top of page
Foto do escritorcontatogilsonss

A MARAVILHOSA CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO PAULO. SUAS CURIOSIDADES, HISTÓRIA E BELEZAS...

Atualizado: 21 de out.

Apesar de ser conhecida como Catedral da Sé, sua denominação correta é Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo. Um orgulho brasileiro, paulista e paulistano. Um orgulho da fé católica apostólica romana.


Vista panorâmica da Catedral Metropolitana de São Paulo

É a mais alta igreja da cidade de São Paulo com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. Tem capacidade para abrigar até 8.000 pessoas.


Vista do altar. Crédito do autor

Catedral de São Paulo. Suas belezas e curiosidades


Sua construção iniciou em 1913 por iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Silva, o 1º arcebispo de S.P. O arquiteto responsável foi o alemão Maximilian Emil Hehl, professor de arquitetura da Escola Politécnica da USP. Todos os mosaicos, esculturas e mobiliário foram trazidos por navio da Itália com muita dificuldade, devido a ocorrência de guerras na Europa. Este foi o principal motivo do longo tempo de construção. A inauguração da catedral se deu somente em 1954, com as duas torres ainda inacabadas.


Os confissionários. Ao entrar, no corredor do lado esquerdo da catedral.Crédito do autor.

As duas torres foram inauguradas em 1969. A catedral possui arquitetura no estilo neogótico, apesar de sua cúpula possuir estilo renascentista. É considerada como o 4º maior templo neogótico do mundo.


Cúpula da catedral junto a uma torre. Crédito: do autor

Em seu acabamento utilizou-se cerca de 800 toneladas de mármore trabalhado. No seu altar foi utilizado um mármore de cor verde conhecido como mármore malaquita do Congo. Não deixe de ver sua beleza quando a visitar.


Detalhes do altar com o mármore verde do Congo. Crédito do autor

Notamos a existência de 3 altares dentro da catedral. A atigamente era comum rezar-se até 3 missas ao mesmo tempo. Chamava-se de MISSAS TRIDANTINAS. Uma delas era em latim.


SUAS BELEZAS E CURIOSIDADES


A CRIPTA


Sua cripta possui 30 câmaras mortuárias. Localiza-se debaixo do altar principal. Foi inaugurada em 1919. Nela estão sepultados bispos e arcebispos de SP.


Urnas mortuárias da cripta. Crédito: do autor

Também estão sepultados personagens importantes da história do Brasil como o Cacique Tibiriçá dos Guainás e o Regente Feijó.


Urna do Cacique Tibiriçá.

Acredite! Mesmo sendo um local de guarda mortuária, o local é muito belo e em sua capela são realizados casamentos. A cripta é linda. Um local excêntrico. Nela também são executados consertos de música clássica, além de exposições públicas. Em nossa visita, apreciamos uma exposição sobre o Santo Sudário.

A exuberância da capela da cripta. Crédito: do autor

O ÓRGÃO


É considerado o maior órgão da América do Sul. Foi construído em Milão pela empresa Balbiani & Rossi em 1954. Possui cerca de 12 mil tubos sonoros com entalhes a mão, e 124 registros. Podemos vê-lo dos lados direito e esquerdo ao altar, ao fundo.


Vista de parte do órgão da catedral. Crédito: do autor

O órgão foi doado à Catedral Metropolitana de São Paulo pela antiga Companhia Antártica (Hoje AMBEV). Foi restaurado entre 1996 e 1997 sob o patrocínio do BANCO REAL.


O teclado do órgão. Hoje inoperante. Crédito: do autor

Hoje, o órgão necessita de reforma e não está sendo utilizado. Infelizmente, não é possível reformá-lo no próprio local, mas sim, somente na Itália, exigindo o transporte até lá.


OS SINOS


Gigantescos, maravilhosos.


Vista do maior sino da catedral. Crédito: do autor

São 61 sinos sendo 35 acionados eletronicamente. O maior deles pode ser visto na foto acima. Detalhe: para tocar, o badalo não se movimenta, mas sim a própria estrutura do sino.



OS VITRAIS


Os vitrais são em parte nacionais e foram confeccionados pela CASA CONRADO. Outra parte é europeu e foram desenhados por grandes artistas como Quentim, Avenali, Fontana e Max Ingrand.


Imagem de um dos vitrais. Crédito: do autor

Uma curiosidade sobre os vitrais. Quem os vê pelo lado de fora da catedral, observa somente uma cor escura, sem definição de figuras. Quem os vê pelo lado de dentro, observa toda sua beleza, com belas figuras e cores maravilhosas.


Vistos por fora: escuros e sem vida. Vistos por dentro: coloridos

Vê-los do lado de fora significa estar nas trevas. Vê-los do lado de dentro significa estar na luz divina.


OS MOSAICOS


De frente para o altar, do lado direito vemos o mosaico de Sant'Ana e do lado esquerdo o mosaico de São Paulo.


Vista do mosaico de Sant'ana. Crédito: do autor

Ambos foram executados por artistas italianos.


PIA BATISMAL


Localiza-se a direita tão logo se entra pela porta principal da catedral. É rebaixada para lembrar o batismo por imersão da igreja primitiva.


Imagem da pia batismal. Crédito: do autor

É confeccionada com mármore de Sena.


Pasmem! É ínfimo o número de batizados realizados!

ESCULTURAS


Quase imperceptíveis. Precisa avisar que existem, senão, é difícil encontrar. Espalhadas nas colunas pelo interior e exterior da catedral, encontram-se esculturas de diversos animais da fauna brasileira como o sapo-boi, o tatu, o tucano e a garça.


Catedral Metropolitana de São Paulo. Um local exótico, fora de série, merecedor de uma visita pormenorizada. Para tanto, aconselhamos o tur promovido pela própria catedral, que é agendado em sua secretaria. Vai valer a pena!!!!



Como a fé é curiosa



152 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page