Seus seguidores são chamados de PROTESTANTES. É uma das principais Igrejas Cristãs do mundo, com mais de 80 milhões de fiéis.
Foi fundada por Martinho Lutero em 1521. Lutero afirmou que a Igreja Católica estava desviada da verdade bíblica. Sua maior crítica era a prática de se vender o perdão aos fiéis. Em 1517 ele publicou suas 95 teses criticando alguns procedimentos da Igreja Católica (Veja post "Reforma Protestante" neste site). Ele e seus seguidores foram excomungados em 1521 dando origem à Igreja Luterana e a outras igrejas protestantes como os Presbiterianos (Calvinistas), Metodistas, Adventistas e Anglicanos.
A reforma protestante de Lutero prega que a salvação dos homens se dará pela fé em Jesus Cristo e pelo recebimento da graça divina, enquanto que a Igreja Católica Romana, naquela época, se baseava na salvação pelo amor e pelas obras praticadas.
Os luteranos entendem que a Bíblia apresenta claramente todas as doutrinas e comandos da fé cristã, não sendo necessário que o Papa, cléricos em geral, eruditos ou conselhos ecumênicos expliquem de forma interpretada o significado de qualquer parte da Bíblia.
Lutero traduziu a Bíblia para o alemão e a publicou em 1534. Ficou conhecida como Bíblia Luterana. A reforma protestante estimulou uma série traduções da Bíblia além daquelas autorizadas ou realizadas por Roma.
Todas as bases da Igreja Luterana estão expostas em 6 textos chamados CONFISSÕES LUTERANAS. Eles foram publicados no livro "CONCÓRDIA" em 1580. As confissões luteranas são citadas numa frase que expressa a posição doutrinária da Igreja. É ela: Confessamos que os livros canônicos do Antigo e do Novo Testamento são a palavra de Deus inspirada, e, portanto, a única regra de fé e vida e que as confissões luteranas são uma posição correta das doutrinas desta palavra".
A Igreja Luterana difere da Igreja Católica numa série de pontos. Os principais estão descritos na figura a seguir:
Os 80 milhões de fiéis luteranos estão assim distribuídos pelo mundo: Europa, 35 milhões; África, 24 milhões; Ásia, 13 milhões e América, 8 milhões. O luteranismo é a religião oficial nos seguintes países: Noruega, Islândia, Dinamarca, Groelândia e Ilhas Faroé. No Brasil, a estimativa é que se tenha 1,5 milhões de luteranos.
As mais famosas Igrejas luteranas no Brasil são: em São Paulo a Igreja Martin Luther; no Rio Grande do Sul a Igreja dos Relógios e em Santa Catarina a Congregação de Cristo na cidade de Schroeder. Em Portugal se destacam a Paróquia Luterana da Santíssima Trindade na cidade do Porto e a Paróquia Luterana do Salvador em Lisboa.
Comments