MENONITAS. Apologia à Paz. Fidelidade à Bíblia.
- contatogilsonss
- 21 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 15 horas
A Igreja Menonita tem origem num grupo religioso que surgiu na Holanda no Século XVI, na época da Reforma Protestante. Sua criação é alicerçada no ANABATISMO, um movimento reformista radical liderado por Ulrich Zwinglio, um sacerdote suíço. Ele e seus seguidores não aceitavam alguns pontos da reforma de Lutero, principalmente a manutenção do batismo de crianças. O grupo então, denominado de Irmãos Suiços, começou a batizar de novo os adultos, dando origem ao movimento ANABATISTA.

Anabatista significa "rebatizar" (diferente do batismo de fé dos pentecostais). A fé nos dogmas anabatistas com o passar do tempo passou a não ser bem vista dentro da Suiça devido aos seus conceitos considerados por demais radicais. Eram rejeitados tanto pelos católicos quanto pelos protestantes. Devido a isso, os Irmãos Suíços e o anabatismo, a partir de 1530, saíram de Zurique na Suíça, indo para o norte da Alemanha e para os Países Baixos.
Como os MENONITAS surgiram
Na Holanda, então na cidade de Witmarsun, um sacerdote católico em crise de fé chamado MENNO SIMONS (1496 - 1561) decidiu aceitar os conceitos anabatistas e, em 1536, dedicou-se a organizar clandestinamente grupos urbanos e rurais de crentes anabatistas, sendo chamados MENONITAS por seus adversários protestantes.
Os MENONITAS não aceitavam o serviço militar obrigatório devido a sua convicção pela busca da paz. Outra característica importante dos MENONITAS é a separação da igreja com o estado. Tudo isto, junto com a não aceitação de sua ideologia religiosa e a perseguição constante feita por católicos e protestantes, foram os motivos para que, muitas vezes, buscassem novos lugares visando autonomia civil, isenção do serviço militar e liberdade para criar e administrar suas escolas e comunidades.
Um longo período de perseguições aos Menonitas
Devido a perseguição constante, muitos MENONITAS, a partir de 1550 se deslocaram para a Prússia polonesa na região do delta do rio Vistula. Usando seu conhecimento, conseguiram drenar as margens do rio e se estabelecerem como agricultores. Permaneceram alí cerca de 200 anos. No entanto, a região foi incorporada ao reinado alemão, obrigando-os, entre 1750 e 1790, a prestar o serviço militar e não mais poder expandir suas terras. Como reação, grande parte dos MENONITAS aceitaram um convite feito pela imperatriz russa Catarina para se estabelecerem como agricultores na Ucrânia. Alí, a partir de 1870, a vida na Ucrânia se tornou difícil para eles devido a falta de terras junto com os problemas de sua ideologia religiosa, além de uma nova lei que obrigava o serviço militar.
MENONITAS. Apologia à Paz. Seguir Fielmente a Bíblia.
A 1a. Guerra Mundial (1914-1918), a Revolução Russa comunista (iníciada em 1917) e a política contra o campesinato (base econômica dos MENONITAS), foi o motivo para tornar suas vidas insustentáveis na Ucrânia com perseguições, assassinatos e expropriações. Muitos então buscam asilo na Alemanha, Rússia, EUA, Canadá, Paraguai e Brasil.
No Brasil, grande parte da colônia MENONITA hoje se localiza na cidade de Palmeira no estado do Paraná, em um bairro tradicional chamado Colônia Witmarsun.

Os MENONITAS no Brasil
Cerca de 1300 MENONITAS chegaram ao Brasil em 1931 como refugiados. Eles se instalaram no vale do rio Kraul em Santa Catarina. Destes, pequenos grupos foram para Bagé no Rio Grande do Sul e Curitiba no Paraná. Em Curitiba, 40 famílias de MENONITAS se dedicam à atividade leiteira. O primeiro batismo MENONITA no Brasil é feito em 1937. A primeira capela surge em 1942. Até 1970 os cultos MENONITAS eram realizados apenas em alemão. Após 2001, somente em português.

A COBIM (Convenção das Igrejas Evangélicas Irmãos MENONITAS no Brasil é uma associação evangélica. Em 2018 contava com 10400 membros conforme o censo da Conferência MENONITA Mundial. Foi formada em 1995 pela união da Associação das Igrejas Evangélicas Irmãos MENONITAS do Brasil e a Convenção Brasileira das Igrejas Irmãos MENONITAS.

Os MENONITAS possuem um programa de TV chamado Retratos de Fé que vai ao ar de segunda a sexta-feira , às 18h30 na TV Brasil.
Referências Bibliográficas
Sahr, Cecília L.L.; Heidrich, Alvaro L.; Menonitas Brasileiros às margens do mundo nacional: um estudo de geografia social e cultura. Publicado em https://revistas.ufpr.br
댓글