Para mundialmente coordenar e promover ações humanitárias, a Igreja Católica possui a Cáritas, uma organização filantrópica que atua no mundo inteiro. Sua sede social é no Vaticano, no Palazzo di San Callisto. Possui 162 organizações espalhadas pelo mundo, atuando em mais de 200 países. Possui parceria com a ONU para Educação, Ciência e Cultura.
Cáritas significa "CARIDADE", traduzindo-se na realização de práticas de solidariedade diante de situações em ameaçam à vida humana. Sua missão é trabalhar para a construção de um mundo melhor, principalmente em relação aos pobres e aos oprimidos pela sociedade.
Cáritas. Filantropia oficial da Igreja Católica
Sua ação é regida pela doutrina social cristã da Igreja Católica. Ela fornece solidariedade e ajuda material e espiritual para pessoas que se encontram em graves situações de pobreza, exclusão social, ou vivem momentos de emergência devido a catástrofes naturais ou situações de calamidade pública.
Tudo começou com um homem de origem humilde; um padre católico romano alemão. Era também assistente social. Seu nome era Lorenz Werthman. Fundou em 1897 a primeira Cáritas. Sua ação cresceu na Alemanha, e em 1898 formou-se a Cáritas Catholica. A ideia se espalhou pelo mundo e em 1951, 13 países foram membros fundadores da CÁRITAS INTERNACIONAL.
Em 1956 a Cáritas chega ao Brasil, graças às ações mobilizadores de Dom Helder Camara, então Secretário Geral da CNBB. Em 2024, possui 198 entidades-membros e 13 regionais, atuando também no âmbito internacional. É financiada pelas arrecadações da Campanha da Fraternidade, arrecadações da própria Igreja Católica, doações vindas de colaboradores permanentes e também por aportes originados nos acordos de cooperação internacional.
Projetos no Brasil
A Cáritas Brasileira promove uma série de projetos envolvendo todas as regiões do país. Alguns destaques:
MIGRA SEGURA - Visa orientar as pessoas migrantes, fornecendo informações importantes para seu estabelecimento no país;
REVITALIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS - Melhoria em escolas públicas espalhadas pelo país;
PROJETO KALUNGA - Construção de cisternas para a população de Quilombolas;
RESPOSTAS EMERGENCIAIS AOS EFEITOS DE FORTES CHUVAS - Ações de solidariedade voltadas ao Rio Grande do Sul, Acre, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.
Uma ação muito conhecida que a Cáritas Brasileira promove é a CAMPANHA DA FRATERNIDADE. A campanha foi criada em 1961 por três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira com o objetivo de arrecadar fundos para atividades assistenciais. A primeira edição da Campanha da Fraternidade aconteceu na Quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte.
Além dos projetos de nível nacional, cada entidade de nível estadual ou regional atua com ações voltadas à sua região.
Ações como a CÁRITAS faz, promovem um mundo melhor a todos.
Como a fé é curiosa...
Comentários