top of page

RAGNAROK - A Morte dos Deuses Nórdicos.

  • Foto do escritor: contatogilsonss
    contatogilsonss
  • há 5 dias
  • 5 min de leitura

Atualizado: há 2 dias

Os deuses nórdicos (ou escandinavos) não são imortais. Apesar de possuirem poderes sobrehumanos, eles se ferem, envelhecem e ficam doentes. RAGNAROK conta a morte dos deuses nórdicos e a destruição do universo.


Os deuses nórdicos
Os deuses nórdicos

RAGNAROK, ou "O destino dos Deuses", é um mito narrado em duas coleções de textos da Islândia escritos na época medieval, denominadas EDDAS. Na EDDA EM VERSO (uma compilação de poemas anônimos), é descrito no poema "VOLUSPO". Na EDDA EM PROSA, no livro Gylfaginning, um manual de poética.


Estudiosos afirmam que RAGNAROK foi escrito sob influências da chegada do cristianismo no Norte da Europa junto com a queda do paganismo nórdico no Séc. XIII. Dois elementos sustentam esta interpretação:

a) Na Escandinávia, antes do cristianismo, não existia efetivamente uma "religião" como hoje a conhecemos. As pessoas simplesmente mantinham costumes pagãos que eram considerados sagrados. O cristianismo, ao ser implementado, foi considerado uma "mudança de costume". Assim, o mito RAGNAROK pode ser visto como se fosse uma justificativa para a "chegada de um novo costume";

b) Alguns traços do cristianismo foram citados no RAGNAROK durante e depois da batalha final como: o surgimento de um novo mundo governado por um único Deus transcendente, a ressurreição de alguns deuses, dois sobreviventes humanos que repovoariam a Terra e o martelo de Thor que lembraria uma cruz.


RAGNAROK - COMO FOI? O QUE DIZ A LENDA?

Fé Curiosa sucintamente descreverá RAGNAROK considerando os fatos que o motivaram, o envolvimento dos deuses e o universo nórdico.


RAGNAROK - A Morte dos Deuses Nórdicos.


OS DEUSES NÓRDICOS

Os deuses nórdicos se originaram de 3 raças ou etnias distintas: AESIR, VANIR e JOTNAR. Eles coabitavam os nove reinos do universo nórdico. O panteão nórdico é vasto. Alguns deuses se destacaram no mito RAGNAROK. Entre eles:


Deuses Nórdicos
Deuses Nórdicos


OS NOVE REINOS DO UNIVERSO NÓRDICO


O Universo Nórdico era composto por 9 reinos interligados por uma grande árvore chamada YGGDRASILL. Seus galhos enquanto existissem, sustentariam a existência. Os nove reinos eram:

  • ASGARD - Morada dos deuses AESIR. É o reino mais acima do cosmos. Os deuses VANIR coabitavam em ASGARD junto com os deuses AESIR. Conquistaram este direito após vencerem uma guerra. Os deuses JOTNAR também habitavam ASGARD, porém foram banidos pelos deuses AESIR, indo morar em JOTUNHEIM, uma terra infértil;

  • VANAHEIM - Lar original dos deuses VANIR, porém abaixo do reino de ASGARD;

  • JOTUNHEIM - Terra infértil com terreno rochoso, local de vida dos deuses gigantes JOTNAR. Os EDDAS afirmam que existiam deuses JOTNAR como amigos, amantes e parentes de vários deuses AESIR, como o deus LOKI;

  • ALFHEIM - reino habitado por fadas e elfos luminosos;

  • NIOAVELLIR - morada dos anões e elfos escuros;

  • MIDGARD - o centro do universo, onde viviam os seres humanos;


Representação da YGGDRASILL
Representação da YGGDRASILL

Três reinos ficavam no submundo (abaixo da terra):


  • MUSPELLSHEIM - reino formado por fogo e lava habitado por seres de fogo;

  • NIFLHEIM - reino de gelo e névoa;

  • HELHEIM - Palácio de Hel, regido por HEL, deusa JOTNAR filha de Loki. Era habitado pelos mortos que não pereceram em batalhas.


Entre os reinos de ASGARD (morada dos deuses) e MIDGARD (morada dos humanos) existia uma ponte de arco-íris chamada BIFROST.

QUAL FOI O MOTIVO DO RAGNAROK?

