top of page

DISCORDIANISMO. Ordem e desordem são ilusões

  • Foto do escritor: contatogilsonss
    contatogilsonss
  • há 5 dias
  • 5 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

Uma religião centrada na adoração da deusa greco-romana ERIS, a deusa da discórdia e da confusão. Para muitos estudiosos o Discordianismo é considerado como uma religião satírica devido ao fato de expandir o humor e de falar coisas absurdas, porém, seus conceitos, traduzem uma postura de certa forma lógica diante dos problemas do dia-a-dia que todos têm.


Alusão ao Discordianismo. Fonte: Instagram: discordia.cast
Alusão ao Discordianismo. Fonte: Instagram: @discordia.cast

DISCORDIANISMO. Ordem e desordem são ilusões

Os discordianos ou Erisianos (da Deusa Eris), crêem que ORDEM e DESORDEM são ilusões da mente humana, e nenhuma delas é melhor ou pior que a outra. Tudo parte do conceito do CAOS. Caos é tudo que se desconhece, tudo que é novo, uma série de elementos que até podemos chamar de desordem, mas que, por nosso desconhecimento, podem estar em ordem. Quem determina se está em ORDEM ou DESORDEM é nossa própria mente, diante do nosso modo de vida e cultura. Um mesmo CAOS se observado de pontos de vista diferentes pode parecer ordenado ou desordenado em qualquer de seus aspectos. Tudo acontece devido aos seres humanos usarem apenas uma ideia de verdade para analisar e buscar aquilo que consideram como certo ou uma "verdade verdadeira".


Representação da deusa ERIS
Representação da deusa ERIS

A filosofia ocidental busca um modo perfeito de ver e entender os fatos, porém na visão do discordianismo, isto é ilusório. Chama-se isto de ILUSÃO ANERÍSTICA (não voltada à Deusa Eris). Nenhuma forma de pensar pode ser mais verdadeira que outra.

A figura do CAO SAGRADO vem representar este pensamento. Sua base é a mesma figura do Taoísmo (Yin-Yang) que representa o equilíbrio perfeito. De um lado tem-se um pentágono como símbolo do sensato, do lógico. Este lado mostra o PRINCÍPIO ANERÍSTICO (não voltado à Eris). Do outro lado há uma maça com o texto "Kallish" (a mais bela), representando o PRINCÍPIO ERÍSTICO (de Éris). A maça lembra a tentação e a vontade de "pensar diferente". Se você mordê-la verá a realidade de uma forma diferente onde todas as insatisfações terão lógica não havendo mais a quem culpar. Verá que o CAOS é a realidade.


Discordianismo - CAO SAGRADO
Discordianismo - CAO SAGRADO

A DEUSA ÉRIS

Éris é uma Deusa greco-romana. É chamada de deusa da discórdia e da confusão. Ela é descrita como uma mulher muito bonita com olhos macios. Seu corpo é representado como uma dança de átomos e universos. Seus cabelos mostram sua energia esvoaçante.


A deusa ERIS - Representação
A deusa ERIS - Representação

Os ERISIANOS não a enxergam como uma deusa que propositalmente induz a discórdia de uma forma maléfica, mas sim, com o intuito de mostrar o outro lado dos fatos, gerando a discórdia. Para eles, este sim é o estado verdadeiro da natureza. Éris é uma deusa alegre e feliz.


A ILUMINAÇÃO NONSENSE

Como toda religião, o DISCORDIANISMO objetiva que seus fiéis alcançem a ILUMINAÇÃO NONSENSE, ou seja, quando o homem se liberta das amarras da MALDIÇÃO DO CARACINZA, uma narrativa lendária.


"Em 0 YOLD (1166 a.C.) um homem b̶e̶m̶ i̶d̶i̶o̶t̶a̶ chamado Greyface observou o universo ao seu redor e julgou que a diversão era pecaminosa e ia contra a Ordem Séria. Ele pregou essas palavras e iludiu homens honestos.

"Olhem para toda a ordem em volta de vocês", ele disse.

Infelizmente os homens daquela época não refletiram que a Desordem está em todos os lugares e não concluíram o inverso. O infeliz resultado disso é que a humanidade tem, desde então, sofrido de um desequilíbrio psicológico e espiritual. O desequilíbrio causa frustração, e frustração causa medo. E medo dá uma viagem ruim. O homem tem estado numa viagem ruim por um longo tempo. Isso é chamado A MALDIÇÃO DO CARACINZA."


