Um budismo considerado revolucionário e que popularizou a religião e a filosofia budista pelo mundo. Fundamentado no pensamento do monge japonês Nitiren Daishonin (1222-1282), o qual é contrário ao autosacrifício e ao isolamento meditativo. Nitiren ensinou que este mundo é o local para se desfrutar a felicidade.
Para compreender as atividades religiosas, culturais e sociais da BSGI é importante conhecer resumidamente sua história e fundamentação espiritual.
Os ensinamentos de Nitiren Daishonin
Por ser contrário aos rígidos procedimentos budistas, e por ter denunciado as então populares escolas budistas Terra Pura e Zen, Nitiren ficou conhecido como "BUDA REVOLUCIONÁRIO". Provocou ira nos líderes budistas dessas escolas, e também nas autoridades governamentais que, até então, as apoiavam. Nitiren foi duas vezes exilado nas ilhas de Izu (1261-1263) e Sado (1271-1274). Morre em 1282, antes porém, nomeou 6 bonzos (sacerdotes budistas) para disseminar seus ensinamentos.
Nitiren acreditava que entre os sutras existentes, um deles deveria apresentar a verdade absoluta. Procurou muito, e depois de muito estudo, concluiu que o verdadeiro ensino do budismo poderia ser encontrado no SUTRA DE LÓTUS, e que o mantra NAM-MYOHO-RENGUE-KYO é o único ensino de condução das pessoas à iluminação, pois, transforma a ilusão em sabedoria e o sofrimento em felicidade. A invocação do mantra NAM-MYOHO-RENGUE-KYO, é a essência do budismo de Nitiren Daishonin.
SGI - Soka Gakkai Internacional - Surgimento e atuação
Tsunaburo Makiguchi (1871-1944), dedicou anos de sua vida à educação, e sempre buscou mudanças no sistema educacional japonês. Conheceu o budismo de Nitiren em 1928 aos 57 anos e julgou ter encontrado os meios que o levariam a concretizar suas ideias de promover uma reforma social por meio da educação. Em 1930, Makiguchi e Jossei Toda (1900-1958) publicaram o primeiro volume do livro "Sistema pedagógico de criação de valores", e empreenderam grupos de atividades educacionais e religiosas. Fundaram a Soka Gakkai. Porém, durante a 2a. Guerra Mundial (1939-1945), ambos criticaram abertamente a política do governo de unificar todos os ensinos ao Xintoísmo, a religião oficial do governo. Makiguchi morre na prisão em 1944 e Jossei Toda é libertado em 1945.
Em 1948, Daisaku Ikeda; filósofo, escritor e educador, se une a Jossei Toda. Com a morte de Toda, Daisaku Ikeda assumiu a presidencia da Soka Gakkai. Em 1975 foi fundada a SGI - Soka Gakkai Internacional, um movimento humanista promovendo ações que exaltam a dignidade das pessoas e a obtenção da paz. Ikeda dialogou com diversos líderes mundiais (estima-se 1700) e fundou diversas associações voltadas a cultura e educação.
Hoje, a SGI promove uma série de atividades voltadas a paz como festivais culturais, convenções, eventos esportivos, exposições educativas e encontros voltados à eliminação das armas nucleares, apoio aos refugiados, direitos humanos e à preservação do meio ambiente.
A BSGI - Brasil Soka Gakkai Internacional
A BSGI - Brasil Soka Gakkai Internacional foi fundada em 1960 e hoje possui três coordenadorias gerais, uma em São Paulo, outra no Rio de Janeiro e a última cobrindo todos os demais estados do Brasil. Dois projetos no Brasil se destacam em suas atividades:
1- EDUCAÇÃO - A escola Soka do Brasil
A SGI possui um estruturado sistema educacional. Não são escolas religiosas, porém seguem, o modelo da "educação humanista", cultivando o caráter, a sabedoria e a criatividade nos estudantes.
Em São Paulo, encontra-se a Escola Soka do Brasil, uma escola particular de ensino fundamental, onde se utiliza a metodologia de ensino brasileira em conjunto com o método desenvolvido pelo Prof. Makiguchi, chamado "Educação para uma vida criativa". Tal método também é utilizado na Universidade Soka do Japão, bem como nas demais escolas Soka existentes no mundo.
2 - CEPEAM - Centro de Pesquisas Ecológicas da Amazônia
O centro visa contribuir com a proteção da bacia amazônica através de uma série de atividades como exposições educativas visando a harmonia do ambiente com a biosfera terrestre. Enfatiza-se um conceito budista de inseparabilidade da vida e do seu meio ambiente. Outra importante atividade é um projeto de reflorestamento que já transplantou mais de 30.000 mudas em áreas afetadas.
A prática do budismo na BSGI
A maioria das reuniões e cultos budistas da BSGI são realizadas nas próprias casas dos membros, ou em pequenas comunidades espalhadas por todo o Brasil. Reuniões maiores também são realizadas nas sedes regionais como reuniões de planejamento, reuniões de palestra, recitação do DAIMOKO (recitação do mantra NAM-MYOHO-RENGUE-KYO), atividades comemorativas e apresentações artísticas.
Reunião de Palestra
A reunião é iniciada com a recitação do Gongyo (capítulos Hoben e Juryo do Sutra de Lótus), seguido do Daimoku. A recitação é feita em um local onde há um Butsudam (oratório - casa de Buda), com um Gohozon consagrado (objeto devocional). Em seguida, faz-se um estudo de um texto de ensinamentos, relatos de experiências ou de comprovação. Dura em média 1hora e meia.
Budismo Nitiren Daishonin da BSGI, uma prática muito responsável, que busca a paz interior, a paz do mundo e a preservação de tudo que a natureza nos fornece.
Como a fé é curiosa......
Comments