top of page

JERUSALÉM. A cidade três vezes santa

Foto do escritor: contatogilsonsscontatogilsonss

Atualizado: 11 de nov. de 2024

Capital de Israel, Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo. Sua história registra que, pelo menos por duas vezes, foi praticamente toda destruída e reconstruída. Foi sitiada 23 vezes; capturada e recapturada outras 44 vezes. É considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicas: o judaismo, o cristianismo e o islamismo. O centro histórico de Jerusalém, onde se encontram os santuários das três religiões, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981.


Jerusalém. A cidade três vezes santa


Centro histórico de Jerusalém
Centro histórico de Jerusalém

Jerushalayuim, a cidade santa para os judeus


Hoje, o Muro das Lamentações é o local mais sagrado do mundo para o judaismo. Diante dele, os judeus oram ao deus ADONAI ELOHIM. O muro é o que restou do terceiro Templo de Jerusalém. Por isso se lamenta; a inexistência do Templo de Jerusalém.


Muro das Lamentações
Muro das Lamentações

O primeiro templo foi construído por volta do ano 1000 a.C pelo rei Salomão, filho do rei Davi. Era o templo do deus único. Foi destruído por Nabucodonosor II em 586 a.C. O Segundo Templo foi construído pelo povo judeu quando do seu regresso a Jerusalém, depois de anos no cativeiro babilônico. Foi construído no mesmo local onde o Templo de Salomão existira antes de ser destruído. A construção foi autorizada e financiada pelo rei Ciro dos persas.


Representação artística do Rei Salomão em seu Templo. Local onde se guardava a Arca da Aliança
Representação artística do Rei Salomão em seu Templo. Local onde se guardava a Arca da Aliança

No século I a.C, Herodes, rei da Judeia remodelou o templo, buscando dar a ele o mesmo esplendor do primeiro construído pelo rei Salomão. Esta intervenção fez com que grande parte dos historiadores considerassem a remodelação como a criação do Terceiro Templo de Jerusalém. Porém, muitos judeus consideraram a remodelação como uma profanação. Herodes não era bem visto pelos judeus. O terceiro templo foi destruído no ano 70 d.C pelo general Tito quando os romanos capturaram a cidade santa. Restou o muro.


Representação do Terceiro Templo de Jerusalém
Representação do Terceiro Templo de Jerusalém

Hoje, em Israel, o judaismo é a religião do Estado, porém as outras religiões são aceitas e autorizadas. Porém, os judeus ortodoxos, conhecidos como "observantes", lutam para que Jerusalém seja uma cidade consagrada preferencialmente do judaismo. Para eles, como a Biblia diz, Israel pertence somente aos judeus, além deles serem seus fundadores e possuírem ancestrais como reis, profetas, herois, mártires e chefes guerreiros.


Al Qods, cidade santa para os muçulmanos


Em Jerusalém se encontra a Cúpula do Rochedo ou a Cúpula Dourada, construída no ano de 685 pelo califa Adbel Malek. É um dos locais mais sagrados do Islã e uma das grandes obras da arquitetura islâmica. O santuário foi construído onde teria sido o altar de sacrifícios usado por Abraão, Jacó e outros profetas; o monte Moriah. Dentro dele existe uma pedra ou um fragmento desse monte. Esse local sagrado é chamado de "umbigo do mundo", e nele se encontra a pedra que o deus Alá escolheu no jardim do paraíso para utilizar como fundação do universo. Crê-se que as almas de todos os profetas se acham num poço aberto debaixo da rocha, e ainda continuam alí orando.


Cúpula do Rochedo
Cúpula do Rochedo

A Cúpula do Rochedo marca também o local onde Burak, uma égua alada com a cabeça de uma mulher, trouxe o profeta Maomé. O profeta no momento de amarrar a égua na muralha, o animal bateu o pé no rochedo e saltou, dando início à Al Miraaj, a viagem que Maomé fez aos céus.


Representação de Burak e Maomé
Representação de Burak e Maomé

Jerusalém é a terceira cidade sagrada do Islã, depois de Meca, onde Maomé nasceu e Medina, onde ele morreu


Jerusalém, a cidade santa dos cristãos


Jerusalém é sagrada para os cristãos pois lá se encontram o Santo Sepulcro, túmulo de Cristo; o Monte das Oliveiras onde Jesus disse a seus discípulos o que iria acontecer com ele; e a Via-Crucis, o caminho percorrido por Jesus até sua crucificação.


Basílica do Santo Sepulcro
Basílica do Santo Sepulcro

Em Jerusalém Jesus entrou para pregar a Boa Palavra. Lá foi preso, julgado e condenado. Foi lá também que ele foi crucificado e ressuscitou.


Monte das Oliveiras
Monte das Oliveiras

A Basílica do Santo Sepulcro é uma construção maciça coroada por uma grande cúpula de pedra. Dentro dela se encontra uma pedra vermelha onde jorra água benta. Muitos a utilizam como meio de purificação e cura. É a PEDRA DA UNÇÃO. Neste local, acredita-se que o corpo de Cristo foi embalsamado.


Um deus único ou três deuses diferentes?


Essa é uma pergunta sem resposta precisa. Existem teólogos que acreditam que é um único deus. Outros dizem que o deus cristão e o deus judeu é o mesmo, enquanto o deus muçulmano é outro. Ainda existe aqueles que vem cada religião com seu próprio deus.


As três principais religiões abraâmicas. Um único deus?
As três principais religiões abraâmicas. Um único deus?

ADONAI ELOHIM para os judeus, DEUS PAI para os cristãos e ALÁ para os muçulmanos. Eles se expressam em diversas línguas; no hebraico dos judeus, no árabe do Alcorão e no latim, armênio e grego dos cristãos.


O que fazer de Jerusalém? Os judeus ortodoxos a querem só para si, os muçulmanos reinvidicam sua parte de acordo com sua história, e os cristãos procuram preservar o lugar do martírio de Jesus.


Como a fé é curiosa.....


348 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page