top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

As Principais Igrejas Messiânicas atuantes no Brasil

Atualizado: 8 de mar. de 2023

Além da tão conhecida Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB), outras igrejas da religião atuam no Brasil, formando o que se pode considerar um verdadeiro complexo da fé messiânica. Antes de conhecê-las, uma breve descrição sobre a religião.

Torre de Miroku. A maior torre japonesa no Brasil. Igreja Templo Luz do Oriente
Torre de Miroku. A maior torre japonesa no Brasil. Igreja Templo Luz do Oriente

A religião messiânica nasceu no Japão em 1935 com os ensinamentos de Mokiti Okada. Suas principais crenças são o Johrei que significa a transmissão da Luz Divina e a alimentação natural. Três são os pilares ou os princípios da fé messiânica. São eles:

  • a VERDADE, vinda através dos ensinamentos de Mokiti Okada;

  • o BEM ou o amor ao próximo e boas atitudes; e

  • o BELO que é a valorização da beleza, a qual é representada pela arte do Ikebana.

Yoshi e Mokiti Okada
Yoshi e Mokiti Okada

As igrejas messiânicas fazem parte de um conjunto de NOVAS RELIGIÕES JAPONESAS que se expandiram a partir da década de 60 como a Seicho-No-Iê; a Perfect Liberty, a Mahikari, a Soto Zen e a Soka Gakai. Todas estas religiões incorporam elementos do XINTOÍSMO (existência de espíritos em animais, plantas e nos elementos da natureza) e do BUDISMO (crença na reencarnação).

Estudiosos afirmam que a existência de várias igrejas messiânicas vieram de diferentes interpretações dos ensinamentos de Mokiti Okada. Comparam os ensinamentos de Mokiti como um jogo que foi montado de maneiras diferentes, porém, sem interferências no âmago conceitual religioso.

O símbolo da Igreja Messiânica Mundial representa a sua missão e tem a forma de uma cruz simétrica dentro de um círculo. O EIXO VERTICAL da cruz representa o espírito, a atuação do fogo, a ligação do homem com seus ancestrais e Deus (shojo), a cultura oriental. O EIXO HORIZONTAL representa a matéria, a atuação da água, a ligação entre os homens (daijo), a cultura ocidental. O CÍRCULO que contém a cruz representa o mundo. No CENTRO DA CRUZ existe um círculo que significa izunome, o equilíbrio entre horizontal, daijo, e vertical, shojo. Este CÍRCULO CENTRAL (amarelo) simboliza a Igreja Messiânica Mundial e a sua missão de unir as duas culturas, espiritual e material. O ANEL que o envolve (vermelho) representa o mundo do dia ou mundo do Sol, e também o Japão, chamado de “o país do sol nascente”.


No Japão, a Igreja Messiânica Mundial (Igreja-Mãe) é composta por 3 grupos: a Igreja Izunome, a Igreja Toho-no-Hikari e a Igreja Su-no-Hikari.


A maior Igreja no Brasil é a IMMB (Igreja Messiânica Mundial do Brasil) que aqui chegou em 1955. Ela está ligada ao grupo da Igreja Izunome do Japão. Até 1965 ficou restrita à comunidade de descendentes japoneses. Com a vinda do reverendo Tetsuo Watanabe em 1965, expalhou-se entre os brasileiros. O sucesso que hoje possui deu-se devido aos investimentos na construção do Solo Sagrado localizado no bairro de Guarapiranga em São Paulo (Brasil), no grande número de "Johrei Centers"(cerca de 500) e também por adaptar seus ritos e práticas ao contexto brasileiro, como a adoção do uso do "Pai Nosso", a principal oração dos católicos. Também, deixou de lado algumas práticas tradicionalistas como as orações à entidade budista Kannon, e o costume de retirar os sapatos antes de entrar no templo.

Solo Sagrado - Guarapiranga/SP - IMMB
Solo Sagrado - Guarapiranga/SP - IMMB


As outras igrejas messiânicas no Brasil se originaram a partir de novas interpretações a alguns conceitos da Igreja Messiânica Mundial sediada no Japão, e também da IMMB. Estas igrejas se expandiram entre os brasileiros e diferentemente da IMMB adotam uma ou mais das características abaixo:

  • rituais tradicionais;

  • orações invocando conceitos budistas e xintoístas;

  • várias formas de aplicação do Johrei;

  • importância e consideração à Bodisatva Kannon (Budismo);

  • importância e consideração ao Deus da Fortuna xintoísta Daikokuten.


Bodisatva Kannon
Bodisatva Kannon


Neste rol, destacam-se as seguintes Igrejas:


1) Toho-no Hikari do Brasil. Ligada ao grupo de Igrejas de mesmo nome no Japão. Possui templos em São Paulo (Mairinque) e no Rio de Janeiro.


2) Igreja Comunidade Messiânica Universal, nascida em 1976. Um importante templo da Igreja é o "Palácio da Luz", localizado no bairro da Saúde em São Paulo.

Deus xintoísta da Fortuna - Daikokuten
Deus xintoísta da Fortuna - Daikokuten


3) Templo do Oriente, existente desde 1973. Nela, evidencia-se os ensinamentos da Bodisatva Kannon. A igreja possui um santuário chamado "Torre de Miroku", reunindo representações orientais e ocidentais (Vide imagem no início do texto). O local permite visitações públicas.


A Comunidade Messiânica Universal e o Templo Luz do Oriente são Igrejas que se formaram a partir da IMMB.


4) Templo Arte do Johei. Possui templos tanto no Brasil quanto no Exterior. Sua sede mundial é em São Paulo. Os templos no Brasil estão localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goias, Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Norte e Tocantins. No exterior os templos estão localizados nos seguintes países: EUA, Perú, Venezuela, Argentina, Portugal, Angola, Moçambique e as Provincias Africanas de Katanga, Kasam Ocidental, Bandundu e Bas-Congo.


5) Igreja Mundial do Messias - IMMessiasBR. Centralizada no Trono de Kyoshu, importante conceito fundamental da religião messiânica. Foi instituída no Brasil em 2018 e é ligada ao grupo da Igreja Su-no-Hikari no Japão. Possui templos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná.


6) Igreja Luz do Mundo - Sekai Hikari Kyodan. Fundada em 2016 com 16 templos no Brasil, Angola e Províncias africanas de Dukasai e Katanga. Seu antigo nome era Templo Mundo de Miroku (Miroku no Sekai Kyokai)


7) Shinji Sumei Kai. Vem se expandindo através do apoio que recebe de muitos dekaseguis quando retornam ao Brasil e que já a conheceram no Japão.


8) Seimei-Kyo que possui vários templos messiânicos localizados em Curitiba e São Paulo; e


9) M.O.A Internacional do Brasil (MOA significa Mokiti Okada Organization), a qual evidencia o conceito de "Lar Belo" que se define por indivíduos, família e sociedade sadia, harmoniosa e feliz. Sua sede é em Atami no Japão.



220 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page