top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

BRASIL, O MAIOR PAÍS ESPÍRITA DO MUNDO....

Atualizado: 2 de mai.

O espiritismo, doutrina espírita ou Kardecismo é uma religião e também uma doutrina filosófica e mediúnica, de fundo moral cristão, que foi codificada pelo pedagogo francês Hippolyte León Denizard Rivail, conhecido pelo pseudônimo ALLAN KARDEC.


Sede da Federação Espírita Brasileira em Brasília
Sede da Federação Espírita Brasileira em Brasília

A religião está espalhada por cerca de 36 países ao redor do mundo sendo mais difundida aqui no BRASIL, com cerca de 4,3 milhões de adeptos conforme dados do IBGE, e mais de 30 milhões de simpatizantes de acordo com a Federação Espírita Brasileira. No Brasil existem cerca de 12.000 instituições espíritas como: fundações, abrigos, creches, centros, orfanatos, etc.


Allan Kardec
Allan Kardec

É muito pouco um único artigo expressar as obras de caridade que o Espiritismo realiza, além da vida dos principais médiuns brasileiros como Chico Xavier. Por hora, me limitarei a um resumo descrito nos 5 tópicos a seguir, da doutrina retirado da Introdução do Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo:

A doutrina espírita é baseada em 5 obras clássicas chamadas de CODIFICAÇÃO ESPÍRITA, publicada por Kardec entre os anos de 1857 e 1868. São elas: O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho Segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno e A Gênese.

Representação de um médium psicografando um texto
Representação de um médium psicografando um texto

1. A doutrina espírita foi revelada para muitas pessoas, em diferentes épocas e diferentes países: diferente de outras religiões cuja revelação foi feita à uma única pessoa como Moisés, Maomé, Cristo, Buda, etc; a doutrina surge com a mesma revelação a muitas pessoas. É dito que se os espíritos tivessem se manifestado a um único homem, nada lhe garantiria a origem, e talvez não fosse levada a sério, devido a cultura humana no final do Séc. XVIII. Deus quis que a nova revelação chegasse rápido aos Irmãos, encarregando os espíritos de irem levá-la de um lado a outro. São os próprios espíritos que fazem a chamada propaganda, com a ajuda dos inumeráveis médiuns. O espiritismo não tem nacionalidade;


2. O Espiritismo não vem destruir as leis cristãs, mas sim, fazer cumpri-las: O Espiritismo se alicerça nos ensinamentos de Cristo, não ensinando nada em contrário, mas os desenvolve, complementa e explica em termos claros para todo mundo o que não foi dito senão sob forma alegórica. Seus ensinamentos falam que o Espiritismo é uma nova ciência que vem revelar aos homens, a existência e a natureza do mundo espiritual, e suas revelações com o mundo corporal. Além das leis do Antigo e Novo Testamento que foram personificadas em Moisés e Cristo, o Espiritismo pode ser visto como a 3a. revelação de Deus, não personificada em nenhum indivíduo, mas passada por uma inumerável quantidade de intermediários e seres do mundo espiritual;


3. A não uniformidade dos espíritos: é reconhecido em seus ensinamentos que os espíritos devido à diferenças em suas capacidades, estão longe de estarem na posse de toda a verdade. Espíritos de ordem mais elevada são aqueles que estão completamente desmaterializados e são os únicos despojados das ideias e dos preconceitos terrestres. Existem os chamados espíritos enganadores, os quais não tem escrúpulos, e são autores de utopias;

O Livro dos Espíritos - 4a. edição - 1857 - Paris
O Livro dos Espíritos - 4a. edição - 1857 - Paris

4. Nosso julgamento de controle é a razão: o Evangelho Segundo ao Espiritismo diz em respeito aos ensinamentos dos espíritos que, para os mesmos, o primeiro controle que devemos ter é o da RAZÃO, ao qual é preciso submeter tudo o que vêm dos espíritos. Toda teoria em contradição vai contentar com o bom senso, com uma lógica rigorosa e com os dados positivos que possui. Se não tivermos uma confiança absoluta em nossos pensamentos, tomamos o conselho de maior número, ou seja, a opinião da maioria vira o nosso guia;


5. Princípio da Concordância: os ensinamentos espíritas falam que a garantia única, séria para eles, está na concordância que existe entre as revelações feitas expontâneamente, por intermédio de um grande número de médiuns, estranhos uns aos outros, e em diversos lugares. Esta unanimidade faz cair todos os sistemas parciais. Os espíritos superiores procedem nas suas revelações com sabedoria extrema, abordando as grandes questões da doutrina gradualmente, à medida que a inteligência está apta a compreender verdades de uma ordem mais elevada.


Fé x Razão
Fé x Razão

Sempre desejei como pesquisador buscar elos entre a RAZÃO e a FÉ, e confesso que as escrituras do Cap.I,8 farão parte deste hall. Vou descrevê-las:


"Ciência e Religião são duas alavancas da inteligência humana. Uma delas revela as leis do mundo material a outra as leis do mundo moral, mas as duas não podem se contradizer, porque Deus não quer destruir sua própria obra...... Os ensinamentos de Cristo devem ser complementados em que a ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, deve inteirar-se do elemento espiritual, e, a religião, deixando de menosprezar as leis orgânicas da matéria; essas duas forças, apoiando-se uma sobre a outra, e andando juntas, se prestarão um mútuo apoio".





1.248 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page