top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

A traição conjugal que originou uma igreja cristã

Atualizado: 10 de abr.

Henrique VIII, rei da Inglaterra, em 1534, diante da negativa do Vaticano em anular seu casamento oficial, se separa da Igreja Católica Romana e cria a Igreja Anglicana.


Henrique VIII e Catarina de Aragão
Henrique VIII e Catarina de Aragão

Rei da Inglaterra desde 1509, Henrique VIII foi coroado aos 18 anos. Era comum na época os pais arranjarem casamentos adequados aos seus filhos. Desta forma, Henrique VIII casou-se com Catarina de Aragão. Casamento infeliz. Catarina não teve sorte de dar um filho homem ao rei (tiveram uma filha e cinco mortes em outras gravidezes).


Ela teve uma dama de companhia chamada Ana Bolena que, desde 1522 se relacionava com o rei Henrique. Em 1533, Henrique e Ana Bolena secretamente se casaram. Henrique então pede ao Papa Clemente VII seu divórcio com Catarina. O Papa não reconheceu o casamento com Ana Bolena, recusando seu divórcio com Catarina.


Henrique VIII e Ana Bolena
Henrique VIII e Ana Bolena

Assim, por este motivo e também por outras divergências políticas que a Inglaterra possuía com Roma, Henrique VIII rompeu com o Vaticano e criou sua própria igreja em 1534, ficando conhecida como Igreja Anglicana (Inglesa). A criação da Igreja foi confirmada pelo parlamento inglês através de um “Ato de Supremacia”. Todas as posses da Igreja Católica Romana dentro da Inglaterra, passaram para a Igreja Anglicana.


Grande parte da população se revoltou. Há registros de 72.000 mortes de revoltosos católicos romanos que ficaram inconformados com a separação.


Ana Bolena, da mesma forma que Catarina de Aragão, não deu a Henrique VIII o filho homem que tanto desejada. Outros fatores levaram Ana Bolena a um julgamento onde Henrique a acusou de adultério, incesto e magia negra. Morreu decepada em 1536.


O filho homem de Henrique foi fruto do terceiro casamento, com Joana Seymor. O filho Eduardo, seu sucessor. Joana, no entanto, não resiste ao parto e morre.


A vida conjugal de Henrique continuou muito complicada, sempre com a existência de ações extraconjugais, influências políticas, familiares e de poder. Ao todo foram seis casamentos.


A Igreja da Inglaterra deixou de ser católica romana para ser católica reformada, tal como o luteranismo e o calvinismo. Seus princípios religiosos são compostos por uma mistura de conceitos do catolicismo e da doutrina calvinista.


Altar de uma igreja anglicana
Altar de uma igreja anglicana

O Anglicanismo chega ao Brasil em 1810, a partir de um tratado de comércio e navegação entre Dom João VI, rei de Portugal e Jorge III, rei da Grã-Bretanha e Irlanda, o qual dava garantias aos ingleses de praticarem sua religião no Brasil. Cultos anglicanos então, passaram a ser aqui realizados. É a religião protestante mais antiga com cultos em nosso país, apesar de só crescer significativamente após a proclamação da República em 1889, o que desvinculou a Igreja Católica do Estado Brasileiro e possibilitou a conversão de católicos ao anglicanismo.


A Catedral do Redentor, localizada na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul, foi uma das primeiras igrejas anglicanas do Brasil. Foi inaugurada em 1892. Conhecida como Igreja Cabeluda.


Catedral do Redentor - Pelotas - RS/Brasil
Catedral do Redentor - Pelotas - RS/Brasil


507 visualizações2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

2 Comments


Lucas Garutti lucas
Lucas Garutti lucas
May 14, 2021

Muito bom artigo, ele mostra como o interesse dos poderosos interferem na religião e nos leva a pensar quantas interferências já devem ter ocorrido neste 2021 anos após a morte de Cristo.

Like
contatogilsonss
contatogilsonss
May 14, 2021
Replying to

Todos nós somos levados a acreditar que só coisas boas e corretas ocorrem na administração de todas as religiões. Porém, em todas elas, a política, o poder e as conveniências pessoais tem um enorme valor....

Like
bottom of page