OS LIVROS APĆCRIFOS
- contatogilsonss
- 9 de ago. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de dez. de 2024
Nem tudo que neles é narrado demonstra precisão, colocando em dúvida a verdade. Acredita-se que eles contenham falsidades e fantasias sobre a vida e fatos que ocorreram com os personagens descritos.

SĆ£o livros de autores cristĆ£os e prĆ©-cristĆ£os considerados como NĆO inspirados por Deus, e assim, nĆ£o foram escolhidos para fazer parte do cĆ¢none (conjunto de livros) de uma religiĆ£o cristĆ£.
Estima-se que a quantidade seja de 113 livros, 52 relativos ao Antigo Testamento e 61 ao Novo Testamento. Entre eles, alguns mostram a imagem de Cristo de forma mundana (aquele que gosta dos bens e prazeres do mundo), e foram escritos a mais de 200 anos após sua morte. Outros falam de Deus de forma cruel, como uma pessoa sem sentimentos.

A religião cristã possui muitas Igrejas. Cada Igreja, a seu critério, pode considerar um livro como apócrifo ou como pertencente ao seu cânone. Para compreender melhor, vamos analisar a quantidade de livros do Antigo Testamento nas religiões cristãs:

Entre os livros apócrifos do Antigo Testamento, a Igreja Protestate Ć© a que considera o MAIOR nĆŗmero, devido ao fato do seu cĆ¢none ter o menor nĆŗmero de livros (comparado com as demais Igrejas). A Igreja Ortodoxa EtĆope Ć© a que considera o MENOR nĆŗmero.
Entre as Igrejas Protestante e Católica Romana, a diferenƧa Ć© de 7 Livros. Para a Igreja Protestante estes livros sĆ£o apócrifos pois foram encontrados em manuscritos gregos, contrastando com os hebrĆ”icos. PorĆ©m a Igreja Católica Romana, e outras cristĆ£s, os admitiram como canĆ“nicos depois de cinco ConcĆlios: o de Roma em 382 d.C, de Hipona (393 d.C), Cartago (397 d.C), FlorenƧa (1431) e Trento (1545). Só depois do ConcĆlio de Trento Ć© que se teve a certeza de serem canĆ“nicos. SĆ£o os chamados livros DEUTEROCANĆNICOS. SĆ£o eles os livros de Tobias, Judite, Sabedoria de SalomĆ£o, EclesiĆ”stico, I e II Macabeus e Baruque.

Apesar de não pertencerem ao cânone de vÔrias Igrejas cristãs, os livros apócrifos são muito estudados pelos teólogos pois sua narrativa ajuda a revelar fatos e curiosidades a respeito da história das religiões e dos primórdios do cristianismo.
Entre eles, o mais famoso Ć© o LIVRO DE ENOQUE, considerado apócrifo para todas as Igrejas, com exceção da Igreja Ortodoxa EtĆope e da Igreja Batista AbissĆnia. Ele Ć© considerado como a BĆBLIA PROIBIDA. A Ćŗnica versĆ£o completa Ć© uma tradução etĆope de uma versĆ£o grega feita na Palestina por volta de 300 a 200 a.C. Foram encontrados vĆ”rios fragmentos aramaicos com citaƧƵes do Livro de Enoque nos "Manuscritos do Mar Morto" descobertos em 1947, comprovando que o livro era seguido por judeus e primeiros cristĆ£os.

Na primeira parte do Livro de Enoque Ć© descrito a queda dos chamados Vigilantes conhecidos como Anjos CaĆdos que se apaixonaram pelas mulheres humanas gerando os Neflins ou gigantes que habitaram a Terra. Enoque gerou seu filho MatusalĆ©m quando tinha 65 anos e ANDOU COM DEUS mais trezentos anos gerando outros filhos e filhas (GĆŖnesis 5:21-24). Diz-se que ele foi arrebatado (nĆ£o morto) onde seu corpo e sua alma ascenderam aos cĆ©us. Foi levado a Deus da mesma forma e pelo mesmo motivo que Elias (2Reis:11), que subiu aos cĆ©us numa carruagem de fogo. Muitos ufólogos associam a ida de Enoque e de Elias como abduƧƵes por seres extraterrestres e a carruagem de fogo como uma nave espacial.

Ainda na primeira parte do livro descreve-se as viagens, sonhos e visƵes que Enoque teve no cĆ©u, alĆ©m de revelaƧƵes apocalĆpticas. Os ufólogos associam com outros planetas e galĆ”xias que ele teria visitado.
A segunda parte contém 3 sermões do Apocalipse, e cita a vinda do Messias. A terceira parte trata dos mistérios astronÓmicos que o Arcanjo Uriel mostrou a Enoque. A quarta parte fala suas visões sobre a origem do mundo e o acontecimento de um dilúvio, com muita semelhança ao narrado em Gênesis. Noé era bisneto de Enoque.
Ć um livro PSEUDOEPĆGRAFO, ou seja, nĆ£o se sabe o autor

Outro livro apócrifo famoso Ć© o LIVRO DE TOBIAS, considerado apócrifo para a Igreja EvangĆ©lica, mas aceito pelas demais igrejas cristĆ£s. Ć uma narração antiga de origem judaica escrita por volta de 200 a.C. NĆ£o Ć© uma história real, mas sim, uma espĆ©cie de novela que transmite ensinamentos e exemplos. Tobit, chefe de famĆlia judaica, fica cego e envia seu filho Tobias para a casa de um amigo distante. A viagem Ć© protegida pelo arcanjo Rafael. Na viagem, Tobias encontrou sua prima Sara que era atormentada por um demĆ“nio chamado Asmodeu, o qual tinha matado 7 maridos dela, antes de terem relaƧƵes sexuais. Estimulado pelo arcanjo Rafael, Tobias se casou com ela e afugentou Asmodeu com a fumaƧa da queima de fĆgado de peixe. Voltando para casa, Tobias curou a cegueira de seu pai usando fel do peixe que possuĆa.
Um livro apócrifo para todas as Igrejas Ć© o PRIMEIRO LIVRO DE ADĆO E EVA. Ao saĆrem do paraĆso, AdĆ£o e Eva receberam ordem de habitar numa caverna chamada "A caverna dos tesouros". Eles sofreram muito, principalmente no 1Āŗ ano após sua expulsĆ£o. Por vĆ”rias vezes tentarem se matar, atĆ© que tiveram os primeiros filhos (Caim, Abel e suas irmĆ£s, nĆ£o mencionadas na BĆblia). O casal teria se arrependido amargamente e alcanƧado perdĆ£o. SatanĆ”s tentava matĆ”-los e os enganava transformando-se em um anjo de luz. Mesmo estando fora do paraĆso, AdĆ£o e Eva ouviam a voz de Deus, que respondia as suas perguntas.

Como a fƩ Ʃ curiosa.......


