UUISMO - UNITÁRIO UNIVERSALISMO: A Busca Individual do Sagrado
- contatogilsonss
- 1 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de set.
UUISMO - UNITÁRIO UNIVERSALISMO: A Busca Individual do Sagrado
“Buscar livremente a verdade e a compreensão religiosa” é o princípio que orienta cada seguidor do UUISMO. Considerada uma religião liberal, o UUISMO não possui doutrinas fixas, dogmas ou credo unificado. Cada praticante é estimulado a buscar o crescimento espiritual em diversas fontes, valorizando a liberdade de pensamento, de crença, de fé e de expressão. Essa busca é individual — e tem um valor sagrado.

O UUISMO (Unitário-Universalismo) surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos, com a união de dois movimentos teológicos: o Unitarismo (Associação Unitária Americana) e o Universalismo (Igreja Universalista da América). Apesar de sua organização ser recente, ambos os movimentos nasceram e se desenvolveram na Europa no século XVI, durante a Reforma Protestante de Martinho Lutero.
A tradição Unitarista rejeita a doutrina da Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo). Sua crença defende a existência de um Deus único e indivisível, valorizando o pensamento racional e a reflexão individual para que cada pessoa forme sua convicção religiosa, livre de dogmas e autoridades externas.

O Universalismo aceita todas as religiões de forma inclusiva, numa visão universal de reconciliação entre a humanidade e Deus. Defende que todas as criaturas estão destinadas à salvação ou a um destino final positivo. O Universalismo rejeita a doutrina de que alguns serão salvos enquanto outros serão condenados, sustentando a crença de que a ideia do inferno eterno não condiz com a essência de um Deus amoroso.

Os movimentos do Unitarismo e do Universalismo se desenvolveram de forma independente até o final do século XVIII, quando se uniram nos Estados Unidos durante a chamada Era da Razão. Esse movimento filosófico, muito popular na época, foi inspirado principalmente pela obra do pensador britânico Thomas Paine, publicada em 1794 (The Age of Reason), que defendia uma religião natural e a consciência individual em oposição aos dogmas rígidos.
O caráter ecumênico do UUISMO (Unitário-Universalismo) encontra inspiração em diversas tradições religiosas, como o judaísmo, islamismo, cristianismo, neopaganismo, budismo, hinduísmo e taoísmo. Apesar de sua ampla liberalidade, muitas práticas e costumes de diferentes religiões são preservados nas congregações UUistas. como o Seder judaico, a Comemoração da Páscoa e o Natal, entre outras.

O UUISMO possui 7 princípios e propósitos: "Nós, os congressistas membros, afirmamos e promovemos:
O valor inerente e a dignidade de cada pessoa;
Justiça, equidade e compaixão nas relações humanas;
Aceitação mútua e incentivo ao crescimento espiritual em nossas congregações;
Uma busca livre e responsável pela verdade e significado;
O direito da consciência e o uso do processo democrático;
O objetivo mundial da paz, da liberdade e da justiça para todos;
O respeito pela rede interdependente de toda a existência da qual somos parte."
As congregações UUistas possuem diversas ações de inclusão social e de educação. Entre elas as lutas pelo sufrágio feminino (direito de voto), racismo, direitos civis de negros e pessoas LGBT. Em Junho de 1984 se tornou a primeira grande igreja dos EUA a abençoar uniões de casais do mesmo sexo.

Estima-se que o UUISMO tenha hoje cerca de 300 mil membros registrados (a maioria nos EUA) e 800 igrejas espalhadas pelo mundo. Conta com a existência de um conselho internacional, o ICUU - International Council of Unitarians and Universalists, com 17 organizações membras espalhadas pelo mundo. Entre eles, os maiores são a UUA - American Unitarian Association, e a CUC - Canadian Unitarian Universalists.
UUISMO NO BRASIL
O UUISMO também possui adeptos no Brasil. Observa-se duas organizações. Uma delas é a CONGREGAÇÃO UNITÁRIA DE PERNAMBUCO, fundada em 1933. Ela possui associação com a IGREJA CRISTÃ LIVRE DO RECIFE. A outra é muito recente sendo oficializada em 2025. É a AUUBRA - ASSOCIAÇÃO UNITÁRIO-UNIVERSALISTA DO BRASIL, no estado de Goiás.

TER UMA RELIGIÃO PRÓPRIA
Existem pessoas que, por algum motivo, estão desencantadas com as religiões. Elas procuram encontrar alguma que as satisfaça. Participam dos cultos de várias. Para elas, pertencer a UUISMO pode atendê-las, pois ela demonstra respeito às opiniões e pensamentos individuais, mantendo um caráter ecumênico e sagrado.
FÉ NAQUILO QUE SE PENSA.
Como a fé é curiosa!





Comentários