top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

.....Rezar 5 vezes ao dia...Jejuar...Peregrinar.....

Atualizado: 10 de abr.

Conheça os cinco compromissos da fé dos muçulmanos


Muçulmano em consulta ao Alcorão
Muçulmano em consulta ao Alcorão

Para os muçulmanos o propósito da vida é adorar o deus Allah. Crêem que o islamismo seja a religião que prega o ensinamento completo da fé revelada por muitos profetas como Abraão, Moisés e Jesus. (O islamismo considera Jesus como profeta e Maomé, o fundador da religião, como sendo o último profeta enviado por Allah).


A fé muçulmana está fundamentada em cinco pilares que são os compromissos de um bom fiel. São eles:


1) A FÉ. Todo muçulmano deve recitar e aceitar o credo, ou Shahadad. Uma curta frase que em português significa: "Não há outro deus além de Allah; Muhammad é servo e mensageiro de Allah" (Muhammad é o nome do profeta Maomé). A recitação, feita com sinceridade, é um sinal de fé e o testemunho mais estimulado no islamismo. Devem ser as primeiras palavras que um muçulmano diz ao se levantar e as últimas antes de dormir. O texto está contido na bandeira da Arábia Saudita.

Bandeira da Arábia Saudita
Bandeira da Arábia Saudita

2) A ORAÇÃO. O fiel deve orar cinco vezes ao longo do dia, voltado em direção a Meca (cidade sagrada do islamismo localizada na Arábia Saudita).

Os momentos das orações são:

  • Até 15 minutos antes do raiar do Sol;

  • No ponto mais alto do Sol;

  • A tarde, até o início do por do Sol;

  • Antes do final do por do Sol, e

  • Ao anoitecer.

Cada oração (Salah) consiste de um conjunto de versículos do Alcorão ( livro sagrado ) rezados em posições variadas ( em pé, curvado, de joelhos e sentado ). As orações devem ser feitas em árabe, mesmo que o fiel não conheça a língua.

Celebração numa mesquita
Celebração numa mesquita

3) A CARIDADE. É um tributo religioso. A doação é anual e obrigatória a todos os muçulmanos. Incide, em regra, sobre 2,5% da riqueza pessoal de cada um. Muitos fazem sua doação no mês do Ramadã. O valor arrecadado é aplicado na comunidade local.

Caixa de doação na Mesquita de Taipei (Capital de Taiwan)
Caixa de doação na Mesquita de Taipei (Capital de Taiwan)

4) O JEJUM. MÊS DO RAMADÃ. Em todos os dias deste mês, os fiéis devem jejuar (alimentos e bebidas) do raiar do dia ao por do sol. O mês do Ramadã corresponde ao nono mês do calendário islâmico. Em 2021, foi no período de 12/04 a 12/05.

Decoração nas ruas de Jerusalém durante o Ramadã
Decoração nas ruas de Jerusalém durante o Ramadã

5) A PEREGRINAÇÃO A MECA. Fazer a peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida, se tiver condições físicas e meios econômicos. Deve ser feita entre o 8º e o 13º dia do último mês do calendário islâmico. Em 2021, de 17/07 a 22/07. O peregrino tem de dar sete voltas completas em torno da Kaaba (edifício no centro da mesquita em Meca), sempre a orar, antes de entrar no recinto que fica dois metros abaixo do solo, por uma única porta, descendo por uma escada móvel de madeira. No ângulo leste da Kaaba está a famosa Pedra Negra, engastada num bloco de prata que mantém unidos os seus fragmentos estilhaçados. Esta Pedra Negra, pedaço de lava solidificado que teria sido entregue pelo anjo Gabriel a Abraão e a seu filho, é beijada pelos peregrinos de forma devota.

Peregrinação à Mesquita de Meca
Peregrinação à Mesquita de Meca






149 visualizações2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

2 commenti


Emerson Alves Dos Santos
Emerson Alves Dos Santos
29 mag 2021

Obrigado Professor pela sua colaboração intelectual e cultural, que este projeto continue mais e mais. 🌹

Mi piace

Emerson Alves Dos Santos
Emerson Alves Dos Santos
29 mag 2021

عيدكم مبارك إخوتي و أخواتي الأعزاء.

كل عام و أنتم بخير و الى الله أقرب.

تقبل الله طاعاتكم و دفع عنكم كل مكروه.

Mi piace
bottom of page