Wittenberg, Alemanha. Outubro de 1517. Martinho Lutero, monge alemão, se depara com o frade dominicano Tetzel que era o comissário responsável pelas indulgências cedidas pela Igreja Católica na Alemanha.
Naquela época, muitos conseguiam sua "salvação" ou "perdão" através dessas indulgências. Fica indignado, e decide colar nas portas da catedral de Wittenberg, 95 teses de sua autoria, contra as práticas da Igreja Católica.
Sua ação repercurtiu em toda a Europa. Em 1518 foi acusado de heresia. Em 1520 recebeu uma "bula papal" para que se retratasse, ou então, seria excomungado. Lutero queima a bula em praça pública, às vistas do público. Começava a reforma protestante.
Junto com Lutero, outros clérigos e teólogos como Calvino, Zuínglio, Menno Simons, Rei Henrique VIII da Inglaterra, Malanchthon, Muntzer, Bucer, entre outros; contribuíram para que o protestantismo hoje tenha mais de 900 milhões de adeptos em todo o mundo, representando cerca de 40% de todos os cristãos.
Diversas religiões surgiram seguindo os conceitos protestantes (todos ou em parte, ou adaptados) como os Presbiterianos (Calvinistas), os Anglicanos, os Luteranos, os Metodistas, os Adventistas, os Evangélicos Pentecostais , os Evangélicos Carismáticos e a Igreja Batista.
O protestantismo não possui unidade estrutural ou autoridade central como se observa no catolicismo com o papa. Seu conceito é de um conjunto de igrejas "invisíveis", onde os pastores surgem dos fiéis, em vez de um corpo de clérigos formados.
Cinco frases latinas (chamadas Cinco Solas) resumem as diferenças teológicas com a Igreja Católica. Devemos entender, no entanto, que essas diferenças devem ser hoje interpretadas no contexto da época de sua divulgação, considerando as práticas até então praticadas. São elas:
SOLA FIDE - Somente a fé - Só a fé é condição para que uma pessoa seja reconhecida como "filha de Deus", e não ações ou obras isoladas que a pessoa faça, como caridades ou doações.
SOLA SCRIPTURA - Somente a escritura - A Bíblia é a única fonte para a doutrina cristã. Outros textos, tratados explicativos e interpretações feitos pelo homem não poderão ser considerados.
SOLUS CHRISTUS - Somente Cristo - Só Cristo é aceito como mediador entre Deus e os fiéis. O protestantismo não aceita a figura do papa, dos clérigos e até mesmo dos santos.
SOLA GRATIA - Somente a graça - A salvação vem da graça de Deus e não das ações ou pagamento dos pecados como as indulgências citadas anteriormente.
SOLI DEO GLORIA - Glória somente a Deus - E não a clérigos e santos.
O protestantismo é uma das três principais divisões do Cristianismo, junto com o Catolicismo e a Ortodoxia.
É mais uma das fés cristãs, que leva milhões de pessoas até o contato com Deus.
Commentaires