YABÁS - Os Orixás Femininos
- contatogilsonss
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Orixás são divindades da religião Yorubá. Há dois grupos: os Aborós que são os orixás masculinos e as Yabás, os orixás femininos. Orixás são representados pelos elementos da natureza. De acordo com a religião Yorubá, os Orixás foram enviados por Olodumarê (Olorum), ser supremo e principal divindade Yorubá, para criar o mundo e também ensinar e auxiliar a humanidade a viver no planeta.

Todos os orixás tem uma função específica. Eles estão associados à sobrevivência e ao estabelecimento das sociedades humanas. Possuem o caráter comunitário e social. São cultuados por diversas religiões afro-brasileiras como o CANDOMBLÉ, a UMBANDA, o TAMBOR DE MINAS, o BATUQUE, entre outras. Algumas religiões concentram a maioria dos seus cultos a um grupo específico de orixás. Existem centenas de orixás que são cultuados na África. No Brasil, os cultos das diversas religiões afro-brasileiras se concentram num grupo específico.
YABÁS - Os Orixás Femininos
Nesta postagem, Fé Curiosa irá detalhar as Yabás, os orixás femininos. São divindades de intenso poder, intuição e sabedoria. Yabá é uma palavra Yorubá que significa "mãe rainha". Cada yabá representa uma face da resistência que as mulheres, principalmente as negras, sofreram diante da opressão, da escravidão, do machismo e da violência.
Elas são forças da natureza, guerreiras, que defendem o reino que governam. São imensamente respeitadas e tratadas como mãe de todos. São autoridades essenciais à preservação da vida e a perenidade da raça humana.
Um itan (mito yorubá) conta como exemplo a luta da orixá Oxum contra a opressão. "Diante da proibição das mulheres participarem no conselho dos orixás, Oxum decidiu que todas as mulheres se tornassem inférteis. Logo, a terra secou, as plantas deixaram de crescer e nada prosperava. Oxum só desfez a maldição quando a presença das mulheres foi liberada no conselho".
Os Orixás masculinos (Aborós) estão detalhados em: https://www.fecuriosa.com/post/abor%C3%B3s-os-orix%C3%A1s-masculinos
Vamos conhecê-las:












Como a fé é curiosa....


