top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

A Luz Divina através da Sukyo Mahikari

Atualizado: 30 de mar. de 2023

Curioso em conhecer a filosofia religiosa Sukyo Mahikari (ou Arte Mahikari), visitei um dojo (local de atividades e cultos) localizado no bairro de São Joaquim, São Paulo, Brasil. Retirei meus sapatos e lavei minhas mãos para adentrar. Fui recepcionado pela kumite Thais Hannah (kumite é o praticante da Arte Mahikari) que, além de mostrar e explicar o altar sagrado das celebrações, me aplicou o Okiyome, uma técnica de transmissão da Luz Divina através das mãos. Ao final da visita senti muita felicidade, amor e paz. Vamos conhecê-la...

Interior da Sede Mundial em Takayama, Japão. Crédito: Wikimedia Commons
Interior da Sede Mundial em Takayama, Japão. Crédito: Wikimedia Commons

A Sukyo Mahikari ou Arte Mahikari é um movimento religioso ou uma arte espiritualista ecumênica. Seu principal objetivo é fornecer a renovação espiritual e a melhoria da qualidade de vida a todas as pessoas, através da Luz Divina transmitida através da imposição das mãos (técnica espiritual chamada Okiyome) e da vida centrada no Deus Su. Seus adeptos preferem não chamá-la de religião, mas sim de filosofia espiritual e religiosa. Em português Mahikari significa "Luz da Verdade" (Ma=verdade e hikan=luz).


Dojo em Utsunomiya, Tochigi, Japão. Crédito: Wikimedia Commons
Dojo em Utsunomiya, Tochigi, Japão. Crédito: Wikimedia Commons

A Arte Mahikari incentiva a prática da medicina espiritualista sendo contrária ao uso excessivo de medicamentos. Para ela, o combate às doenças deve se dar através da purificação. Um corpo enfermo acumula toxinas que, em larga escala, desencadeiam enfermidades físicas e emocionais. É uma organização inclusiva, isto é, aceita pessoas de todas as religiões visando realizar o plano divino de renovação espiritual.


A principal crença de seus praticantes é a fé dirigida ao Criador dos Céus e da Terra, chamado Deus Su. Crê-se que a origem da Terra é única, a origem das culturas é única, a origem do ser humano é única e a origem das religiões é unica. A felicidade, maior desejo das pessoas, é conseguida através da SAÚDE, com um corpo que não adoece, da HARMONIA com o coração livre de conflitos e com a PROSPERIDADE. Tudo isso pode ser obtido através da PURIFICAÇÃO DO ESPÍRITO ou OKIYOME, o rito mais forte da organização.

Okiyome. Crédito: sukyomahikari.org.br
Okiyome. Crédito: sukyomahikari.org.br

O Okiyome consiste na transmissão da "Luz Divina ou Luz Verdadeira" através da palma das mãos e das pontas dos dedos. Sua aplicação em pessoas ocorre em pontos do corpo devidamente estabelecidos. Ocorre assim, a eliminação das essências tóxicas espirituais, mentais e físicas permitindo na pessoa que o recebe, resgatar a vida de acordo com os princípios fundamentais do Universo. O Okiyome, além de pessoas, pode ser praticado em tudo, como em alimentos, água, plantas e até máquinas.

Aplicação do Okiyome em um dojo. Crédito: @mahikaritaicg
Aplicação do Okiyome em um dojo. Crédito: @mahikaritaicg

Para fazer o Okiyome é necessário participar de um treinamento de três dias e receber o sagrado OMITAMA, uma medalha recebida ao final do terceiro dia, a qual, acredita-se ser um instrumento de captação da luz divina.


