São Francisco viveu parte de sua vida como um mendigo. Como Cristo, ele praticava a Pregação Itinerante, diferente dos sermões enclausurados nos mosteiros de sua época. Fundou a Ordem Mendicante dos Frades Menores (Ordem dos Franciscanos).
Sua crença era que o evangelho deveria ser explicado, imitando a vida de Cristo. Suas ações renovaram os conceitos católicos de seu tempo. Ainda vivo, os cristãos já o consideravam um grande santo. Sua canonização ocorreu em menos de 2 anos do seu falecimento. Pessoas de todas classes sociais o procuravam para obter conselhos e orientações.
São Francisco de Assis sempre exaltou a paz. Usava frequentemente a saudação "Pax e Bonum" (Paz e Bem). Posteriormente, tal saudação se tornou o lema da sua Ordem e também o lema da cidade de Assis na Itália. Pessoalmente, ele conseguiu a paz em vários conflitos internos que ocorreram na Itália como os das cidades de Arezzo, Peruggia, Siena, Gubbio e Bolonha.
Foi um grande devoto da Virgem Maria. Para ele, a pobreza era um instrumento para se obter a purificação e fonte de verdadeira graça e alegria. Em especial, a pobreza interior; aquela de despoja de toda pretensão a bens. Todas as aflições e doenças corporais deveriam ser aceitas com paciência, e encaradas como formas de purificação, incluindo a resistência aos desejos sexuais.
Em sua vida demonstrou uma relação amorosa com a natureza, tornando-se o Patrono dos Animais e do Meio Ambiente. Propôs uma lei para que o povo alimentasse as aves selvagens durante o inverno. Pássaros pousavam a sua volta para ouví-lo pregar quando quase ninguém o fazia. Há relatos que ele ocasionalmente encontrou um lobo feroz que atacava as fazendas. Ele pede ao lobo que não faça mais os ataques e o lobo se acalma e lhe estende a pata.
Para ele, toda a Criação estava interconectada. No seu cântico Irmão Sol, chamou os ventos, o Sol, a Lua, o fogo e outros elementos do mundo como irmãos. A natureza era digna de apreço e admiração pois era a expressão da divindade de Deus.
Seu nome era Giovanni di Pietro di Bernardone. Nasceu em Assis, Itália, em 1181 ou 1182. Morreu em 03/10/1226. Seus pais eram comerciantes bem sucedidos em Assis. Era indisciplinado, extravagante, aventureiro, amava roupas de moda, gostava de beber e gastava todo o dinheiro que tinha. Queria ser um herói. Alistou-se em 1202 para lutar na guerra de Assis contra Peruggia. Foi capturado e preso. Ficou doente ao ser libertado, com sequelas na visão e no aparelho digestivo, até o final de sua vida. Alistou-se depois para lutar nas Cruzadas. Ao seguir para as batalhas, ouve uma mensagem divina para voltar e aguardar, pois lhe seria dito o que deveria fazer. Num passeio, encontra um leproso e percebe que não teve aversão a ele, lhe oferecendo seu próprio manto. Certo dia, ao entrar na Igreja de São Damião, ouve a voz de Cristo para que reconstruísse a igreja, face ao péssimo estado que ela estava. Vendeu todos os tecidos caros da loja de seu pai a baixos preços, e doou o dinheiro para a recontrução da igreja.
Seu pai enlouqueceu. Francisco retirou todas as suas roupas colocando-as aos pés de seu pai, renunciou a sua herança, e partiu nú iniciando sua vida de pobreza e mendicância. Foi ser pedreiro e ajudou a recontruir várias igrejas ao redor de Assis.
Junto com seguidores, seguiu à Roma para que o papa aceitasse sua "Regra Primitiva" que tinha por objetivo a fundação de sua Ordem.
O papa Inocêncio III aceitou a regra e autorizou a Ordem, mas não por escrito. Permitiu que o grupo pregasse e desse socorro moral aos pobres. Em 1212, Clara d'Ofreducci entrou na Ordem. Fundou o ramo feminino, as CLARISSAS. Francisco parece ter mantido uma relação afetiva especial com Clara, vendo nela uma liderança natural para a Ordem. Futuramente, a Igreja a canonizou como SANTA CLARA.
Em 1219, São Francisco de Assis foi ao Egito e encontrou-se com os cruzados. Profetizou sua derrota ( 5a. Cruzada ). Pregou o evangelho aos muçulmanos na Espanha, Egito e Palestina. Foi o primeiro na história do Cristianismo a chamar sua comunidade de FRATERNIDADE. Foi o primeiro também, a representar o nascimento de Jesus Cristo num presépio numa gruta de Greccio, Itália, em 1223.
Sua vida é contada no filme Irmão Sol, Irmã Lua. Assista o trailler.....
Comentarios