top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

O apocalípse já começou. E a ciência pode justificá-lo através da Teoria de Gaia.

Atualizado: 3 de abr. de 2023

Diversas religiões prenunciam o fim dos tempos, o apocalípse. São João, apóstolo de Cristo é o autor do Livro do Apocalípse ou o Livro das Revelações. Nele, descrevesse que na batalha final haverá chuvas de meteóros, terremotos, doenças e pragas, junto com o aparecimento dos 4 cavaleiros do apocalípse. O juízo final virá depois, após a vitória de Deus contra as forças do mal.


Crédito: Commons Wikimedia
Crédito: Commons Wikimedia

No hinduísmo o fim dos tempos tem o nome de Kali Yoga, um processo composto por 4 partes cíclicas. Hoje estamos na 4a. etapa que é composta pela degradação humana, espiritual, ambiental, cultural, social e moral. O acúmulo de riquezas, com poucos, dominará o mundo, junto com a fome, doenças, pragas e mentiras.

Crédito: Commons Wikimedia
Crédito: Commons Wikimedia

No judaísmo o mundo terminará com a vinda do novo Messias onde os bons serão recompensados e os ruins punidos. No islamismo o apocalípse é descrito de forma semelhante ao cristianismo, ocorrendo o Dia do Juízo. Para o espiritismo, já estamos vivendo o apocalípse. Estamos num mundo de provas e expiações para que ele se regenere. Corresponde a uma fase de transição até ocorrer a realocação dos espíritos menos evoluídos para outros planos. Os espíritos mais evoluídos herdarão a Terra. As novas religiões japonesas prenunciam a chegada de uma nova era, uma transformação geral da humanidade na Terra.


De forma geral, todas as previsões apocalípticas prevêem muitos desastres ambientais, a degradação social como a fome, pandemias, desavenças e lutas pela sobrevivência e muitas mortes, e a sobrevivência de poucas pessoas para continuidade da raça humana (recompensa dos bons, ou dos espíritos evoluídos, ou daqueles que conseguiram a salvação divina, ou dos escolhidos para povoar a nova era). Muitos pensam que as consequências da Covid-19 já faz parte do processo apocalíptico. E de certa forma, não deixam de ter alguma razão.

Crédito: Commons Wikimedia
Crédito: Commons Wikimedia

Mas, e a CIÊNCIA? Ela pode antever e justificar o APOCALÍPSE?


SIM, PODE!


É o que nos fala JAMES LOVELOCK, químico, matemático, pesquisador e ambientalista, através da TEORIA DE GAIA. Segundo ele, o apocalípse, é cientificamente justificado, e já começou. A Teoria de Gaia foi idealizada por ele nos anos 60 quando trabalhava para a NASA. Apresentou suas idéias à comunidade científica em 1972. Foi taxado de maluco. Sofreu grande resistência da grande maioria dos cientistas. Sua teoria foi vista como exemplo de anticiência e pseudociência, apesar da aprovação dos ambientalistas.

Crédito: Wikipedia
Crédito: Wikipedia

Depois de dezenas de anos, após os cientistas especializados observarem cada vez mais a elevação da temperatura média do planeta, o crescente derretimento das camadas polares, o acentuado desmatamento, as grandes inundações e a violência dos tufões e furacões; a resistência à Teoria de Gaia foi sendo vencida. Hoje, um grande número de pesquisadores estão se dedicando à articulação teórica e aos testes empíricos relacionadas a ela.

Crédito: Wikipedia
Crédito: Wikipedia

A Teoria de Gaia pode ser resumida de uma forma bem simples. Imagine o nosso planeta como um SUPER-ORGANISMO. Sim, como um elemento cheio de vida. Gaia, ou seja, o planeta Terra, teria a capacidade, como ser vivente, de regular a si mesmo. Uma auto-regulação independente das condições do meio-ambiente. Sua BIOSFERA (atmosfera+hidrosfera) é concebida como um sistema adaptativo de controle capaz de manter as características físico-químicas da Terra em homeostase (equilíbrio). Sol e chuva, calor e frio; tudo na frequência, temperaturas e momentos adequados. As quatro estações do ano muito bem definidas. No entanto, a humanidade começou a sentir os efeitos da grande quantidade de carbono expelida pela queima de combustíveis fósseis, da poluição exagerada de nossos rios, mares e praias; e do dematamento necessário para alimentar toda a população mundial. GAIA NÃO ESTÁ CONSEGUINDO SE AUTO-MANTER!

Crédito: Wikipedia
Crédito: Wikipedia


Para Lovelock, o processo de destruição da humanidade, está em andamento. E já é SEM VOLTA. Suas afirmações são estarrecedoras. Observem algumas colocações retiradas de seus livros e entrevistas:

  • Nosso futuro está incerto. A Terra já deu inúmeras provas que pode cuidar de si. Quando ela resolver revidar, a espécie a ser destruída seremos nós;

  • Somos 7 bilhões de humanos querendo melhorar de vida, querendo desenvolvimento e bem-estar. É um erro crer que mais desenvolvimento é possível e que a Terra continuará a prover em igual escala por mais alguns séculos. A temperatura média até o final deste século poderá aumentar até 6 graus. As regiões tropicais, na maioria delas, incluindo o Brasil, não terão condições de cultivar alimentos ou criar animais de abate;

  • Lovelock não acredita que o desenvolvimento sustentável consiga reverter os estragos já acontecidos. Compara com um doente de câncer de pulmão que parou de fumar;

  • Lovelock disse que sabemos de tudo que está errado e suas consequências, mas não sabemos parar. Não estamos dispostos a mudar nosso bem-estar.

Crédito: Wikipedia
Crédito: Wikipedia

Mas o que podemos fazer?


Para Lovelock, reverter é impossível. Poderemos sim, ganhar mais tempo. Para isso sua receita é:

  • frear imediatamente tudo o que aquece o planeta, ou seja, parar de queimar petróleo;

  • zerar imediatamente toda e qualquer destruição de ambientes naturais. Não podemos abrir mais terras para cultivar. Poderemos sim, melhorar os processos de produção;

  • parar de acreditar em acordos internacionais. São demorados, pouco resolvem e não são levados tão a sério;

  • usar a energia limpa como a energia nuclear, e

  • considerar o planeta como sagrado e sua destruição como transgressão.

Crédito: Commons Wikimedia
Crédito: Commons Wikimedia

Lovelock faleceu em Julho de 2022. Seis livros desde 1986 foram publicados alertando o mundo sobre o problema. Lovelock foi um profeta? Você crê em sua teoria e suas previsões? Você crê que o apocalipse já está acontecendo? Ou você crê que o apocalipse ainda irá acontecer? Ou ainda você acha que tudo isso é uma grande ilusão?


Qual é sua fé?



724 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page