top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

São Francisco de Assis.... o mais perfeito seguidor de Jesus Cristo....

Atualizado: 24 de abr.

São Francisco viveu parte de sua vida como um mendigo. Como Cristo, ele praticava a Pregação Itinerante, diferente dos sermões enclausurados nos mosteiros de sua época. Fundou a Ordem Mendicante dos Frades Menores (Ordem dos Franciscanos).

Escultura de São Francisco de Assis
Escultura de São Francisco de Assis

Sua crença era que o evangelho deveria ser explicado, imitando a vida de Cristo. Suas ações renovaram os conceitos católicos de seu tempo. Ainda vivo, os cristãos já o consideravam um grande santo. Sua canonização ocorreu em menos de 2 anos do seu falecimento. Pessoas de todas classes sociais o procuravam para obter conselhos e orientações.


São Francisco de Assis sempre exaltou a paz. Usava frequentemente a saudação "Pax e Bonum" (Paz e Bem). Posteriormente, tal saudação se tornou o lema da sua Ordem e também o lema da cidade de Assis na Itália. Pessoalmente, ele conseguiu a paz em vários conflitos internos que ocorreram na Itália como os das cidades de Arezzo, Peruggia, Siena, Gubbio e Bolonha.

"Expulsão dos demônios de Arezzo". Quadro de Giotto di Bondene exposto na Basílica de São Francisco de Assis, Assis, Itália.
"Expulsão dos demônios de Arezzo". Giotto di Bondene. Exposto na Basílica de São Francisco de Assis, Assis Itália.

Foi um grande devoto da Virgem Maria. Para ele, a pobreza era um instrumento para se obter a purificação e fonte de verdadeira graça e alegria. Em especial, a pobreza interior; aquela de despoja de toda pretensão a bens. Todas as aflições e doenças corporais deveriam ser aceitas com paciência, e encaradas como formas de purificação, incluindo a resistência aos desejos sexuais.


Em sua vida demonstrou uma relação amorosa com a natureza, tornando-se o Patrono dos Animais e do Meio Ambiente. Propôs uma lei para que o povo alimentasse as aves selvagens durante o inverno. Pássaros pousavam a sua volta para ouví-lo pregar quando quase ninguém o fazia. Há relatos que ele ocasionalmente encontrou um lobo feroz que atacava as fazendas. Ele pede ao lobo que não faça mais os ataques e o lobo se acalma e lhe estende a pata.

"O sermão aos pássaros". Quadro exposto na Basília de São Francisco de Assis, Assis, Itália.
"O sermão aos pássaros". Quadro exposto na Basília de São Francisco de Assis, Assis, Itália.

Para ele, toda a Criação estava interconectada. No seu cântico Irmão Sol, chamou os ventos, o Sol, a Lua, o fogo e outros elementos do mundo como irmãos. A natureza era digna de apreço e admiração pois era a expressão da divindade de Deus.


Seu nome era Giovanni di Pietro di Bernardone. Nasceu em Assis, Itália, em 1181 ou 1182. Morreu em 03/10/1226. Seus pais eram comerciantes bem sucedidos em Assis. Era indisciplinado, extravagante, aventureiro, amava roupas de moda, gostava de beber e gastava todo o dinheiro que tinha. Queria ser um herói. Alistou-se em 1202 para lutar na guerra de Assis contra Peruggia. Foi capturado e preso. Ficou doente ao ser libertado, com sequelas na visão e no aparelho digestivo, até o final de sua vida. Alistou-se depois para lutar nas Cruzadas. Ao seguir para as batalhas, ouve uma mensagem divina para voltar e aguardar, pois lhe seria dito o que deveria fazer. Num passeio, encontra um leproso e percebe que não teve aversão a ele, lhe oferecendo seu próprio manto. Certo dia, ao entrar na Igreja de São Damião, ouve a voz de Cristo para que reconstruísse a igreja, face ao péssimo estado que ela estava. Vendeu todos os tecidos caros da loja de seu pai a baixos preços, e doou o dinheiro para a recontrução da igreja.

Seu pai enlouqueceu. Francisco retirou todas as suas roupas colocando-as aos pés de seu pai, renunciou a sua herança, e partiu nú iniciando sua vida de pobreza e mendicância. Foi ser pedreiro e ajudou a recontruir várias igrejas ao redor de Assis.

"Renúncia aos bens mundanos". Quadro de Giotto de Bondone exposto na Basílica de São Francisco de Assis, Assis, Itália.
"Renúncia aos bens mundanos". Giotto de Bondone. Basílica de São Francisco de Assis, Assis, Itália.

Junto com seguidores, seguiu à Roma para que o papa aceitasse sua "Regra Primitiva" que tinha por objetivo a fundação de sua Ordem.

"Francisco e seus companheiros diante de Inocêncio III". Giotto di Bondone. Basílica de São Francisco de Assis, Assis, Itália.
"Francisco e seus companheiros diante de Inocêncio III". Giotto di Bondone. Basílica de São Francisco de Assis, Assis, Itália.

O papa Inocêncio III aceitou a regra e autorizou a Ordem, mas não por escrito. Permitiu que o grupo pregasse e desse socorro moral aos pobres. Em 1212, Clara d'Ofreducci entrou na Ordem. Fundou o ramo feminino, as CLARISSAS. Francisco parece ter mantido uma relação afetiva especial com Clara, vendo nela uma liderança natural para a Ordem. Futuramente, a Igreja a canonizou como SANTA CLARA.


"São Francisco cortando os cabelos de Santa Clara". Século XV. Exposto no Deutshes Historiches Museum.
"São Francisco cortando os cabelos de Santa Clara". Século XV. Exposto no Deutshes Historiches Museum.

Em 1219, São Francisco de Assis foi ao Egito e encontrou-se com os cruzados. Profetizou sua derrota ( 5a. Cruzada ). Pregou o evangelho aos muçulmanos na Espanha, Egito e Palestina. Foi o primeiro na história do Cristianismo a chamar sua comunidade de FRATERNIDADE. Foi o primeiro também, a representar o nascimento de Jesus Cristo num presépio numa gruta de Greccio, Itália, em 1223.


Sua vida é contada no filme Irmão Sol, Irmã Lua. Assista o trailler.....





247 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page