top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Congregação Cristã no Brasil. Sem política, sem dízimos, sem Publicidade e com forte apego a fé.

Atualizado: 28 de mar. de 2023

A CCB - Congregação Cristã no Brasil, foi a primeira Igreja protestante de caráter pentecostal a se instalar no Brasil. Pelo censo de 2010, 60% do protestantes brasileiros são pentecostais. A CCB é a 3a. maior organização protestante no Brasil e a 2a. maior entre a vertente pentecostal com 2,3 milhões de fiéis, só atrás da Igreja Assembléia de Deus.

Sede CCB - São Paulo - Fonte: Facebook CCB
Sede CCB - São Paulo - Fonte: Facebook CCB

Está presente em todo o território nacional, possuindo em 2021, cerca de 21.000 casas de orações. No mundo, está presente em 82 países destacando-se os africanos e os da América do Sul.

A CCB possui algumas regras e costumes diferenciados quando comparados com outras doutrinas. Nas casas de orações, homens e mulheres entram e permanecem em lados separados; as mulheres devem utilizar o véu além do uso de saias ou vestidos; o culto é presidido somente por homens (anciãos); na orquestra só tocam homens, com exceção do órgão que só é tocado por mulheres; músicos e atendentes obrigatoriamente devem usar ternos no culto.


Culto na Igreja do Brás em São Paulo
Culto na Igreja do Brás em São Paulo


A organização possui caráter APOLÍTICO. Os membros que porventura venham assumir cargos políticos, se pertencerem ao corpo ministerial, deverão renunciar ao cargo. Outra característica que a CCB possui é ser ANTIDIZIMISTA. Não exige e nem prega o dízimo obrigatório, mas aceita ajuda voluntária dos fiéis. Sua pregação é feita somente no culto. Mantém-se distanciamento das propagandas e publicidade, não atuando em rádios e televisão. Devido ao fechamento dos templos pela pandemia de Covid, efetuou-se cultos on-line. Após o retorno, os cultos on-line permaneceram em número reduzido.

O fiel que ocupar qualquer cargo espiritual (ancião, diácono ou cooperador) ou de gestão, deverá manter-se através de seu trabalho ou meios próprios. Inexiste a REMUNERAÇÃO pelos serviços executados à Igreja. A CCB possui a MAIOR COORPORAÇÃO DE ORQUESTRA LITÚRGICA do mundo, com mais de 500 mil músicos. No Brasil também é a maior orquestra existente.


Orquesta - Fonte: pageoficial.ccb.blogspot.com
Orquesta - Fonte: pageoficial.ccb.blogspot.com

Sua Origem

Em 1904, em Chicago/EUA, um grupo pequeno de evangélicos italianos passaram a se reunir em suas casas, estudando os melhores caminhos dos ensinamentos cristãos. Divergiram em algumas práticas protestantes pentecostais. O grupo cresceu tanto que não mais havia a possibilidade de usar as casas dos fiéis como local de estudos e orações. Criou-se então uma instituição jurídica que veio a se chamar CONGREGAÇÃO CRISTÃ. Outros grupos com as mesmas convicções doutrinárias aderiram à congregação.


No Brasil a Igreja foi fundada pelo missionário LOUIS (LUIGI) FRANCESCON após duas visitas que fizera à cidade de Votorantim em São Paulo. Francescon ainda faria mais 10 viagens ao Brasil, sendo a última em 1948. Em 1928 a comunidade adquire personalidade jurídica no Brasil, adotando o nome Congregação Cristã do Brasil. Em 1962 efetuou-se a alteração em seu nome trocando o "do" pelo "no".


Seu ministério

Seu ministério é composto por anciãos, cooperadores e diáconos. O conjunto de anciões formam um Conselho dirigente. Os anciãos e os diáconos são ordenados, enquanto que os cooperadores são indicados pelo Conselho de Anciões.


As mulheres não podem ocupar qualquer cargo no ministério. Ocupações importantes cabem a elas, como serem as organistas da orquestra (função exclusiva de mulheres), examinadoras de música, obras de piedade, e junto com homens, atendentes de porta nas casas de orações.


Sua Fé e Doutrina

Resumidamente, os fundamentos da fé e doutrina são:

  • crença na Bíblia Sagrada como ÚNICA e PERFEITA guia da fé e conduta;

  • crença num único Deus criador e onipotente e na Santíssima Trindade;

  • crença que Jesus Cristo é o Filho de Deus;

  • crença na existência do diabo e seus maus espíritos;

  • crença que o novo nascimento e a regeneração só serão conseguidos pela fé em Jesus Cristo;

  • crença no batismo na água com uma só imersão (diferente de outras igrejas pentecostais onde o batismo se dá por aspersão);

  • crença no batismo do Espírito Santo com evidência de novas línguas (fenômeno conhecido como GLOSSOLALIA, onde se fala um idioma desconhecido em momentos de profunda concentração de fé);

  • crença na Santa Ceia;

  • crença na necessidade de abstenção do sangue da carne sufocada e da fornicação;

  • crença que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades;

  • crença que o Senhor descerá do céu antes do final do milênio, e

  • crença que ocorrerá a ressurreição corporal dos mortos, dos justos (que irão para a vida eterna), e dos injustos(que irão para o tormento eterno).



1.295 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page