Os ERISIANOS propõe que o NONSENSE é a salvação pois deixa de enxergar as coisas de uma maneira tão séria. Assim irão alcançar a liberdade. Por isso é que o humor é tão forte no DISCORDIANISMO, sendo a forma escolhida para guiar as pessoas no caminho da iluminação.


SEUS COSTUMES


HUMOR

Os ERISIANOS usam o humor para divulgar sua filosofia. Agindo assim, conseguem evitar que suas crenças se tornem dogmáticas. Normalmente, dá-se nomes as coisas de forma que causem algum tipo de conflito, seja pela irreverência ou por sua (aparente) falta de sentido. Os ERISIANOS brincam com as palavras em seus textos, falas e nomes sagrados.

    Frases Discordianas. Fonte: Instagram @sofnordis.
Frases Discordianas. Fonte: Instagram @sofnordis.

KOANS DISCORDIANOS

O uso de KOANS é uma prática adotada e adaptada do budismo-zen. KOANS são pequenas narrativas que objetivam dirigir os ERISIANOS no caminho da iluminação, seja questionando os princípios lógicos (AMERÍSTICOS), ou mostrando um leque de interpretações para o leitor. Eles estão espalhados pelas páginas de seu livro sagrado e em seus textos religiosos.


AS 5 LEIS MÁXIMAS - PENTARROTO

Todo Discordiano deve seguir estas 5 leis:


  1. Não há Deusa além da Deusa e ela é sua Deusa. Não há Movimento Erisiano além do Movimento Erisiano. E todo Caroção da Maçã Dourada é o lar doce de um Bichinho Dourado;

  2. Um Discordiano deve sempre usar o sistema oficial de numeração de documentos discordiano;

  3. Um Discordiano necessita no início de sua Iluminação, sair Sozinho&Alegremente, Degustar de um Cachorro Quente em uma Sexta-Feira. Esta cerimônia devocional protesta contra os paganismos populares destes Dias do Cristianismo Católico (nada de carne na Sexta-Feira), do Judaísmo (nada de carne de porco), dos Povos Hindús (nada de carne de boi), dos Budistas (nada de carne dos animais) e dos discordianos (nada de pães de cachorro-quente);

  4. Um discordiano não deve degustar nenhum Pão de Cachorro Quente, tal foi o Consolo de nossa Deusa quando confrontada com a esnobada Original;

  5. Um discordiano é Proibido de acreditar naquilo que lê.


COMO SURGIU A RELIGIÃO

A religião foi fundada em 1956/57 com a publicação do seu livro sagrado o "PRINCIPIA DISCORDIA", escrito por Gregory Hill (Malaclypse the Younger - pseudônimo) e Kerry Wendell Thomley (Omar Khayyam Ravenhurst - pseudônimo). As inspirações para escrever o livro vieram de uma série de alucinações que ambos tiveram em uma pista de bolinhe.


GRUPOS DISCORDIANOS

A religião não possui templos, cultos e dogmas padronizados. Sua prática se efetua através de GRUPOS chamados "EPISKOPOS". O maior grupo discordiano é o "The Discordian Society", o qual pode ser acessado pelo Facebook e pelo Instagram. No Brasil, destaque para a "Sociedade Fnordiana Discordiana" que possue acesso pelo Instagram.


Os grupos são independentes e cada um pode criar uma chamada "CABALA" específica. Nela, se define o "hall de conhecimento do grupo", envolvendo seus dogmas, rituais e ideias erisianas. Existem também outros grupos (chamados de Legionários) que não possuem uma cabala própria, mas participam de uma já existente.


FINALIZANDO...

Dois pontos filosóficos chamam a atenção ao se analisar o Discordianismo. O primeiro é a relação que a religião tem com o ZEN BUDISMO da escola RINZAI, devido a similaridade que ambos tem com as interpretações absurdas. Levam ao ABSURDISMO, uma teoria filosófica de que a vida é absurda e que o mundo carece de sentido ou de um propósito superior, não sendo totalmente compreensível pela razão.


Outro ponto leva à Grécia antiga com o SOFISMO, um movimento combatido por Sócrates, o qual mostrava diversos pontos de vistas, ocasionando discórdias com as ideias consideradas corretas para a época.


Como a fé é curiosa...


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS





bottom of page