top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Dai-me paz, Dai-me amor, Dai-me força, Dai-me luz. Santo Daime. Uma religião brasileira.

Atualizado: 31 de mar. de 2023

Sim! Uma religião verdadeiramente brasileira. A religião conhecida como doutrina da floresta. Nasceu na floresta amazônica e em seus cultos faz uso de uma bebida considerada sacramental chamada de SANTO DAIME ou AYAHUASCA. Uma bebida milenar dos povos nativos da Amazônia.

Celebração da Igreja - Hinário. Crédito: Santodaime.org
Celebração da Igreja - Hinário. Crédito: Santodaime.org

A bebida é um enteógeno, um psicoativo que estimula a percepção. Atenção !!! Não é um alucinógeno que deturpa a percepção. Ela produz a expansão da consciência, o que, se acredita, possibilita o contato com o plano espiritual. É conhecida por mais de 40 nomes diferentes como "vinho das almas", "avuela", e "chicote das almas".


É obtida através do cozimento de duas plantas nativas da Amazônia: o cipó Jagube e a folha rainha. Apesar de possuir efeitos psicoativos é autorizada pelo CONFEN (Conselho Federal de Entorpecentes), um órgão do Ministério da Justiça do Brasil, quando utilizada para fins religiosos. Não pode ser comercializada. A bebida é distribuida somente nos trabalhos espirituais, e dentro das regras estabelecidas. Não há nenhuma comprovação que a bebida crie dependência física ou psicológica. Além do Brasil, a Ayahuasca é também oficialmente permitida na Espanha, Holanda e no estado do Novo México nos EUA.

Cipó Jagube e a Folha rainha. Crédito: Santodaime.org
Cipó Jagube e a Folha rainha. Crédito: Santodaime.org

A doutrina do Santo Daime é cultuada pela Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal. Sua sigla: ICEFLU. A sede é na Vila Céu do Mapiá localizada na Floresta Nacional do Purus, município de Pauiní, Amazonas, Brasil. A doutrina reúne tradições das religiões CATÓLICA, ESPÍRITA, junto como o XAMANISMO (tradições indígenas) e CRENÇAS CABOCLAS e exotéricas. É uma religião considerada PANTEÍSTA ou COSMOCENTRISTA, onde se encontra Deus em todas as coisas, inclusive dentro de nós. Ela tráz uma nova nova ênfase nos ensinamentos católicos e uma nova interpretação dos evangelhos bíblicos.

Vila Céu do Mapia. Sede da ICEFLU. Crédito: Santodaime.org
Vila Céu do Mapia. Sede da ICEFLU. Crédito: Santodaime.org

O início do movimento religioso se deu por volta dos anos próximos a 1930, com o neto de escravos Raimundo Irineu Serra (1892-1971), o Mestre Irineu. Um homem com dois metros de altura, de cor negra e que calçava 52. Morava nas cercanias de Rio Branco, capital do Acre, Brasil; onde começou a divulgar a doutrina. Segundo ele, foi a Virgem da Conceição, como Rainha da Floresta, que lhe entregou todos os preceitos e rituais daimistas.

Crédito: Santodaime.org

Mestre Irineu teve um fiel discípulo que veio então a fundar a Igreja ICEFLU. Foi Sebastião Mota de Melo (1920-1990). Ele era fervoroso quanto aos princípios daimistas e um primoroso feitor da bebida sagrada. Em meados dos anos 70, construiu um templo próximo a Rio Branco. Atendendo aos princípios da doutrina, Padrinho Sebastião conduziu os adeptos para dentro da floresta amazônica, até um lugar hoje conhecido como Vila Céu do Mapiá, sede da ICEFLU (registrada como figura jurídica em 1998).

Foto aérea da Vila Céu do Mapiá. Floresta de Purus - Amazônia. Crédito: Santodaime.org
Foto aérea da Vila Céu do Mapiá. Floresta de Purus - Amazônia. Crédito: Santodaime.org


Trabalhos espirituais realizados pela Igreja (ICEFLU)

1- Orações. Realizadas diariamente nas igrejas e nas residências de fiéis;

2- Hinários. Celebrações especiais que reúnem grande número de fiéis e que podem durar até 12 horas;

3- Santa Missa. Todas primeiras segundas-feiras de cada mês, além de ocasiões especiais como velórios, 7º dia, 1º ano da morte e dias indicados pelo calendário oficial;

4- Trabalhos de Cura. São chamados de Trabalho de São Miguel, Mesa Branca e Trabalho de Cruzes;

5- Concentração. São quinzenais. Neles ocorre a MIRAÇÃO ocasião onde ocorre o estado visionário que a bebida produz. É característica do êxtase xamânico. Afirma-se que este momento funciona como se estivéssemos conversando com Deus; como uma terapia de conversão à verdade;

6- Feitio da Bebida Santo Daime ou Ayahuasca. A produção da bebida segue rigorosas regras ritualísticas onde as mulheres cuidam das folhas e os homens preparam o cipó. Como etapas do trabalho tem-se a localização do cipó e folhas na floresta, seu corte, seu transporte, lavagem, catação, raspação, bateção, cozimento e apuração final;

Crédito: Santodaime.org
Crédito: Santodaime.org

7- Fardamento. Momento em que os aspirantes tornam-se adeptos e membros da casa. Consiste em vestir a farda ritualística e receber a Estrela. A farda (roupas) caracterizam que os daimistas formam o "Exército da Rainha da Floresta". As mulheres usam saia, blusa, saiote e faixas. Os homens possuem farda branca e azul.

Farda feminina. Crédito: Santodaime.org
Farda feminina. Crédito: Santodaime.org


8- Cerimônias de Casamento e Batismo (como na Igreja Católica)


Curiosas Considerações Finais

1- A Igreja ICEFLU promove uma série de iniciativas sócio-ambientais. Os principais são:

  • O Instituto CEFLURIS (Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra), hoje rebatizado como IDARIS (Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra);

  • A COOPERAR, uma cooperativa agroextrativista;

  • A Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá;

  • A Associação do Vale do Juruá;

  • Vários projetos e programas que buscam orientar os moradores sobre preservação ambiental, técnicas de agricultura, manejo de flora, exportação de cacau nativo, secagem de frutas, produção de óleos e fabricação de bio-jóias.


Oficina de artesanato. Colheita e secagem da palma. Crédito: Santodaime.org
Oficina de artesanato. Colheita e secagem da palma. Crédito: Santodaime.org

2- A Vila Céu do Mapiá, sede da ICEFLU, atrai pesquisadores para conhecer e estudar a floresta amazônica. Também é um centro de peregrinação para todos os daimistas de outras regiões do Brasil e do mundo. Nela vivem hoje, cerca de 2000 pessoas.


3- A ICEFLU possui 50 filiais em todo Brasil localizadas nos estados do RJ, MG, SP, DF, TO, MS, PI, PR, SC e RS. Possui também filiais no exterior. Ao todo, estima-se cerca de 10.000 seguidores no mundo. E está crescendo...


Dai-me paz, Dai-me amor, Dai-me força, Dai-me luz. SANTO DAIME.

Como a fé é curiosa......





394 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page