O Xamanismo é considerado como sendo a primeira religião da humanidade. Nasceu na Sibéria há 40 mil anos atrás e é tido como a tradição religiosa mais antiga que se conhece. Foi comum nos povos tungúsicos (etnias da Sibéria Oriental e Nordeste da Ásia). Representou uma base comum aos povos autóctones (indígenas) da Ásia e das Américas. Até hoje é cultuado em todo o mundo.
Arqueólogos argumentam que muito da arte rupestre (feita em rochas) encontrada em sítios arqueológicos retrata crenças e práticas associadas ao xamanismo. Entre todas as culturas indígenas, o xamã (pajé para muitos grupos indígenas) é considerado mágico, médico e vidente
Xamãs são indivíduos inspirados e carismáticos. São homens ou mulheres que entram em transe e têm o poder de controlar espíritos (muitas vezes encarnando-os) e são capazes de viajar para fora do corpo, tanto para o "céu", quanto para o "inferno". Até hoje, a indução a estados de transe é obtida de várias maneiras, como sons de instrumentos de percussão, da dança, da concentração perante um espelho, ou por meio do fumo, álcool ou alucinógenos.
Estudiosos do xamanismo destacam que os antigos xamãs em potencial eram marcados por um episódio de vida traumático ou doença. Quando conseguiam controlar o espírito e demonstrar estados de transe, eram reconhecidos como xamãs. Talvez, por estas experiências antes da iniciação, o xamã era (e ainda pode), ser confundido ou ter aparência de indivíduos portadores de disturbio mental como epilepsia, histeria e psicoses.
No Brasil podemos observar a presença do xamanismo como práticas médicas-religiosas em conjunto com rituais de origem africana. É chamado de pajelança cabocla, culto aos encantados, toré, catimbó e candomblé de caboclo. É visto também na umbanda.
No Brasil e em todo mundo, existem hoje várias vertentes do NEO-XAMANISMO conhecido também como XAMANISMO URBANO, com tradições espirituais e divulgação de novos saberes existenciais.
Nas cidades de São Paulo e do Grande ABC, existem organizações especializadas no XAMANISMO como escolas, templos, centro espírita, terapeutas particulares, centros de bem-estar e centros de meditação.
Comments