top of page

OS IAZIDIS. "ADORADORES DO DIABO". Filhos só de Adão

Foto do escritor: contatogilsonsscontatogilsonss

Atualizado: 6 de jan.

IAZIDISMO é a religião majoritária dos IAZIDIS, um povo originário no antigo Curdistão (curdos), hoje dividido entre o Iraque, Irã, Síria e Turquia. Estimativas apontam que os iazidis hoje se concentram no Iraque (Curdistão do Sul) com cerca de 650.000 pessoas, na Síria (Curdistão Ocidental) com 50.000, na Rússia e Alemanha com 40.000 cada um; Armênia e Geórgia com 30.000 cada um e um número menor em outros países.


Templo Iazidi em Lalish - Iraque
Templo Iazidi em Lalish - Iraque

O IAZIDISMO é uma religião étnica monoteísta, com raízes em antigas religiões da Mesopotâmia, em especial o Zoroastrismo e o Mitraísmo. Aos poucos foi ganhando características do Cristianismo e principalmente do Islamismo (Sufismo).


Os IAZIDIS são um grupo fechado, recusando a mistura com outras etnias (aceitam casamentos entre parentes de sangue), ou com outras religiões. Organizam-se em 3 castas: os MURIDS, os SHEIKS e os PIRS (Discípulos, Guias e Mestres - termos oriundos do Sufismo Islâmico). Casam-se apenas dentro de sua casta. Não aceitam a conversão para outras religiões. Afirma-se que o pior destino possível para um IAZIDI é ser expulso de sua comunidade. Isto significa que sua alma jamais poderá progredir.


Celebração Iazidi
Celebração Iazidi - Wikimedia

Por quê adoradores do diabo? Por quê filhos só de Adão?


OS IAZIDIS. "ADORADORES DO DIABO". Filhos só de Adão


Para compreender estes títulos, é necessário conhecer a curiosa história da criação do mundo na crença IAZIDI. Através dela conheceremos também outros importantes elementos existentes na cultura, nas crenças e nos cultos.


A formação do cosmo e a origem da vida

A história IAZIDI da formação do cosmo e da origem vida divide-se em 3 fases:


1 - ENZEL - O estado antes da explosão da pérola. Deus era único num mundo puro, espiritual, imaterial e infinito. Um estado sem espaço e sem tempo. Deus, usando sua própria luz, criou uma pérola branca, a qual iria gerar o Universo;

2 - A CRIAÇÃO DO COSMO - Depois da separação de Deus e da pérola, o Universo explodiu da pérola e tornou-se visível como ondas em movimento que formaram o oceano cósmico (semelhante a hipótese do Big-Bang);

3 - A CRIAÇÃO DA TERRA E DO HOMEM - Deus, antes de criar a Terra, criou SETE ANJOS SAGRADOS dirigindo para eles, todos os assuntos terrenos. Deus designou um dos anjos como líder e o nomeou TAWUSI MELEK, o Anjo Pavão. A seguir, Deus procedeu a criação da Terra e de ADÃO e EVA, colocando-os no Paraíso, os quais, darão início à criação da humanidade (com exceção dos IAZIDIS).

Melek Taus - Anjo Pavão
Melek Taus - Anjo Pavão

Os IAZIDIS são descendentes só de ADÃO - Ué! Como pode ser?

As escrituras IAZIDI dizem que antes do pecado capital, Adão e Eva tiveram desavenças sobre qual deles seria o responsável pela geração das crianças. Cada um deles guardou a sua semente em um grande pote que foi selado. Quando o pote de Eva foi aberto, estava com insetos e outras criaturas desagradáveis. No pote de Adão estava um belo rapaz, conhecido como o FILHO DO POTE. Ele cresceu e depois casou com uma HOURI, gerando o povo IAZIDI. HOURI é um termo islâmico que significa uma jovem mulher muito bela que vive no paraíso como companheira de fiéis islâmicos que faleceram.