FUNDAÇÃO DA SUKYO MAHIKARI


Em 1959, na cidade de Tóquio no Japão, Yoshikasu Okada, chamado de mestre Sukuinushisama ou mestre Kotama Okada, fundou a organização Sekai Mahikari Bunbei Kyodan (SMBK) com base em seus conhecimentos e experiências em entidades como a Igreja Messiânica Mundial (Sekai Kyusei Kyo), o Budismo e o Xintoísmo. Certo dia, durante sua reza de agradecimentos a Deus, recebeu a seguinte revelação: "Levanta-te, fazê-te chamar Kotama (esfera da luz). Impõe a mão. O mundo tornar-se-á rigoroso". Dez dias antes de morrer, Kotama Okada transfere sua missão a sua filha Keushu Okada, sua primeira discípula, outorgando a ela o OMITAMA DE YO (símbolo de sucessão), nomeando-a Segunda Grã-Mestra. A oficialização da organização ocorreu em 1978 com o nome de Sukyo Mahikari.


Primeiro Grão Mestre - Sukuinushisama (Mestre Kotama Okada). Crédito: sukyomahikari.org.br
Primeiro Grão Mestre - Sukuinushisama (Mestre Kotama Okada). Crédito: sukyomahikari.org.br

SUAS SEDES NO BRASIL E NO MUNDO


Uma sede (dojo) é um local de aprimoramento espiritual, um local de treino para sintonizar Deus. Nela se aprende as regras básicas para se impor as mãos, além de ser um local perfeito para estudo e prática de todos os ensinamentos. Diz-se que é um local onde se combate as causas de infelicidade.

Vista externa da sede mundial em Takayama, Japão. Crédito Wikimedia Commons
Vista externa da sede mundial em Takayama, Japão. Crédito Wikimedia Commons


A sede mundial fica na cidade de Takayama no Japão. É chamado de TEMPLO MUNDIAL SUZA. O templo foi inaugurado em 1984, sendo construído apenas com doações. A Mahikari possui sedes em 75 países. No Japão, cerca de 1000 sedes; 132 na América Latina; 62 no Brasil, sendo 26 no estado de São Paulo.


AGRICULTURA YOKO


A Mahikari é um dos poucos movimentos religiosos que se preocupa com a natureza. Esta preocupação é muito presente nas chamadas Novas Religiões Japonesas como a Messiânica e a Mahikari. Mostram um forte receio quanto ao esgotamento e a contaminação dos recursos naturais de nosso planeta.


O método agrícola YOKO, faz uso de quatro práticas fundamentais: adubação orgânica, palavras positivas, sentimento de gratidão e imposição das mãos (Okiyome). Crê-se que este conjunto de práticas ajuda na formação da clorofila, facilita a mobilidade dos nutrientes deixando as plantas viçosas e saudáveis.

Campo de cultivo Yoko. Crédito: sukyomahikari.org.br
Campo de cultivo Yoko. Crédito: sukyomahikari.org.br

O método YOKO visa eliminar a toxidez dos solos fazendo-o retornar ao seu estado natural. Existem fazendas e campos de cultivo YOKO em várias partes do mundo. Em São Paulo há uma fazenda em Guararema.


E FINALMENTE.....

  • A principal escritura da Sukyo Mahikari é o GOSEIGEN ou o Livro das Revelações, além de sutras budistas;

  • Diversas ações sociais são praticadas em todo mundo pela Mahikari como participação em movimentos de reflorestamento, construção de escolas (em Angola) e ajuda humanitária à vítimas de fenômenos naturais;

  • Os dojos possuem grupos de jovens chamados de Mahikaritais. Servem a organização realizando funções de ordem e cuidados com os dojos, além de estudarem os ensinamentos e participarem de experiências e práticas com o método YOKO;

Mahikaritais. Crédito: @mahikaritaicg
Mahikaritais. Crédito: @mahikaritaicg

  • Em 2013, o dia 27 de Fevereiro, data de nascimento de Sukuinushi Sama, foi incluído no calendário oficial do município e do estado de São Paulo, como o Dia da Sukyo Mahikari. Em 2019, a data foi instituída como o Dia Nacional da Sukyo Mahikari.


Muito grato por conhecer você, Sukyo Mahikari.....


Como a fé é curiosa.....

1.746 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page