top of page

SANTA PAULINA. A Primeira Santa Brasileira

  • Foto do escritor: contatogilsonss
    contatogilsonss
  • 10 de jul.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 9 de ago.

Amábile Lúcia Visintainer ou Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 19/05/2002, em cerimônia pública realizada em Roma. Apesar de não ter nascido no Brasil, Santa Paulina é considerada a 1a. Santa Brasileira. Nasceu em 16/12/1865 em Vigolo Vattaro na Itália, e morreu em 09/07/1942 em São Paulo. Ela é considerada a padroeira dos enfermos, das crianças, dos idosos e das parturiantes.

Santa Paulina. Escultura localizada no seu Memorial. Crédito do autor.
Santa Paulina. Escultura localizada no seu Memorial. Crédito do autor.

Sua vida

Santa Paulina. A primeira Santa Brasileira

Amábile chegou ao Brasil em 1875 com apenas 9 anos. Sua família se instalou na cidade de Nova Tentro em Santa Catarina. Conta a história que, quando tinha 12 anos, pediu a Jesus a graça de saber ler. Prometeu que em sua vida, só leria livros religiosos. Seu desejo se realizou. Ao receber a primeira comunhão, ao abrir o livro "Maximas Eternas" escrito por Santo Afonso de Ligório, viu que conseguia ler perfeitamente.


Entre os anos de 1888 e 1890, Amábile teve 3 sonhos com Nossa Senhora, e neles, Nossa Senhora lhe pediu para que se dedicasse a cuidar de suas filhas que ela iria lhe mostrar. (Depoimento das Irmãs mais antigas da Congregação)

Sonhos de Santa Paulina. Quadro em seu Memorial. Crédito: do autor
Sonhos de Santa Paulina. Quadro em seu Memorial. Crédito: do autor

Na paróquia de Nova Tentro, Amábile e sua amiga Virgínia Rosa Nicolodi atuam como catequistas e cuidadoras de pessoas idosas. No dia 12 de julho de 1890, Amábile e Virgínia deixando a casa paterna, estabeleceram num pequeno casebre, um local de atendimento a doentes. Outra jovem de nome Teresa Anna Maule se juntou a elas. Esta data, é considerada como fundação da Congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição.

Réplica do casebre onde Santa Paulina iniciou sua obra. Crédito: do autor
Réplica do casebre onde Santa Paulina iniciou sua obra. Crédito: do autor

As três jovens, em 1895, fizeram os votos religiosos diante do altar. Amábile emitiu os votos com o nome Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Virgínia passou a se chamar Irmã Matilde da Imaculada Conceição, e Tereza, Irmã Inês de São José. Juntas, traziam o nome das três pessoas da Sagrada Família: Jesus, Maria e Jose.

Representação dos votos religiosos de Santa Paulina
Representação dos votos religiosos de Santa Paulina

Em 1903, Irmã Paulina deixou Nova Tentro mudando-se para São Paulo, expandindo sua obra assistencial. Devido a intrigas com alguns investidores da Ordem em São Paulo, Madre Paulina deixou de ser Superiora Geral da Ordem e foi transferida para a Santa Casa de Bragança Paulista e depois para o Asilo São Vicente de Paulo. Ficou 9 anos na cidade de Bragança Paulista cuidando de doentes. Em 1919 retornou a São Paulo passando a morar na Sede Geral da Congregação no bairro do Ipiranga, dedicando-se ao cuidado de crianças orfãs e ex-escravos abandonados. Em sua velhice teve vários problemas de saúde motivadas pela diabetes, obrigando-a a sofrer duas amputações (dedo e braço). Ficou cega nos últimos meses de sua vida. Faleceu em São Paulo em 09/07/1942.

Quadro Madre Paulina exposto em seu Memorial. Crédito: do autor
Quadro Madre Paulina exposto em seu Memorial. Crédito: do autor

Seus milagres

Em Ibituba, Santa Catarina, na década de 60, Eluíza Rosa de Souza tinha passado por uma curetagem e estava com um grave processo hemorrágico, sofrendo com paradas cardíacas, em coma profundo. Os médicos avisaram a família da gravidade de seu estado de saúde, dizendo que seu estado era irreversível. Freiras então levaram a imagem de Madre Paulina e rezaram pedindo sua intercessão. Eluíza então recuperou seus batimentos cardíacos saindo do coma, e recuperou sua saúde. A cura de Eluíza foi reconhecida em 1989 pelo Vaticano como milagre de Santa Paulina (milagre de sua beatificação)

Representação do 1º Milagre de Sta Paulina
Representação do 1º Milagre de Sta Paulina

Outro milagre ocorreu em 1992 na cidade de Rio Branco no Acre. A menina Iza Bruna Vieira de Souza havia nascido com má formação do cérebro, e, com 5 dias de vida foi submetida a uma cirurgia, apresentando parada cardiorespiratória. Sua avó, pede a intercessão de Santa Paulina, colocando uma imagem de Madre Paulina na pequena mão de Iza sua neta. A criança sobreviveu recuperando-se plenamente (milagre de sua canonização)


Madre Paulina foi beatificada pelo Papa João Paulo II em sua visita a Florianópolis em 18/10/1991, e canonizada em 19/05/2002.


A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição

Fundada em 12/07/1890 em Nova Tentro, Santa Catarina. Seu lema é: EDUCACAÇÃO, SERVIÇO A VIDA. Sua aprovação oficial se deu em 27/10/1947. A sede está localizada na Avenida Nazaré, 470, bairro do Ipiranga em São Paulo, muito próximo do Museu do Ipiranga.

Sede da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição
Sede da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição

A Congregação possui províncias nas cidades de Itajaí, Belo Horizonte, Cuiabá e uma sede regional em Manágua na Nicarágua. Está presente também em vários países: Argentina, Chade, Chile, Bolívia, El Salvador, Camarões, Moçambique, Perú, Nicarágua e Guatemala.


A Congregação possui 17 unidades de atuação no Brasil, muitas dedicadas à educação, destacando-se o Educandário Imaculada Conceição em Florianópolis, o Colégio Regina Mundi em São Paulo e o Educandário Sagrada Família em São Paulo.


Seu memorial está localizado em sua sede e está aberto para visitação pública. Nele se encontra uma série de esculturas, quadros, fotos, e objetos relacionados a vida de Santa Paulina. A visita é coordenada pelas freiras da Congregação, proporcionando momentos de muita curiosidade sobre a vida, obras e milagres de Santa Paulina. Vale a pena conhecer.

Santuário Santa Paulina - Nova Tentro-SC
Santuário Santa Paulina - Nova Tentro-SC

Em Nova Tentro, SC, encontra-se o SANTUÁRIO SANTA PAULINA, inaugurado em 2006. É um local de peregrinação dos fiéis. O Santuário é um parque ecológico, onde o visitante poderá passear, orar e contemplar a natureza, apreciando a beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas. O local recebe cerca de 70 mil visitantes cada mês.


Referências Bibliográficas






Comentários


bottom of page