top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Maiores Religiões.... fontes de nossa FÉ. Visão Organizada e Classificada.

Atualizado: 20 de jun.


Esta é a segunda versão de um quadro que procuro fazer que objetiva mostrar as maiores religiões do Brasil e do mundo, de uma forma conceitualmente organizada e classificada. Abrange as religiões que hoje existem, e aquelas que já desapareceram. A classificação se alicerça no número de deuses venerados em cada religião.







Peço aos leitores que qualquer correção, falta, sugestão ou comentários sejam a mim enviados para que esta pesquisa avance cada vez mais. Poderão utilizar o botão CONTATO da página https://www.fecuriosa.com ou até mesmo, os comentários do Facebook.

A seguir, um breve relato sobre o desenvolvimento das religiões ao longo do tempo.


As primeiras religiões que existiram eram tribais. Eram animistas e suas crenças adoravam animais, plantas, fadas e fantasmas que viviam nas regiões em que a tribo se localizava.


Com a vinda da agricultura e do comércio, as crenças deveriam reger grandes regiões, e a liturgia religiosa passou a ser Politeísta, ou seja, na crença de vários deuses. Essas religiões entendiam que o mundo era controlado por um grupo de deuses poderosos, como ocorreu nas crenças célticas, nórdicas e romanas. Tinha-se os deuses da guerra, da chuva, das plantações, do amor, da beleza e muitos outros.


Surgem então as religiões diteístas (com dois deuses), evidenciando o conflito entre o Bem e o Mal. Zoroastrismo e Maniqueísmo são exemplos. O dualismo nestas religiões crê que o Mal é um poder independente não criado pelo Deus Bom e nem subordinado a ele. Acredita-se que tudo que acontece no mundo é parte da batalha que existe entre eles.


Algumas religiões politeístas como o Helenismo (panteão grego) possuem, além dos deuses com poderes específicos, um Deus superior a todos eles. Essas são as religiões henoteístas. Porém, este Deus superior não é o protagonista principal das crenças. Ele não determina as então chamadas "ordens sobre-humanas". Isto é função dos deuses menores. Eles sim são venerados, recebem as solicitações dos fiéis, e, de certa forma, interferem nos acontecimentos do mundo e da natureza.


Hoje, as religiões que mais se destacam são as Monoteístas, possuidoras de um Deus criador e onipotente. A primeira religião monoteísta foi o Judaísmo no Séc. XVIII a.C. O Judaísmo nasceu com a afirmação que o poder supremo do universo tinha interesse na nação judaica e na terra de Israel. Não foi uma religião missionária. Pode-se até chamá-la de monoteísmo local. O Cristianismo começou como uma seita judaica que dizia aos judeus que Jesus era seu tão esperado messias. Os cristãos então se organizaram e praticaram atividades missionárias a todos. O sucesso dos cristãos se repetiu com o Islamismo no Séc. VII. O Islamismo nasceu de uma pequena seita nos desertos da Arábia, e conquistou um império imenso indo do Atlântico até a India.


A ordem política e social que hoje vivemos, foi erguida sobre bases de religiões monoteístas.



578 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page