top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Igreja Messiânica Mundial....Transmissão da Luz Divina com a palma das mãos...

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Existem dois mundos, o espiritual e o material. O mundo espiritual rege o mundo material, assim como nossa alma rege as ações do nosso corpo.

Solo sagrado - Guarapiranga / São Paulo
Solo sagrado - Guarapiranga / São Paulo

Nós somos formados pelo corpo espiritual que possui a vida eterna. Nosso corpo material é secundário. O mundo espiritual é formado por três planos: o Paraíso, o Intermediário e o Inferno. Acima destes três planos existe o Deus Supremo. Esta é a visão de mundo da Igreja Messiânica Mundial.


Mokiti Okada (Meishu-Sama é seu nome religioso), a partir de 1935 iniciou no Japão um movimento religioso hoje praticado por algumas organizações religiosas independentes, sendo a Igreja Messiânica Mundial a maior delas. Mokiti Okada diz que, por revelação, recebeu de Deus a missão de dar início a construção do Paraíso Terrestre. No Brasil, a religião foi introduzida em 1955. Até 1965, a expansão ocorreu com as comunidades japonesas. A partir de 1965, com a vinda do reverendo Tetsuo Watanabe, a expansão passou a se dar fortemente entre os brasileiros sem descendência japonesa.


Altar do templo de Brasíla
Altar do templo de Brasíla

A presença forte do espiritismo na religiosidade brasileira favoreceu a aceitação da religião de Mokiti Okada, em vista que muitas crenças espíritas como a reencarnação, a evolução espiritual, a transmissão de energias e outras, serem também crenças messiânicas.


O JOHREI é a transmissão da Luz Divina através da palma das mãos ( Johrei significa "purificar o espírito"). Pode ser praticado por todos os messiânicos. Acredita-se que o JOHREI traga o bem estar, a cura de doenças e a saúde perfeita.

JOHREI sendo aplicado por Meishu-Sama
JOHREI sendo aplicado por Meishu-Sama

A crença messiânica acredita intensamente no uso da alimentação natural para que se possua uma saúde perfeita. A Igreja ensina técnicas para a agricultura natural, ou seja, sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos. Vale destacar que o Grupo Korin (marca que encontramos em vários supermercados) é uma empresa que utiliza os conceitos de alimentação natural defendidos pela Igreja.


Além do JOHREI e da agricultura natural, a doutrina messiânica se fundamenta em um outro pilar: o BELO. A arte é vista como um elemento elevador do espírito, contribuindo para o bem estar e para a purificação. o BELO é a valorização da beleza na arte. Uma das formas que a Igreja Messiânica usa para elevar as pessoas através do BELO, é a prática da IKEBANA, uma técnica japonesa para arranjos florais. IKEBANA significa "flores vivas". É uma arte milenar de montar arranjos com base na harmonia e no simbolismo. A flor, o caule, as folhas e o vaso componentes de um arranjo IKEBANA, representam o céu, a terra e a humanidade.

Arranjo Ikebana
Arranjo Ikebana

Vale ressaltar que a Igreja Messiânica Mundial do Brasil possui visões tanto espiritualistas quanto animistas. Espiritualista pois crê que a realidade espiritual é básica e vem antes da realidade material. Acredita-se que as pessoas são dotadas de espírito que sobrevive ao corpo físico e se reencarna. Animista por crer que o espírito também existe nos animais, nas plantas, nos minerais e em toda a natureza. Assim, segue o conceito xintoísta.


Segundo o censo de 2010, a Igreja Messiânica Mundial do Brasil possuía 104 mil membros, espalhados por todo o Brasil. Vamos conferir seu crescimento com o novo censo de 2022.


138 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page