top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

CIENTOLOGIA. A religião dos famosos de Hollywood

Atualizado: 4 de jun.


Uma religião misteriosa que agrega suas crenças com a tecnologia, sendo apoiada por famosos artistas de Hollywood. Porém, foi e até hoje é, bastante contestada.


Edificio da Igreja em Los Angeles
Edificio da Igreja em Los Angeles

Artistas famosos como Tom Cruise, John Travolta, Juliette Lewis, Beck Hansen, Kirshe Alley, Elisabeth Moss, Isaac Hayes, além de outros; são praticantes da cientologia, uma religião nascida nos EUA que ensina que todas as pessoas são imortais e que possuem habilidades ocultas que ainda não foram desenvolvidas.




A Cientologia foi criada por Lafayette Ron Hubbard (1911-1986) em 1952 como consequência do sistema de auto-ajuda por ele criado chamado DIANÉTICA. Hubbard entendia a dianética como uma nova psicoterapia ou uma tecnologia de cura espiritual com uma ciência organizada do pensamento. Hubbard foi também autor de livros de ficção científica. É dele o recorde de mais obras publicadas por um único autor segundo o Guinness Book.


Lafayette Ron Hubbard
Lafayette Ron Hubbard

O fundamento principal da cientologia é a crença na existência do THETAN, dentro de cada pessoa. THETAN significa a fonte cósmica ou a força da vida. O THETAN é algo não material e onisciente. Seu conceito é similar aos espíritos. Os THETANS são bons por natureza e possuem criatividade ilimitada. Os THETANS renascem em novos corpos através da HIPÓTESE, um processo semelhante à reencarnação. Para a cientologia, existe uma relação entre as experiências de encarnações passadas com a vida presente. A cada novo renascimento, os efeitos do universo no THETAN, ficam mais fortes. Este conceito é muito similar às crenças do Hinduísmo.


A cientologia utiliza um sistema de classificação emocional chamada de TONE SCALE, uma ferramenta utilizada pelos conselheiros ou auditores da igreja, durante os processos de aconselhamento aos seus praticantes. Através dele, se determina a posição da pessoa numa escada emocional, visando auxiliá-la no seu processo de melhoria. As sessões de aconselhamento, chamadas de AUDITORIA, são individuais e visam o aumento da consciência espiritual e também dos benefícios físicos. Nela, os praticantes devem reviver conscientemente os eventos dolorosos ou traumáticos de seu passado, chamados de ENGRAMAS, para libertar-se de seus efeitos.


E-meter
E-meter

Grande parte das AUDITORIAS são feitas utilizando um dispositivo eletrônico chamado E-METER cuja função é medir as variações da resistência elétrica pelo corpo do praticante. Por ele, são dectados os engramas ou cicatrizes e se os seus efeitos foram dissipados.


A Igreja enfrentou uma série de transtornos às suas atividades envolvendo processos judiciais e proibições. Até hoje sofre com acusações de praticar lavagem cerebral e de abusar financeiramente dos seus fiéis praticantes. Muitos a consideram como uma organização que, prioritariamente, visa o lucro. Alguns fatos que envolvem a igreja:

  • entendimento que o processo de AUDITORIA envolve a "hipnose de comando", uma prática considerada extremamente perigosa;

  • sofreu proibição do nome CIENTOLOGIA na Austrália necessitando de processos judiciais para anular a proibição e ter o reconhecimento como religião;

  • remoção em 1967 do status de isenção fiscal nos EUA, fato que gerou um processo judicial que demorou cerca de 25 anos em favor da igreja;

  • abertura pela igreja de cerca de 50 ações judiciais contra uma organização de oposição a ela, o Cult Awareness Network nos EUA;

  • acusações contra a igreja por tentativa de remover críticas a ela na Wikipédia

Sua sede (Gold Base) fica na cidade de San Jacinto na California, EUA. Pesquisadores acreditam que o número de cientologistas no mundo esteja entre 100 e 200 mil, principalmente nos EUA, Europa, Africa do Sul e Austrália.


Sede Mundial da Cientologia a California, EUA
Sede Mundial da Cientologia na California, EUA

Características importantes da cientologia:

  • suas crenças e cultos envolvem elementos de religiões orientais como o Taoismo e o Budismo, além do conceito de karma existente no Hinduísmo e Jainismo;

  • ocorrem cerimônias para batizados, casamentos, funerais e também cultos aos domingos;

  • patrocina uma série de programas de serviços sociais como programa antidrogas (NARCONON), programa de reabilitação em prisões (CRIMINON), e uma metodologia de educação (VOLUNTEERS MINISTERS);

  • não acreditam nos tratamentos psicológicos e também são contra o uso de medicamentos psiquiátricos;

  • designam DEUS como SER SUPREMO ou FORÇA DA VIDA;

  • caracterizam JESUS CRISTO como um exemplo de fé, de moral e de conduta

No Brasil existem 3 igrejas; duas na cidade de São Paulo e uma na cidade de Santo André. A elas estão ligadas cerca de 1.000 pessoas, sendo 100 ativos.




1.862 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page