top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

LOGOSOFIA. Uma forma diferente de ver Deus

Atualizado: 19 de jul. de 2023


A logosofia questiona as religiões que consideram Deus como onipotente e onisciente que se encontra num paraíso. Ensina a ver Deus como tudo que está presente em nosso cotidiano, seja na natureza, no universo, na ciência e em todos os lugares e momentos em que estejamos. Deus é um "todo maior".

Deus está presente em tudo que se vive
Deus está presente em tudo que se vive

Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche, pensador, educador e criador da Logosofia, em seu livro "Curso de Iniciação Logosófica", escreve: "Para o pensamento logosofico, Deus é a imensidão, o eterno, é a Suprema Ciência da Sabedoria que a mente humana pode descobrir em cada um dos processos do Universo estampados na Natureza."


Não é só a questão de Deus em particular. Para conhecer, estudar e seguir os pensamentos logosóficos é necessário estar preparado para questionar e talvez reconceituar aquilo que se pensa sobre a religião, as crenças, a educação, no nosso papel na sociedade e o papel dela na nossa caminhada.

Logosofia - Mudar a forma de pensamento
Logosofia - Mudar a forma de pensamento

Apesar dessa nova forma de ver Deus, a logosofia não é uma religião, mas sim uma filosofia de pensamento e de vida. Não possui cultos, escritos sagrados, igrejas, e outros elementos encontrados em religiões. Mas, nos ensina a desenvolver FÉ no nosso próprio ser.


A logosofia visa o nosso AUTO-CONHECIMENTO. Ela oferece ferramentas conceituais e práticas para obtenção do auto aperfeiçoamento através de um processo de evolução consciente. Podemos considerar que a logosofia é uma escola ou um método de ensino que visa nos ensinar que a chave para nos conhecer e nos desenvolver, está dentro de nós.

Autoconhecimento - Foco central da Logosofia
Autoconhecimento - Foco central da Logosofia

Os ensinamentos logosóficos começaram a ser divulgados intensamente a partir da 1a. sede da Fundação Logosófica em 1930 em Córdoba, na Argentina. Hoje, existem instituições logosóficas em diversos outros países além como Brasil, Espanha, EUA, Israel, México, Venezuela e Uruguai. As instituições logosóficas são entidades sem fim lucrativos e têm o objetivo de difundir a logosofia e criar o ambiente necessário para seu estudo e prática.

Colégio Logosófico de Belo Horizonte - Brasil
Colégio Logosófico de Belo Horizonte - Brasil

Os principais objetivos da logosofia são:

  • a evolução consciente do homem através da organização consciente dos seus sistemas mental, sensível e intuitivo;

  • o conhecimento de si mesmo;

  • a integração do espírito;

  • o conhecimento do mundo mental, transcendente e metafísico;

  • o aperfeiçoamento das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar;

  • a edificação de uma nova vida e de um destino melhor


A Configuração Psicológica do Ser Humano segundo a Logosofia


A Logosofia nos ensina que possuímos uma configuração bio-psico-espiritual. Nossa face psicológica é composta por três sistemas: mental, sensível e intuitivo.

Sistema Mental
Sistema Mental

No sistema mental estão alocados uma série de faculdades humanas como o pensamento, a razão, o entendimento, a intuição, a observação e a imaginação. A inteligência é nossa faculdade maior e engloba todas as demais. Vale ressaltar que nossos pensamentos são autônomos e independentes de nossa vontade individual. Não podemos controlar o que pensamos.

Sistema sensível
Sistema sensível

No sistema sensível possuímos as faculdades relacionadas com a sensibilidade como amar, sentir, perdoar, compadecer, sofrer, agradecer, negar e consentir.

Sistema intuitivo
Sistema intuitivo

O sistema instintivo é formado com as energias que a humanidade desenvolveu na sua vida primitiva para sua defesa. Tais energias chegaram até nós e são mais fortes que os outros dois sistemas. Assim, o instinto predomina sobre o processo mental e os sentimentos.


A Escola Logosofica


As escolas logosóficas utilizam um método e disciplinas que buscam levar o homem ao conhecimento de si, das demais pessoas, de Deus e do Universo, como uma nova maneira de sentir, de enxergar a vida. Cada aluno irá evoluir e ser mais consciente de seus atos.

Atividade em Colégio Logosófico
Atividade em Colégio Logosófico

Sua pedagogia visa desenvolver no aluno o interesse pelo conhecimento em toda as suas formas e a percepção do proveito para a própria vida do conhecer a si mesmo. São também princípios da pedagogia logosófica: o cultivo do afeto, o cultivo de qualidades morais como o respeito, a alegria, a disciplina, a tolerância, a ajuda sincera, a liberdade, o estímulo ao saber, e a prática constante do bem. Afirma que o aperfeiçoamento do auto-conhecimento é assistido pela ideia de ajuda ao semelhante.


Adeptos afirmam que o saber logosófico não tem pontos de referência com a ciência, filosofia ou psicologia. Sua concepção é original e não foi baseada em nenhuma outra corrente de pensamento.

O conhecimento de si mesmo
O conhecimento de si mesmo

Logosofia, uma maneira do homem chegar ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis eternas.


Como a fé é curiosa....






338 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page