top of page
  • Foto do escritorcontatogilsonss

Igreja Adventista do 7º dia. A espera da 2ª vinda de Jesus cristo

Atualizado: 4 de mar. de 2023

"Cristo retornará à Terra entre as primaveras de 1843 e 1844", previu o pregador batista Willian Miller após interpretar, junto com seus conhecimentos matemáticos, diversas profecias bíblicas. Começou a divulgar sua previsão em 1830, surgindo então, o movimento chamado Millerita (de Miller) que na época chegou a ter o apoio de 100 mil adeptos e 200 pastores protestantes.

O Juízo Final - Hans Memling - Museu Nacional de Gdansk/Polônia
O Juízo Final - Hans Memling - Museu Nacional de Gdansk/Polônia

O período passou e nada aconteceu. Ele e seus colaboradores buscaram o motivo do erro. Concluíram, que a vinda de Jesus à Terra se daria então em 22/10/1844. Com o não aparecimento do Cristo, a data ficou conhecida como "O dia do grande desapontamento". Miller pediu desculpas publicamente e se afastou do ministério.


Mesmo assim, as crenças nas profecias do novo advento de Jesus (estudadas por Miller) sobreviveram e, 19 anos depois, em 1863, é fundada a Igreja Adventista do 7º Dia.

Igreja Adventista em Perris, Califórnia/EUA
Igreja Adventista em Perris, Califórnia/EUA

Fato que impulsionou a fundação da igreja foi a publicação em 1858 do livro "O Grande Conflito" escrito por Ellen White. Ela foi uma das fundadoras da igreja, e era considerada como uma profetiza ou mensageira de Deus. O livro descreve o conflito entre Cristo e Satanás que ocorre desde o início dos tempos e terminará no 2º advento de Jesus Cristo, quando, as pessoas sofrerão o juízo final. Neste dia, o mundo será destruído e recriado. Esta é a esperança divina dos fiéis adventistas.

Ellen White em 1864
Ellen White em 1864

A Igreja Adventista do 7º Dia é uma Igreja Protestante com influência judáica. Seus ensinamentos são distintos de outras instituições cristãs. Crêem no "estado inconsciente de todos os mortos" , os quais aguardam o dia do julgamento final com o novo advento de Jesus Cristo. Este estado é chamado de "sono da alma", uma fase intermediária entre a morte e o juízo final. Todas as pessoas vivas ou mortas cujos nomes estão inscritos no Livro da Vida serão julgadas no Santuário Celestial.


Nas crenças adventistas se incluem a existência da Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo); a perfeição da Bíblia e na sua infalibilidade (descartando interpretações dos fatos descritos); na justificação pela fé; na salvação das pessoas apenas por meio da graça divina; na concepção virginal de Jesus, e no seu batismo por imersão.

Crianças adventistas recitando versos - Gana
Crianças adventistas recitando versos - Gana

Três costumes importantes marcam o estilo de vida dos adventistas.

  • O primeiro é atender a uma premissa da religião que é o descanço semanal aos Sábados. Acredita-se que seja o dia separado e escolhido por Deus para um relacionamento maior com suas criaturas;

  • O segundo é a alimentação salutar promovendo a compreensão indivisível entre o corpo, mente e alma. Cabe destacar a grande quantidade de restaurantes vegetarianos adventistas existentes no mundo (destaco um em São Paulo: Restaurante Boa Saúde no Belenzinho. Excelente!!), bem como escolas de culinária adventista (Veja em adventistas.org);

  • O terceiro é o respeito a saúde plena das pessoas. Muitos investimentos são feitos em todo mundo em hospitais adventistas. Acredita-se na existência de 8 remédios divinos: água, alimentação saudável, ar puro, luz solar, exercícios físicos, temperança (moderação dos desejos), repouso e confiança em Deus.

Hospital Adventista Sta Helena - Cheaklake, Califórnia/EUA
Hospital Adventista Sta Helena - Cheaklake, Califórnia/EUA

Para finalizar, resta dizer que a Igreja Adventista do 7º Dia chegou ao Brasil através das colônias alemãs no sul do país. As primeiras comunidades adventistas no Brasil se formaram em 1895. Sua sede é em Silver Spring em Maryland, EUA. Está presente em 235 países, possuindo cerca de 89 mil igrejas e 21 milhões de fiéis (2018).

Igreja Adventista em São Paulo - Bairro da Liberdade
Igreja Adventista em São Paulo - Bairro da Liberdade




136 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page