O filho do pote - Iazidismo - Geração IA
O filho do pote - Iazidismo - Geração IA

Mas, por quê adoradores do diabo?

O título vem da semelhança muito grande do relato da ascensão do anjo Tawusi Melek como o anjo favorito de Deus, com a história de IBLIS considerado o anjo demônio no Islamismo.

Um famoso conto IAZIDI diz que ao criar os SETE ANJOS SAGRADOS, Deus ordenou que se prostassem somente a ele, seu criador. Noutra oportunidade, diante da presença de ADÃO, Deus pediu aos sete anjos que se prostassem perante Adão. Seis se prostaram, menos Tawusi Melek, a principal figura sagrada do IAZIDISMO.

A recusa a se prostar diante de Adão - Geração IA
A recusa a se prostar diante de Adão - Geração IA

No Alcorão, história semelhante ocorre com o anjo IBLIS, que não atendeu a ordem de Alá para se prostar perante Adão, e por isso, o anjo Melek é considerado pelos islâmicos como sendo o demônio.

Essa associação do Anjo Melek do Iazidismo com o anjo IBLIS do islamismo, rendeu profundas perseguições ao povo IAZIDI, principalmente por parte do povo islâmico e notadamente pelo grupo radical ESTADO ISLÂMICO.

Para os IAZIDIS, o comando de Deus era, na verdade, um teste destinado a determinar qual dos anjos era o mais leal a Deus. Melek atendeu à primeira ordem de não se prostar diante de alguém que não fosse seu criador.

Este é mais um exemplo de que o fanatismo a diferentes crenças religiosas sejam motivo de perseguições e guerras.


Alguns curiosos elementos característicos do IAZIDISMO

  • Deus é chamado de XUEDÊ, ou XUEDAWEND, ou EZDAN, ou PEDHA, ou uma série de outros possíveis nomes. Hinos IAZIDIS dizem que Deus tem 1001 nomes;

  • No IAZIDISMO, fogo, água, ar e terra são elementos sagrados e não devem ser poluídos;

  • O Sol é um elemento sagrado sendo encarado como o "olho de Deus";

  • Os IAZIDIS possuem 5 orações diárias (madrugada, nascer do Sol, Meio-Dia, Tarde e Por do Sol). Todas são feitas em direção ao Sol, com exceção da oração do Meio-Dia feita na direção da cidade de Lalish no Norte do Iraque (considerada cidade santa);

  • Os IAZIDIS adotaram o Batismo do Cristianismo o qual é realizado somente na cidade de Lalish, e também, algumas práticas islâmicas como a circuncisão (não obrigatório) e não utilizar calçados nos templos;

  • Os IAZIDIS não usam a cor azul em suas roupas (se desconhece o motivo) e as noivas usam vermelho no casamento;

  • Os IAZIDIS acreditam que as almas passam sucessivamente por vários corpos (transmigração) e que a purificação é gradual devido ao renascimento contínuo. Isto faz com o que o inferno não seja necessário. Eles vêem o renascimento como um "trocar de roupa";

  • Os IAZIDIS crêem que tanto o BEM como o MAL existem na mente e no espírito das pessoas, e são elas próprias que escolhem a um ou a outro;

    Figura símbolo do Iazidismo
    Figura símbolo do Iazidismo
  • Muitos IAZIDIS consideram a carne de porco proibida para consumo;

  • Os IAZIDIS, além de Deus acreditam numa tríade divina formada pelo Anjo Melek Taus, o Xeque Adi ibn Musafir e o Sultão Ezid;

  • A literatura religiosa IAZIDI é composta principalmente pela poesia transmitida oralmente. Como livros sagradas IAZIDI têm-se o LIVRO DA REVELAÇÃO e o LIVRO NEGRO, escritos em 1911 e 1913. Estudiosos dizem que os livros são falsificações escritas por não-iazidi. No entanto, seu conteúdo faz jus às tradições iazidis autênticas.


Como a fé é curiosa...



38 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page