IGREJA CATÓLICA LIBERAL. Teosofia e catolicismo juntos.
- contatogilsonss
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Uma corrente da Igreja Católica que reconhece os conceitos teosóficos. Não impõe dogmas. Abraça a liberdade intelectual das pessoas e respeita a busca individual do auto-conhecimento. Pratica uma combinação da antiga forma de adoração dos sacramentos, com ampla liberdade de pensamento dos fiéis.

COMO SURGIU
A Igreja Católica Liberal foi fundada em 1916 na Grã-Bretanha por uma comunidade de clérigos integrantes da Igreja Veterocatólica. Os principais fundadores foram os Bispos James Ingal Wedgwood e Charles Webster. Ambos eram membros da Sociedade Teosófica. Sua sucessão apostólica deriva-se da Igreja Veterocatólica da Holanda. É autônoma e auto-governada, não dependente de Roma.
IGREJA CATÓLICA LIBERAL. Teosofia e catolicismo juntos.
Seu LADO CATÓLICO deriva do cristianismo primitivo cultuado pela Igreja Veterocatólica. Admite a forma trina de Deus (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo). Crê que o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus. Afirma a autoridade de Cristo e ministra os 7 sacramentos cristãos por meios de ritualísticas cheias de misticismo. Afirma que todos os sacramentos são dádivas inestimáveis do próprio Cristo. Crê no ministério dos anjos. Considera muito importante a figura da Virgem Maria como representação da maternidade de Deus.

Apesar dessas similaridades, muitos pontos do Catolicismo Liberal diferem do Catolicismo Romano. Os principais são:
EUCARISTIA
A Eucaristia é fornecida a qualquer pessoa que deseje, não se exigindo a Confissão e o jejum. A prática frequente e sistemática da Confissão não é encorajada, pois acredita-se que venha a restringir o verdadeiro valor do sacramento.
RESSURREIÇÃO
A Igreja Católica Liberal crê na REENCARNAÇÃO da mesma forma que o catolicismo primitivo. A reencarnação é necessária para a consumação da exortação de Cristo.

INFERNO
A Igreja Católica Liberal nega a existência de qualquer tipo de condenação ou infernos eternos. Cada pessoa deve expiar seus maus atos, seja na vida em que está, ou em outras futuras.
DOGMAS DE FÉ
Não são propostos ou impostos dogmas de fé como obrigatoriedade em assistir missas, confessar, rezar terços e jejuar.
O LADO TEOSÓFICO de suas crenças considera a perfeição humana conforme os textos do filósofo ORÍGENES no Séc. II os quais incorporam a evolução ou o desenvolvimento espiritual do ser humano. O homem é IMORTAL e está destinado a manifestar a sua divindade. Difunde ensinamentos gnósticos sobre a natureza e a estrutura do ser humano, o propósito da existência e o relacionamento HOMEM x DEUS.
Como a Teosofia, a Igreja Católica Liberal defende a liberdade de pensamento de cada pessoa e a sua busca religiosa. Crê-se na evolução da alma através das manifestações cíclicas que ocorrem no mundo, as quais são regidas pela lei de harmonia e justiça divinas.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS
O GOVERNO
A Igreja Católica Liberal está disseminada por diversos países. Sua administração geral está a cargo do Sínodo Episcopal Geral que acontece a cada 5 anos. O Sínodo elege a autoridade máxima e o arcebispo-presidente.

O CLERO
A Igreja Católica Liberal não proíbe e nem exige o matrimônio para seus sacerdotes. É permitido a ordenação de mulheres.
SEU PADROEIRO
Seu patrono é SANTO ALBANO. É o primeiro mártir cristão das Ilhas Britânicas (não renunciou a fé cristã). Sua comemoração se dá no dia 22 de Junho.

O LEMA
Seu lema é "Adveniat Regnum Tuum" ou VENHA A NÓS O TEU REINO.
NO BRASIL
A Igreja Católica Liberal possui igrejas e representações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife.
Em São Paulo igrejas na Liberdade, Itapecirica da Serra, Interlagos e cidades de Guaratinguetá, Santa Isabel, Santo André, Itanhaém e Praia Grande.
Para finalizar resta registrar que devido aos seus princípios de liberdade, apoia-se os princípios LGBTQIA+






Comentários