top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

AMORC - UMA ORDEM ROSACRUZ - A VALORIZAÇÃO DO MISTICISMO

Atualizado: 26 de jun. de 2023

Com sede mundial em San José na Califórnia nos EUA, a AMORC - Antiga e Mística Ordem Rosacruz se apresenta com uma organização internacional de caráter místico-filosófico. Não se considera uma religião. Admite em seus quadros pessoas que, seguramente, se declaram católicas, evangélicas, judias, hindús, ou pertencente a qualquer outra religião.


Loja AMORC de París
Loja AMORC de París

A AMORC respeita profundamente a liberdade de cada um. Sua missão é avivar a potencialidade do ser humano, auxiliando-o no seu desenvolvimento pessoal e fraternal.


A AMORC é uma das principais instituições atuante na cultura e nas tradições do ROSACRUCIONISMO, o qual é constituído por uma fusão de diversas correntes filosóficas e religiosas como as doutrinas místicas egípcias, o cabalismo judaico, o esoterismo cristão e a alquimia. O manual ROSACRUZ diz que o maior objetivo de todos os rosacruzes é ajudar toda a humanidade ao mais alto grau da perfeição terrena e prestar auxílio a toda criatura para a glória de Deus e o bem-estar da humanidade.


Vêem Deus como um Princípio Universal, mantenedor de tudo e integrado à criação do Universo. Todos os seres dele procederam e também fazem parte dele. Esta Energia Divina pode ser chamada de diversas formas como Deus, Jeová, Alah, Brahman, Tao ou GADU (Grande Arquiteto do Universo), além de outras. É uma Energia infinita e está em toda parte.


O símbolo do ROSACRUCIONISMO é uma cruz negra com uma rosa vermelha no centro praticamente desabrochando, simbolizando a consciência em evolução.


Primeira rasacruz trazida para a América
Primeira rasacruz trazida para a América

A ORIGEM DOS ROSACRUZES


Há relatos que próximo ao ano 1350 a.C, o faraó Tutmés III da XVIII dinastia egípcia teria fundado uma fraternidade secreta para estudar os mistérios da vida. Logo a seguir próximo ao ano 1320 a.C, o faraó Amenófolis IV ou Akhenaton estabeleceu o nome ROSACRUZ para a fraternidade.

Historicamente, o primeiro registro da ORDEM ROSACRUZ foi encontrado no documento "Fama Fraternitatis" por volta do ano de 1614. O documento relata que a fraternidade resurgiu com Christian Rosenkrenz em 1407 com o nome "FRATERNIDADE DA ROSACRUZ", após estudos que ele realizou com mestres místicos em Marrocos, Síria e Egito.

 Christian Rosenkrenz
Christian Rosenkrenz

Outra versão de sua fundação remonta ao ano 46 quando Ormus, um sábio gnóstico da Alexandria, junto com seis discípulos, após terem sido convertidos pelo evangelista Marcos; estabeleceram a ORDEM ROSACRUZ com a fusão do cristianismo primitivo com a mitologia egípcia. Nesta versão, Rosenkrenz teria sido apenas um iniciado e, posteriormente, ter se transformado em Grão Mestre da Ordem, e não seu fundador.


ROCRUZES FAMOSOS


Pessoas ilustres são citadas como adeptas do ROSACRUCIONISMO. Elas elas encontram-se: Leonardo da Vinci, Pitágoras, Nostradamus, Luis Vaz de Camões, Giordano Bruno (filósofo), Lutero, Francis Bacon, William Shakeaspeare, René Descartes, Isaac Newton, Goethe, Conde de St. Germain, Bach, Vitor Hugo, Wagner (músico) e Hendel (filósofo).


CARACTERÍSTICAS DA ORDEM ROSACRUZ


  • PREVER O FUTURO. Admite a prática da astrologia na interpretação do futuro ou previsão de acontecimentos. Aceita o conceito de que o mundo está passando para a Era de Aquário. A ORDEM ROSACRUZ é membro do movimento NOVA ERA;

  • PALAVRAS MÁGICAS. Crêem na existência da palavras mágicas que ao serem pronunciadas trazem proteção contra as adversidades da vida. (Mathrem, Mathra);

  • Ensinamentos da ROSACRUZ afirmam que José e Maria, pais de Jesus, viveram na comunidade essênica e que Jesus nasceu nessa comunidade. Os essênicos eram judeus que viviam isolados da sociedade; eram espiritualistas e interpretavam com rigor a Torá. A Bíblia católica porém, não cita este fato;

  • Publicações da ROSACRUZ afirmam que Jesus Cristo poderia não estar morto quando foi retirado da cruz. Não existe nos evangelhos de Matheus, Marcos, Lucas e João a declaração positiva que Jesus tenha morrido na cruz. (Livro Vida Mística de Jesus, 1985);

  • Os ROSACRUZES afirmam que o homem passa por sete períodos de renascimento. Ao chegar no último período, o homem será divino. Acredita-se assim, na reencarnação. Afirmam que de acordo com a Lei da Reencarnação, cada ser humano renasce no plano terrestre a cada 144 anos em média (Monografia do Neófito);

  • A ORDEM ROSACRUZ nega a realidade da existência de um diabo pessoal e da possessão demoníaca.

Templo da Amorc em Curitiba - Brasil
Templo da Amorc em Curitiba - Brasil

A ORDEM ROSACRUZ E A MAÇONARIA


A relação entre a Maçonaria e os Rosacruzes começou na Idade Média quando do início da decadência da maçonaria chamada operativa (construtores de templos). Para combater a perda de adeptos, a maçonaria começou a aceitar elementos estranhos a arte de construir, admitindo filósofos, hermetistas e alquimistas. A Ordem Rosacruz era impregnada de alquimistas e isto levou ao relacionamento dessas duas instituições.

Outro fato que contribuiu para aprofundar a ligação ocorreu na Alemanha no período de 1765 a 1790. O imperador José II proibiu os trabalhos de todas as sociedades secretas, abrindo exceção somente à maçonaria. Assim, muitos ROSACRUZES procuraram as lojas maçônicas para continuar suas atividades.


Nos dias atuais, a maçonaria é de caráter templário, ou seja, os ensinamentos ocorrem dentro de suas lojas. O desenvolvimento dos ensinamentos maçônicos chega até o grau 33. Já a AMORC dá ao estudante o livre-arbítrio de estudar em casa ou em templo. O caminhar vai do grau 1, Neófito, até o grau 12, Artesão, sendo necessários em média 9 anos.


Uma curiosidade da ligação entre as duas Ordens é a existência do "Capítulo RosaCruz" que corresponde ao 18º grau do Rito Escocês Antigo e Aceito da maçonaria.


Muitos símbolos e costumes são comuns entre as duas Ordens. Alguns deles:

  • a disposição dos mestres maçons e rosacruzes nas respectivas lojas;

  • a caminhada nas lojas somente no sentido horário;

  • o uso de aventais por todos, independente do grau;

  • o uso de paramentos para os mestres com cargo;

  • templo com o céu pintado de azul claro, e

  • entrada do templo direcionada para o ocidente.


Apesar da declaração de que a AMORC e também outras instituições do Rosacrucionismo não serem uma religião; seus costumes, práticas e procedimentos colocam em dúvida esta afirmação. Independente disto, o objetivo da AMORC e dos Rosacruzes é nobre e deve ser louvado.


Como a fé é curiosa.....



475 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page