top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

O MILAGROSO SURGIMENTO DA FONTE DA IGREJA NOSSA SENHORA D'AJUDA, O 1º SANTUÁRIO MARIANO DO BRASIL

Atualizado: há 1 dia

Sob o comando do Padre Manoel da Nóbrega, os jesuítas Vicente Rodrigues e Francisco Pires em 1547, erguem uma pequena capela num vilarejo, contendo em seu altar uma imagem de Nossa Senhora D'Ajuda trazida por eles de Portugal. Este é o início da história do Distrito de Arraial D'Ajuda no município de Porto Seguro na Bahia. Esta pequena capela foi assim, o PRIMEIRO SANTUÁRIO MARIANO DO BRASIL.

Praça Central com a Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda

Diz a história que, nesta época, bem próximo ao seu altar, brotou uma fonte d'água de forma inusitada, como se fosse um milagre. O uso de suas águas, começou a curar pessoas e promover milagres àqueles que dela se utilizavam. O local na época tornou-se famoso e muitos o procuravam. A fonte jorra até hoje. Vamos conhecer um pouquinho da história de seu surgimento.


Fonte da Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda. Jorra desde 1549.

Relatos históricos noticiam o surgimento da fonte. São eles:


  • o primeiro é uma carta do próprio Padre Vicente Rodrigues (um dos construtores da capela) dizendo que ele e o Padre Francisco Pires (o outro construtor) foram presenteados por Deus com uma fonte de água fresca que surgiu no meio da terra. A fonte ficou conhecida como Fonte da Senhora e diversos milagres foram atribuídos às suas águas;

  • outro documento foi escrito por um padre jesuíta chamado Antônio Pires que disse que um homem, ao cortar uma árvore sob o altar, foi arremessado para longe sem se ferir e imediatamente a terra se levantou, nascendo a fonte. Suas águas operavam milagres na comunidade;

  • houve também um relato escrito pelo jesuíta José de Anchieta que conta o milagre de ter jorrado uma fonte fora da fachada principal da capela, ao pé de uma frondosa árvore, no momento em que o Padre Francisco Pires celebrava alí uma missa.


Altar da Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda

Além desses relatos, são conhecidas também duas lendas que descrevem o surgimento da fonte:


  • a primeira diz que ao se ver um grande tronco de árvore junto a capela, pediu-se a Nossa Senhora o milagre de dar água aquele lugar. Quando todos foram a missa, no meio do santo sacrifício, arrebentou de súbito um jorro de água no tronco junto ao altar de Nossa Senhora;

  • outra lenda diz que numa planície morava um fazendeiro que proibiu que os religiosos buscassem água em sua propriedade. Os fiéis então começaram a rezar e suplicaram pelo milagre de uma fonte de água para abastecer a vila, o que aconteceu em plena hora da missa. O fazendeiro arrependido, resignou-se e comungou com os fiéis.


A fonte é hoje uma atração turística de Arrail D'Ajuda. Seu pavimento foi construído entre 1929 e 1930. Hoje, uma lenda diz: Quem aquí se banhar, sempre voltará ao Arraial d'Ajuda. A fonte está interligada à Igreja através de uma escadaria onde em seus degraus poderão ser apreciados mosaicos sobre a história de Arraial e orações para a padroeira.

Mosaicos na escadaria que interliga a Praça Central da Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda com a Fonte

A foto a seguir mostra os períodos marcantes da história da Igreja. Atrás dela encontra-se um mirante chamado Mirante das Fitas de onde se consegue ver a Estrada da Balsa e as praias dos Pescadores e Araçaipe. O visual é imperdível, um ótimo lugar para se observar tanto o pôr quanto o nascer do sol. Se desejar, o visitante poderá amarrar uma fita com três nós, um para cada desejo importante que tenha.

Datação dos importantes acontecimentos com a Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda

Arraial D'Ajuda, um dos locais de fé do povo da Bahia, do povo brasileiro e todo o mundo...


Como a fé é curiosa......

68 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page