A ciência a cada dia aprimora cada vez mais os métodos e tratamentos para a fertilização humana, possibilitando um grande número de mulheres a poder gerar uma criança. No entanto, em muitos casos, dependendo do método de tratamento, grandes religiões os desaprovam, devido a não estarem de acordo com seus princípios doutrinários.
Quais são os tratamentos especializados para a fertilização humana? Como cada grande religião julga cada tratamento? Aprova? Desaprova? Ou deixa a decisão para o próprio fiel? (Livre-arbítrio)
Tais informações serão a seguir mostradas. Foram obtidas no artigo: "A Ética, as Leis e as Religiões nos tratamentos de fertilização. O permitido e o proibido" publicado pelo Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia - IGPO no site http://vidaconcebida.com.br, consultado em 30/09/2023. Esse artigo apresenta entrevistas com expressivas autoridades de cada religião. Cada qual apresenta sua opinião sobre o método proposto, expressando seu julgamento entre as opções: APROVADO, REPROVADO ou LIVRE ARBÍTRIO (Decisão do fiel).
Nosso objetivo aqui é apresentar de forma concisa as opiniões das autoridades religiosas. Elas serão expressadas em quadros destinados a cada tratamento, através das seguintes figuras:
Cabe ressaltar que, mesmo sendo de uma expressiva autoridade, entende-se que o julgamento apresentado não representa uma posição oficial da instituição religiosa.
Vamos lá !
1º Tratamento - COITO PROGRAMADO
Consiste na administração de medicamentos visando estimular o crescimento do folículo ovariano, de modo a levar à liberação do óvulo. É uma técnica pouco invasiva. A seguir, as opiniões de cada religião:
2º Tratamento - INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
Consiste em depositar o sêmen diretamente na cavidade uterina da mulher, durante seu período fértil. É uma técnica que aumenta consideravelmente as chances de conceber uma gravidez. Abaixo, as opiniões das autoridades religiosas:
3º Tratamento - FERTILIZAÇÃO IN VITRO
Consiste em fertilizar os óvulos com os espermatozoides em um ambiente ambulatorial e controlado. O cultivo dos embriões é realizado fora do corpo da mulher e, posteriormente, transferidos ao útero. As opiniões das autoridades religiosas estão expressas a seguir:
4º Tratamento - DOAÇÃO DE EMBRIÕES
Um embrião é formado pela união entre o gameta masculino e o feminino. Ao ocorrer a fecundação, é gerada uma estrutura chamada zigoto. Após as primeiras etapas de divisão celular, o óvulo fecundado passa a ser um embrião. A doação de embriões é feita por casais que também são ou foram pacientes e que decidiram congelar os embriões excedentes para futuramente utilizá-los, ou não, numa nova gestação. A seguir as opiniões das autoridades religiosas:
5º Tratamento - CONGELAMENTO DE ÓVULOS
É um procedimento em que os óvulos da mulher são captados e colocados em nitrogênio líquido, onde são congelados e mantidos numa temperatura de cerca de 200 graus Celsius negativos. Abaixo, quadro demonstrativo das opiniões das autoridades religiosas:
6º Tratamento - CONGELAMENTO DE EMBRIÕES
O congelamento de embriões é um método que busca preservar a fertilidade de uma mulher que necessita adiar a maternidade por questões pessoais ou médicas. O embriões assim são congelados, preservando-se sua qualidade. As opiniões das autoridades religiosas sobre este tratamento estão expressas a seguir:
7º Tratamento - DOAÇÃO DE SÊMEN / ÓVULOS
A doação de óvulos ou sêmen é um procedimento indicado a casais inférteis onde, um ou ambos não possuem gametas, e também em casos em que possa ocorrer transmissão de doenças genéticas a descendentes.
Finalizando resta comentar que não é intenção deste post explicar em detalhes cada tratamento de fertilização, mas sim, de forma resumida, apresentar o pensamento de cada religião, e compará-los.
Como a fé é curiosa.....
Comments