top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

O Catolicismo Ortodoxo. Como surgiu? Quais diferenças existem com o Catolicismo Romano?

Atualizado: 30 de abr.


Até o ano de 1054, o catolicismo cristão era único. Porém, havia duas vertentes quanto aos conceitos e práticas religiosas.

Igreja Ortodoxa Maria Madalena. Monte das Oliveiras. Jerusalém
Igreja Ortodoxa Maria Madalena. Monte das Oliveiras. Jerusalém

Desde a época do Império Romano, os cristãos orientais (Oriente Médio e Norte da África), regidos primordialmente pelo patriarca de Constantinopla, discordavam em dois pontos entre os conceitos e costumes católicos ditados por Roma através do Papa (cristãos ocidentais).


Um deles era em como interpretar a Santíssima Trindade. Os cristãos ocidentais interpretavam que o Espírito Santo procedia tanto do Deus Pai quanto do Deus Filho. Os cristãos orientais discordavam e afirmavam que o Espírito Santo vinha exclusivamente do Deus Pai. Esta questão ficou conhecida como FILIOQUÊ ( "e do Filho" em latim ). Os orientais ainda acreditavam que Jesus Cristo possuia natureza apenas DIVINA, em contradição ao pensamento ocidental que via as naturezas HUMANA e DIVINA em Cristo. Esta era a questão do MONOFISISMO.

A trindade. Capela de São Marcelino, Boulbon, França
A trindade. Capela de São Marcelino, Boulbon, França

Outro ponto de discórdia era que os cristãos orientais se opunham a adoração de imagens tridimensionais ou estátuas, chegando até a destruí-las. Afirmavam ter uma percepção religiosa mais espiritual, distanciando-se ainda mais do cristianismo pregado pelo Papa em Roma.


Essas diferenças foram então se acentuando ao longo dos séculos. A Igreja de Roma considerou então as crenças e práticas orientais como heréticas.


Em 1054 ocorre a chamada " CISMA DO ORIENTE ", onde o Papa Leão IX e o patriarca Miguel Cerulário se excomungaram mutuamente. Oficializasse assim o surgimento da IGREJA ORTODOXA ou da IGREJA CATÓLICA ORTODOXA.

Papa Leão IX
Papa Leão IX

A Igreja Ortodoxa se desenvolve então de forma autônoma em cada região que existia. Cada Bispo (ou Patriarca), até os dias de hoje, tem autoridade sobre a sua Igreja, não existindo um líder maior como o Papa na Igreja Católica Romana. As decisões importantes para toda a Igreja Ortodoxa são tomadas de forma colegiada.

Catedral Ortodoxa. Bairro do Paraíso. São Paulo. Brasil
Catedral Ortodoxa. Bairro do Paraíso. São Paulo. Brasil

Hoje existe 23 diferentes ritos litúrgicos na Igreja Ortodoxa, todos eles caracterizados pelos costumes da região que abrangem. São eles: as Igrejas Ortodoxas Copta, Eritréia, Etíope, Maronita, Siro-Malancar, Siríaca, Armênica, Ucraniana, Bielorrussa, Albanesa, Eslovaca, Húngara, Rutena, Croata, Romena, Melquita, Grega, Búlgara, Russa, Macedônica, Ítalo-albanesa, Caldéia e Siro Malabar.

Cúpulas da Igreja Ortodoxa da Revelação da Santa Mãe de Deus. Vinius. Lituânia.
Cúpulas da Igreja Ortodoxa da Revelação da Santa Mãe de Deus. Vinius. Lituânia.

Ao compararmos as diferenças entre ritos e costumes das Igrejas Ortodoxas com a Igreja Católica Romana, destaco quatro pontos importantes:


  1. Na vida após a morte. A Igreja Ortodoxa não acredita na existência do PURGATÓRIO como na Igreja Romana;

  2. No sacerdócio. Diferente da Romana, a Igreja Ortodoxa aceita que seus sacerdotes sejam casados;

  3. As crianças e os sacramentos. Na Igreja Ortodoxa as crianças no batismo já recebem todos os sacramentos (a Crisma e a Comunhão - feita pelos pais em nome do batizado); enquanto na Romana, os sacramentos são aplicados ao longo da vida.

  4. As imagens de santos. A Igreja Romana venera imagens tridimensionais (estátuas) e quadros. Na Igreja Ortodoxa, a adoração é feita somente perante ÍCONES que são representações sacras esculpidas ou pintadas sobre um painel de madeira.

Ícone ortodoxo etíope em madeira da Virgem Maria amamentando o menino Cristo. Os doze apóstolos são representados nos painéis laterais opostos.
Ícone ortodoxo etíope em madeira da Virgem Maria amamentando o menino Cristo. Os doze apóstolos são representados nos painéis laterais opostos.






526 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page