A CCB - Congregação Cristã no Brasil, foi a primeira Igreja protestante de caráter pentecostal a se instalar no Brasil. Pelo censo de 2010, 60% do protestantes brasileiros são pentecostais. A CCB é a 3a. maior organização protestante no Brasil e a 2a. maior entre a vertente pentecostal com 2,3 milhões de fiéis, só atrás da Igreja Assembléia de Deus.
Está presente em todo o território nacional, possuindo em 2021, cerca de 21.000 casas de orações. No mundo, está presente em 82 países destacando-se os africanos e os da América do Sul.
A CCB possui algumas regras e costumes diferenciados quando comparados com outras doutrinas. Nas casas de orações, homens e mulheres entram e permanecem em lados separados; as mulheres devem utilizar o véu além do uso de saias ou vestidos; o culto é presidido somente por homens (anciãos); na orquestra só tocam homens, com exceção do órgão que só é tocado por mulheres; músicos e atendentes obrigatoriamente devem usar ternos no culto.
A organização possui caráter APOLÍTICO. Os membros que porventura venham assumir cargos políticos, se pertencerem ao corpo ministerial, deverão renunciar ao cargo. Outra característica que a CCB possui é ser ANTIDIZIMISTA. Não exige e nem prega o dízimo obrigatório, mas aceita ajuda voluntária dos fiéis. Sua pregação é feita somente no culto. Mantém-se distanciamento das propagandas e publicidade, não atuando em rádios e televisão. Devido ao fechamento dos templos pela pandemia de Covid, efetuou-se cultos on-line. Após o retorno, os cultos on-line permaneceram em número reduzido.
O fiel que ocupar qualquer cargo espiritual (ancião, diácono ou cooperador) ou de gestão, deverá manter-se através de seu trabalho ou meios próprios. Inexiste a REMUNERAÇÃO pelos serviços executados à Igreja. A CCB possui a MAIOR COORPORAÇÃO DE ORQUESTRA LITÚRGICA do mundo, com mais de 500 mil músicos. No Brasil também é a maior orquestra existente.
Sua Origem
Em 1904, em Chicago/EUA, um grupo pequeno de evangélicos italianos passaram a se reunir em suas casas, estudando os melhores caminhos dos ensinamentos cristãos. Divergiram em algumas práticas protestantes pentecostais. O grupo cresceu tanto que não mais havia a possibilidade de usar as casas dos fiéis como local de estudos e orações. Criou-se então uma instituição jurídica que veio a se chamar CONGREGAÇÃO CRISTÃ. Outros grupos com as mesmas convicções doutrinárias aderiram à congregação.
No Brasil a Igreja foi fundada pelo missionário LOUIS (LUIGI) FRANCESCON após duas visitas que fizera à cidade de Votorantim em São Paulo. Francescon ainda faria mais 10 viagens ao Brasil, sendo a última em 1948. Em 1928 a comunidade adquire personalidade jurídica no Brasil, adotando o nome Congregação Cristã do Brasil. Em 1962 efetuou-se a alteração em seu nome trocando o "do" pelo "no".
Seu ministério
Seu ministério é composto por anciãos, cooperadores e diáconos. O conjunto de anciões formam um Conselho dirigente. Os anciãos e os diáconos são ordenados, enquanto que os cooperadores são indicados pelo Conselho de Anciões.
As mulheres não podem ocupar qualquer cargo no ministério. Ocupações importantes cabem a elas, como serem as organistas da orquestra (função exclusiva de mulheres), examinadoras de música, obras de piedade, e junto com homens, atendentes de porta nas casas de orações.
Sua Fé e Doutrina
Resumidamente, os fundamentos da fé e doutrina são:
crença na Bíblia Sagrada como ÚNICA e PERFEITA guia da fé e conduta;
crença num único Deus criador e onipotente e na Santíssima Trindade;
crença que Jesus Cristo é o Filho de Deus;
crença na existência do diabo e seus maus espíritos;
crença que o novo nascimento e a regeneração só serão conseguidos pela fé em Jesus Cristo;
crença no batismo na água com uma só imersão (diferente de outras igrejas pentecostais onde o batismo se dá por aspersão);
crença no batismo do Espírito Santo com evidência de novas línguas (fenômeno conhecido como GLOSSOLALIA, onde se fala um idioma desconhecido em momentos de profunda concentração de fé);
crença na Santa Ceia;
crença na necessidade de abstenção do sangue da carne sufocada e da fornicação;
crença que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades;
crença que o Senhor descerá do céu antes do final do milênio, e
crença que ocorrerá a ressurreição corporal dos mortos, dos justos (que irão para a vida eterna), e dos injustos(que irão para o tormento eterno).
❓ Quem está ganhando com tanto ódio inserido dentro das igrejas brasileiras? Alguns políticos, que estão espalhando mentiras, medos e conflitos, e ainda usam o nome de Deus em busca de votos, estão se aproveitando disso. Mas, quem ganha mesmo é o inferno, principalmente quando pessoas são afastadas das igrejas, de ministérios, de eventos e até das aulas nas escolas dominicais.
👹 Pastores que querem determinar quem pode ou não pode frequentar um culto de acordo com a opção política, ou que excluem pessoas das igrejas porque pensam politicamente diferente deles, estão ajudando o diabo a ceifar almas. O diabo se alegra com isso.
❤️ Jesus nos mandou pregar o evangelho a toda a criatura porque ele deseja que TODAS…