O local mais famoso de rituais druídas é Stonehenge no Reino Unido (Círculo de Pedras. Foi usado como cenário de um portal do tempo na série Outlander). Acreditávasse que sua construção tivesse sido feita pelos druídas, porém, hoje, arqueólogos afirmam que a estrutura tem data de 2.000 anos antes dos druídas.
A partir do Séc. XVII, grupos de druídas começaram a realizar cerimônias em Stonehenge, para celebrar o solstício de verão. Até hoje, Stonehenge é usado para celebrações e encontros com danças, poesias e atividades, sempre reverendando e harmonizando a natureza, fator primordial na religião.
Os rituais druídicos envolvem bençãos para um local, pedidos de paz, oferendas aos espíritos de um local, ações de cura, orações e oferendas aos ancestrais, honra aos seres dos três reinos (mar, terra e céu), ou um banquete ritual (A bebida preferida é o hidromel).
Os druídas eram sacerdotes das tribos do antigo povo celta. Eram curandeiros e tinham o papel de curar as pessoas da comunidade e também a natureza. Chegavam a ser conselheiros de reis e líderes celtas (Como Tallesin, druída conselheiro do Rei Arthur na Idade Média).
O druidísmo é uma religião de origem pagã (do campo, da natureza). É um caminho espiritual. Adora diversas deidades em seus panteões. Os deuses druídas personificam as forças da natureza, das artes e também ancestrais. Podem ser chamados de diferentes nomes devido ao grande número de povos celtas, entre eles os gálatas, bóios, gauleses, volcas, caledônios, belgas e outras dezenas de povos e tribos.
Os deuses celtas não possuem hierarquia como na mitologia grega. Nenhum deles é totalmente bom ou mal. Desempenham vários papéis. Podem ser benevolentes como a chuva que vem para irrigar as plantações, ou cruéis como a tempestade que inunda e destrói um local.
Três motivos justificam a existência dos deuses celtas:
ser um ancestral do povo divinizado ao morrer, como Merlin (da mágica ilha de Avalon);
ser um espírito da natureza ou de fenômenos meteorológicos como rios, montanhas, relâmpagos, chuva, fogo, mar, etc
ser um espírito patrono de um ofício ou arte.
O panteão celta é muito longo. A título de curiosidade apresento apenas alguns:
AINE - representa o amor, a alegria, a beleza e a fertilidade
ANGUS MAC OG - representa a juventude, amor e beleza
ARAWN - representa a vingança, o terror, a guerra
DAMA BRANCA - representa a morte e a destruição
MACHA - representa a astúcia, a sexualidade e o domínio sobre os machos
BADB - representa a sabedoria, a inspiração, a iluminação
BELENOS - representa o Sol e o fogo
CERNUNNOS - representa os animais, os bosques
TALLESIN - patrono dos druídas, bardos e menestréis
TARANIS - representa os trovões (Não confundir com o THOR que pertence ao panteão nórdico)
Os druídas utilizavam vários símbolos que refletiam a sua crença de que tudo que existe possui alma (ANIMISMO). Para os celtas, os símbolos tinham um incrível poder mágico. Faziam parte da cultura e eram desenhados em peças artesanais. Destaco dois deles: o Trisklion e a Cruz Celta.
Em todo o mundo e em especial nos países de matriz européia, há muitos grupos druídicos organizados em Ordens ou Colégios. Diversos grupos também existem no Brasil, principalmente nos estados do sul e sudeste. Mais detalhes podem ser vistos nos sites uniaodruidicadobrasil.wordpress.com e www.druidismo.com.br
Comments