARDA apresentarão todos os seus registros à ALLAH.

Há uma saudação muçulmana muito comum que é: "ASSALAMU ALAYKUM". Significa "que a paz esteja com você". Muitas vezes os muçulmanos dizem isso olhando para os ombros esquerdo e direito em reconhecimento a presença dos anjos.


No Candomblé e na Umbanda

O ANJO DA GUARDA ou anjo guardião é tido como o principal arquiteto do nosso destino. Pouco se fala deles no Candomblé. É mais frequente na Umbanda. Acredita-se que o ANJOS DA GUARDA nos informam o que devemos fazer. Aqueles que seguem suas instruções, nunca se perdem. A figura do oráculo (búzios por exemplo) é importante na comunicação com os anjos.

Fonte: odemutaloia.blogspot.com
Fonte: odemutaloia.blogspot.com

Nos médiuns, os ANJOS DA GUARDA os protegem nos momentos de incorporação e desincorporação espiritual, buscando fornecer a eles equilíbrio físico e espiritual.


No Judaísmo

O judaismo crê na existência de ANJOS como nas outras religiões. Porém, a ideia de ANJOS DA GUARDA privados e pessoais não é oficialmente aceita na teologia judáica como na católica, por exemplo. Ocasionalmente, D`us pode enviar um anjo para nos ajudar ou nos salvar, mas o ANJO é apenas um emissário. Mesmo assim, popularmente, os judeus crêem que cada jovem ao completar o Mistva (ritual de passagem para a maturidade religiosa), cria um anjo que lhe servirá como escudo. Estes anjos testemunharão em favor dos fiéis perante as cortes celestiais.

Há de se ressaltar que a CABALA, tradição mística judaica, estabelece a existência de 72 anjos que possuem a função de nos proteger, porém, esta proteção não é de forma exclusiva a cada fiel.

A seguir, a tabela de anjos cabalísticos possibilitando descobrir que anjo corresponde ao seu dia de nascimento.


Sabe o que concluo? Que as pessoas adoram ter um anjo da guarda para ajudá-las nos momentos difíceis que passam, para conversar e pensar junto com eles. Tráz segurança, acalanto e paz.


COMO A FÉ É CURIOSA......



247 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page