top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Metodismo. Uma religião protestante. Muito atuante na educação e nas obras sociais...

Atualizado: 6 de mai.

Exército da Salvação, Universidades e faculdades como UMESP e UNIMEP, todos frutos do Metodismo e da atuação da Igreja Metodista do Brasil.

Interior da Capela Metodista de Farnworth, Inglaterra
Interior da Capela Metodista de Farnworth, Inglaterra

O metodismo floriu na Inglaterra no Séc. XVIII com as atividades de um pastor anglicano chamado John Wesley (1703-1791) que, durante seu período de estudos na Universidade de Oxford, coordenou os encontros de um grupo de cristãos que estudavam as escrituras sagradas. Usava uma metodologia desenvolvida por ele. Seu método ficou muito conhecido e os participantes do grupo de estudos foram chamados de METODISTAS. Mal sabia ele que, mais tarde, em 1738, mesmo até então continuar como membro anglicano, seus pensamentos e sua forma de estudar e orar, resultariam na criação da Igreja Metodista Americana.

John Wesley
John Wesley

O metodismo é herdeiro da Reforma Protestante de Lutero mediante da Igreja Anglicana da Inglaterra. Wesley baseou os 25 artigos do metodismo nos 39 artigos da Religião Anglicana.

Como doutrinas, o metodismo aceita as sagradas escrituras, o Antigo e o Novo Testamento; crê na trindade Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; na existência da graça divina dentro do coração de cada indivíduo e no livre-arbítrio. Pratica-se dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia.


A Igreja Metodista do Brasil


Em 1835 chega ao Rio de Janeiro o 1º reverendo, Fountain Elliot Pitts, para avaliar as possibilidades de uma missão metodista no Brasil. Mesmo com a chegada de mais dois reverendos para compor a missão, o projeto teve de ser cancelado por falta de recursos da Igreja Metodista Americana.

Catedral Metodista do Rio de Janeiro
Catedral Metodista do Rio de Janeiro

Nova tentativa aconteceu em 1867 com a chegada do pastor Junius Estahan Newman, fixando-se no Brasil na cidade de Saltinho em São Paulo. Abriu o 1º salão de culto numa pequena casa coberta e sapé e chão batido. Ele, por cartas, insistiu com os metodistas norte-americanos, ações e investimentos para uma nova missão no Brasil. CONSEGUIU. Em 1876 chega ao Brasil o 1º obreiro oficial, o reverendo John James Ranson, responsável em 1886, pela primeira publicação metodista no Brasil, o Methodista Catholico (posteriormente passando a se chamar Expositor Cristão).

A família Newman então fixou-se em Piracicaba- SP. Suas filhas Annie e Mary abriram um internato e externato chamado Colégio Newman, considerado precursor do Colégio Piracicabano, que veio a se tornar a UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba).


UNIMEP - Piracicaba - São Paulo
UNIMEP - Piracicaba - São Paulo

O Metodismo começa a crescer significativamente no Brasil. Em 1885 foi fundada a Congregação Metodista do Rio Grande do Sul pelo missionário João da Costa Correa. Em 1900, em Juiz de Fora, fundou-se o Seminário d'O Grambery, posteriormente reconhecido como Faculdade de Teologia. Em 1923 surge em Porto Alegre um centro de formação pastoral transferido para Passo Fundo em 1937. Em 1930, a IGREJA METODISTA DO BRASIL tornou-se independente da Igreja Americana. Entre 1940 e 1942 foi fundada a Faculdade Metodista de Teologia em São Paulo, transferida para São Bernardo do Campo, passando em 1990 ser denominado Instituto Metodista de Ensino Superior, e em 1977 como UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP).


Interior da Catedral Metodista de São Paulo - Brasil
Interior da Catedral Metodista de São Paulo - Brasil

Destaque especial deve ser dado ao EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (THE SALVATION ARMY), entidade metodista.


Fundado em 1865, atua no Brasil desde 1922 com unidades de atendimento a crianças de risco, projetos educacionais, programas de capacitação profissional e lares para idosos. A entidade foi indicada mais de 20 vezes ao PRÊMIO NOBEL DA PAZ e é uma das mais respeitadas instituições de caridade do mundo.





337 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page