LOKI era um deus inquieto e inventivo, enganador e não confiável. ODIN, o pai dos deuses considerava os três deuses filhos de LOKI como uma grande ameaça. Eram eles: FENRIR, o lobo gigante que foi amarrado com ataduras mágicas; JORMUNGANDR, uma serpente gigante que foi lançada no mar que circundava o reino de MIDGARD; HEL que foi enviada ao submundo e se tornou governanta dos mortos não combatentes que tinham sido rejeitados pelos deuses.


O prelúdio do RAGNAROK é a morte do deus BALDR, considerado o deus AESIR mais brilhante, sábio e justo. Através de uma artimanha do deus LOKI; HOOR, irmão de BALDR, ciente de que nada lhe poderia fazer mal, despreocupadamente, atirou contra ele uma lança fornecida por LOKI que possuia o poder de matá-lo. O plano de LOKI foi desvendado. Ele fugiu e se escondeu. ODIN o localizou e o levou para uma caverna onde foi amarrado com grilhões mágicos.


OS PREPARATIVOS DA GRANDE BATALHA

RAGNAROK é precedido por um período de três invernos seguidos. A escuridão provocou o canto de 3 galos misteriosos que anunciaram que a batalha estava próxima: um em ASGARD, outro em MIDGARD e outro em HELHEIM. O galo que cantou em ASGARD alertou o deus HEIMDALL que soou a sua trompa avisando os deuses da proximidade da batalha. Eles, junto com o exército de ODIN, se prepararam para a guerra.


A libertação de LOKI
A libertação de LOKI

FENRIR, o lobo gigante filho de Loki conseguiu fugir. Sua irmã JORMUNGANDR, a serpente gigante, se agitou e formou ondas gigantescas que causaram grandes inundações. A agitação das águas libertou do ancoradouro um navio feito inteiramente com as unhas dos mortos que foi comandado pelo gigante HRYM. Junto com ele estava LOKI que tinha sido liberto. GAMR, o cão de guarda de HEL no submundo, uivou fazendo a terra tremer violentamente. Os seres de fogo de MUSPELLSHEIM emergiram com o gigante SUTR a sua frente, empunhando uma espada flamejante.


Os deuses AESIR e VANIR, embora ótimos guerreiros, estavam em desvantagem tanto numérica quanto estratégica. Por fim, o combate decisivo aconteceria.


A GRANDE BATALHA

De um lado os deuses e o exército de ODIN. Do outro, os gigantes JOTNAR, LOKI, seus filhos FENRIR e JORMUNDANDR, os habitantes de fogo de MUSPELLSHEIMR, e os espíritos habitantes do submundo.


TYR lutou com apenas uma mão, pois tinha sacrificado a outra para prender o lobo FENRIR. Ele morreu, não suportando seus ferimentos. FREYR perdeu a espada que lhe tornava invencível, e seria morto pelo gigante SUTR. A ponte BIFROST foi quebrada.

A luta de THOR contra a serpente
A luta de THOR contra a serpente

THOR lutou contra a serpente gigante JORMUNDANDR que seria morta, mas, poucos passos depois morreria por ter sido envenenado por ela. LOKI enfrentou HEIMDALL e ambos se mataram. ODIN lutou contra o lobo gigante FENRIR, e foi engolido por ele. VIDAR, filho de ODIN vinga a morte de seu pai matando FENRIR, rasgando sua boca.


A luta de VIDAR contra FENRIR
A luta de VIDAR contra FENRIR

Finalmente, o gigante SUTR ateou fogo em tudo. As estrelas se apagaram, a grande árvore YGGDRASILL balançou e a terra afundou no mar, com o céu consumido em fogo e fumaça.


OS SOBREVIVENTES

A lenda diz que após o RAGNAROK, o mundo ressurgiu. Das famílias dos deuses sobreviveram: os deuses VIDAR e VALI, filhos de ODIN; MAGNI e MODI, filhos de THOR, e também os deuses BALDER e HODER. Além dos deuses, sobreviveram um casal de humanos que repovoariam a Terra. Eram LIF e LIFBRASIR.


ENFIM...

Um mito fantástico relatando o fim de quase todos os deuses nórdicos, deuses estes que foram figuras influentes nos costumes e na espiritualidade dos povos escandinavos. Muito oportuna a probabilidade de RAGNAROK ser uma história criada para procurar minimizar a influência da crença nos deuses pagãos, em favor do cristianismo.


Mesmo sendo um mito que descreve o final do deuses, ainda hoje há vários fieis adeptos a grupos religiosos como o Àsatru e o Odinismo que veneram a mitologia nórdica com muita fé.


Como a fé é curiosa...


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



Comentários


bottom of page